icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


6 lugares inesperados em que hackers podem roubar suas informações

POR Jesus Galvão EM Curiosidades 07/06/19 às 11h22

capa do post 6 lugares inesperados em que hackers podem roubar suas informações

Muitas vezes é um grande desafio ter uma vida ativa online sem deixar brechas para pessoas mal intencionadas, como os hackers. No entanto, existem alguns dados que precisamos tomar extremo cuidado ao disponibilizarmos online. É o caso do número do CPF e o endereço de nossas casas.

Porém, informações mais comuns, como sua data de nascimento e o nome de seus pais também podem contribuir para o furto de identidade. Pensando nisso, hoje, trouxemos alguns dos lugares mais inusitados onde hackers podem conseguir roubar suas informações. Lugares que, talvez, vocês nem teriam imaginado antes. Confira!

1 - Mídias sociais

As pessoas costumam pensar que inserir a maior quantidade possível de informações pessoais nas redes sociais é algo inofensivo. Na verdade, isso pode tornar o trabalho de hackers muito mais fácil. Muitos sites pedem que você insira informações básicas, como onde você mora, onde trabalha, data do seu aniversário e quem são seus familiares. Estes dados nas mãos de pessoas erradas podem causar grandes problemas. Mesmo que seu perfil seja privado, limite informações de identificação que você compartilha.

2 - Sites de comércio eletrônico

Fazer compras pela internet é uma das maravilhas proporcionadas pela vida moderna. Porém, armazenar informações do cartão de crédito, incluindo a data de validade do mesmo e o código de segurança, pode se tornar um prato cheio para os hackers. Ao invés de fazer isso, você pode simplesmente anotar esses números em uma agenda ou manter sua carteira à mão quando for fazer as compras.

3 - Quizzes

Muitos de nós acabamos por baixar a guarda na hora de realizar divertidos testes na internet. Afinal, que mal eles poderiam causar, não é mesmo? Na verdade, é exatamente com isso que os hackers estão contando. Alguns desses quiz fazem perguntas pessoais, como 'onde você cresceu?' ou 'qual era seu animal de estimação na infância?'. Estas, por sua vez, são perguntas muito similares às usadas por sistemas de segurança encontrados nas páginas de login de diversos sites. Depois de respondidas, muitas dessas informações ficam salvas, o que significa que hackers podem utilizas para roubo de identidade.

4 - Mecanismo de pesquisa

Muitas vezes, para um hacker encontrar informações confidenciais sobre uma pessoa basta que ele pesquise seu nome. O modo mais fácil de minimizar sua presença nos resultados de mecanismos de busca é encontrar páginas da Web com seu nome e excluí-las (ou solicitar a exclusão) quando possível. Mesmo que essas informações sejam antigas, como endereços, por exemplo, solicite a remoção das informações desatualizadas.

5 - Monitores de atividades físicas

Você sabia que aquelas pulseiras utilizadas para o monitoramento de atividades físicas podem ser hackeadas? Informações como frequência cardíaca e contagem diária de passos podem até não ser muito úteis aos hackers em uma primeira instância, mas o movimento de suas mãos já é algo completamente diferente. Segundo estudo, caso você use um desses monitores, ao digita a senha do smartphone ou sua senha em um caixa eletrônico, os hackers podem usar as informações dos movimentos de suas mãos para adivinhar suas senhas em algumas tentativas com aproximadamente 90% de precisão.

6 - Lixeiras digitais

Não é porque você moveu um arquivo para a lixeira do seu computador que ele está protegido dos hackers. Ao "excluir" informações em seu computador, como documentos fiscais ou fotografias, por exemplo, você pode estar excluindo do sistema os arquivos sem eliminar os dados reais. Com um software específico, os hackers podem recuperar arquivos na lixeira e usá-los. Para uma limpeza eficaz de dados se faz necessária a limpeza do disco rígido.

Então pessoal, o que acharam da matéria Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest