• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 heróis mais icônicos criados por Stan Lee

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      03/04/17 às 16h13

Com o domínio da Marvel nos cinemas, muitas pessoas hoje sabem quem é Stan Lee, mas não sabem o que ele já fez pela editora. Alguns fãs recentes até acreditam que Lee foi o responsável por criar todo o universo Marvel dos quadrinhos. Embora essa parte não seja verdadeira, Stan Lee, de fato, era o cara! O artista foi um dos responsáveis por inovar e alavancar a Marvel quando assumiu o cargo de editor chefe (provisoriamente) no início da década de quarenta.

Como sabemos, o provisório transformou-se permanente e o homem reergueu antigos heróis da editora enquanto criava os seus. Algumas criações de Stan Lee tornaram-se lendárias, tendo base de fãs por todo o lugar. Para celebrar suas criações, separamos algumas delas que ainda hoje são presentes no meio nerd. Observação: para essa lista, deixamos de fora grupos de heróis, como Quarteto Fantástico e X-Men, nos concentramos apenas em personagens individuais.

Demolidor

Stan Lee criou O Homem Sem Medo com o artista Bill Everett em 1964, com Demolidor #1. Ele foi o primeiro super-herói deficiente físico a conseguir sua primeira revista solo. Lee também criou o Rei do Crime, Wilson Fisk, que aterrorizou Nova York e foi o pesadelo de muitos heróis da Marvel por muito tempo. Stan Lee foi o único roteirista dos quadrinhos de Demolidor até a edição #50, passando a pena para Roy Thomas que, mais tarde, também sucederia Lee como editor chefe da Marvel.

Pantera Negra

Um personagem importante para o artista, para a Casa das Ideias e para a história dos quadrinhos. O Pantera Negra foi o primeiro super-herói negro criado. Ele é um dos personagens humanos mais inteligentes, mais ricos e mais letais do universo Marvel. Sua primeira aparição foi em Quarteto Fantástico #52, 1966, e a partir de então ele teve várias outras aparições até protagonizar as séries de quadrinhos conhecidas como Jungle Action, tendo sua estreia elogiada por público e crítica.

Hulk

Stan Lee criou Hulk em conjunto com o artista Steve Ditko. O personagem fez sua estreia logo em uma revista própria, O Incrível Hulk, em 1962, que foi cancelada depois de seis edições. Mesmo assim, Lee havia gostado tanto do personagem que o colocou para aparecer em Tales to Astonish várias vezes. Suas aparições foram tantas que, na edição #102, a revista acabou mudando de nome para O Incrível Hulk. Lee já afirmou que a inspiração para o herói veio de uma mistura entre as clássicas histórias da literatura: Frankenstein e O Médico e o Monstro.

Thor

Em parceria com seu irmão Larry Leiber e o colega de trabalho (e grande artista) Jack Kirby, Stan Lee criou o Deus do Trovão versão Marvel. Thor fez sua primeira aparição em Journey into Mystery #83, em 1962 e logo se tornou um dos fundadores da equipe Vingadores. Stan Lee conta que, muitos leitores já eram bem familiarizados com as mitologias grego e romana, por isso, ele decidiu que seria mais divertido seguir outro caminho e explorar as lendas nórdicas. Não precisamos nem falar o tanto que deu certo.

Homem de Ferro

Hoje, graças aos filmes, ele um dos personagens mais famosos da editora, por seu carisma, por seu humor sarcástico e por ser vida louca! Contudo, esses não eram os planos iniciais de Stan Lee. No início, o Homem de Ferro era uma pessoa muito mais séria e reservada. Lee havia criado Tony Stark para explorar temas relacionados a Guerra Fria e como o papel da tecnologia e dos negócios americanos influenciavam a luta contra o comunismo. Bem diferente da versão que temos atualmente.

Homem-Aranha

Talvez o personagem mais relacionado à Stan Lee e também o personagem mais bem-sucedido da história da Marvel Comics. Homem-Aranha foi uma criação conjunta de Lee com Steve Ditko (que dizem ter tido tanto influencia quanto). Eles queriam um tipo de herói que ainda não tivesse na editora, e pensaram em um homem com habilidades de aranha. Martin Goodman (dono da empresa) não gostou da ideia. A sorte foi que um quadrinho conhecido como Amazing Fantasy seria cancelado, então ele resolveu dar uma pequena chance ao projeto dos artistas. As vendas foram tão grandes que logo em seguida a Marvel lançou a revista solo O Espetacular Homem-Aranha. Bem, o resto é história.

Gostaram da lista? Quais outras criações de Stan Lee você acha que merece destaque? Compartilhe sua opinião conosco. Lembrando que nossa intenção é apenas informar, instigar e entreter mentes curiosas.

Próxima Matéria
Via   CBR  
Imagens CBR CBR
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+