icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


6 hábitos de higiene bizarros do passado

POR A redação EM Curiosidades 17/08/15 às 16h26

capa do post 6 hábitos de higiene bizarros do passado

Se o calor do verão nos faz sentir  um pouco sujos, você provavelmente nunca imaginou como viviam seus antepassados.

Hoje, as coisas que nós conceituamos como hábitos de higiene, eram raras ou inexistentes no passado. Nem pense que existia coisas como água encanada e saneamento básico - coisas que muitas pessoas, ainda hoje, não tem acesso.

No entanto, em tempos passados, as pessoas tinham que se contentar com o que tinham para ficarem limpas e saudáveis. Às vezes, o que eles tinham parecia ser o oposto completo da limpeza.

1. Tomar banho era raro

Por um tempo, as casas de banho públicas, geralmente com água suja do banho dos outros, eram populares, mas elas entraram em decadência. Por quê? Bem, a igreja pensava que estar nu era mau. Outra razão foi que os balneários eram também locais populares para encontros com prostitutas.

Só os ricos tomavam banhos regulares em suas casas. Outras pessoas simplesmente lavavam as partes visíveis do corpo como o rosto, pescoço e mãos, em casa. O resto do corpo? Não muito.

2. As roupas não eram cheirosas

O sabão já era conhecido a quase 3000 anos. Os aditivos originais incluíam lixívia, cinzas, enxofre, carvão vegetal, e até mesmo urina. Pode-se imaginar que, apesar de limpas, as roupas não cheiravam muito bem.

3. Urina

A urina foi considerado muito importante no passado. Ela chegou a ser utilizada até na produção de pólvora. No entanto, as pessoas também usavam o composto para fazer medicamentos e agente de limpeza, inclusive no rosto. Na Roma antiga, urina para branquear os dentes.

4. Penico

Até muito recentemente, a ideia de ter um cômodo separada para fazer as necessidades fisiológicas. As pessoas faziam as necessidades nos alpendres ou em penicos. Os penicos eram normalmente mantidos embaixo da cama para evitar o trabalho de se deslocar até outra área da casa.

5. Papel higiênico?

O artefato não existia até a década de 1850. Na verdade, os primeiros registros de papel higiênico foram feitos na China cerca de 2.200 anos atrás. No resto do mundo era pior: lã, linho, folhas, pedras, paus, aparas de madeira, musgo, espigas de milho, e areia eram utilizados para a limpeza das partes íntimas.

6. Sanguessugas curavam tudo

Sanguessugas são utilizadas na medicina durante anos. Sua saliva contém um anticoagulante para que elas possam continuar a beber seu sangue sem restrições. As pessoas acreditavam que as sanguessugas alimentavam-se do "sangue ruim". As sanguessugas ainda são usadas em cirurgias para resolver problemas com a drenagem e o fluxo sanguíneo bloqueado.


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest