• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 gifs que mostram as alterações drásticas da temperatura do planeta

POR Diogo Quiareli    EM Natureza      23/01/20 às 15h42

O nosso planeta sofre danos irreversíveis a todo o momento. Infelizmente, as alterações no meio ambiente tem resultado em sérios problemas que ficam mais preocupantes a cada ano. O maior causador desses problemas é o ser humano. Poluições, desmatamentos e até a caça à determinadas espécies de animais podem resultar em grandes problemas ao planeta. As queimadas em larga escala, seguidas de desmatamentos e poluições em rios estão danificando, cada vez mais o mundo. Com isso, estudiosos estudam essas alterações drásticas da temperatura do nosso planeta e se preocupam com o nosso futuro.

O ano de 2019, por exemplo, foi o ano mais quente já registrado pela NASA e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. Isso, desde que as duas organizações começaram a trabalhar juntas, a fim de estudar a temperatura do mundo. A fim de rastrear a temperatura global, os cientistas usam dados de mais de 20 mil estações meteorológicas. Essas ficam na Antártida. Além disso, são usadas observações baseadas em navios e boias das temperaturas na superfície do mar. O aquecimento global, infelizmente, vem aumentando de forma assustadora. O aumento, nos últimos anos, surpreendeu a todos inclusive.

Gifs que mostram as alterações da temperatura do planeta

140 anos de estudo

Desde 1880, estudos mostram dados consistentes da temperatura em todo o nosso planeta. É possível notar que o globo era muito mais frio até o ano de 1999. As temperaturas começaram a aumentar de forma assustadora, a partir da década de 1970. Isso é resultado da emissão descontrolada de gases de efeito estufa na atmosfera.

2010

A última década foi considerada a mais quente da história. Entre 2010 e 2019, a temperatura do planeta se manteve 1ºC acima do que no final do século 19. Além disso, os anos de 2016 e 2019 foram os anos mais quentes dos últimos tempos.

90%

Conforme a Terra aquece, o gelo polar derrete em uma velocidade avançada. O Ártico está esquentando ainda mais rápido do que o resto do planeta. No último verão do Hemisfério Norte, 90% da superfície do manto de gelo da Groenlândia derreteu.

20 cm

O derretimento do gelo aumentou o número do mar em todo o mundo. Além do derretimento do gelo no oceano, o calor ainda faz com que a água se amplie. Desde 1880, o nível do mar aumentou cerca de 20 centímetros. No entanto, as taxas regionais do nível do mar costumam ser ainda maiores.

Mais de 100 incêndios

Conforme a temperatura aumenta, os focos de incêndios aumentam. Durante julho de 2019, mais de 100 incêndios de longa duração queimaram, ao norte do círculo ártico. Esse foi o ano com mais incêndios dos últimos tempos.

Aumento nos níveis de CO2

Essa tendência de aquecimento é o resultado do aumento de 46% nos níveis de CO2, na atmosfera. Esses são os gases que intensificam o efeito estufa. Eles são liberados de maneira descontrolável pela atividades humanas.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale sempre lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour por nosso site.

Próxima Matéria
Via   Revista Galileu  
Imagens Hypescience
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+