• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 lugares que já estão enfrentando a crise climática

POR Bruno Dias    EM Mundo Afora      31/10/19 às 11h07

Nosso planeta já tem seu longo período de existência e já passou por várias mudanças.Umas delas, que os pesquisadores consideram uma das mais drásticas, é a mudança climática. Isso vem afetando o mundo de várias maneiras diferentes e, talvez, caminhe para um ponto onde se torne cada vez mais difícil a nossa existência.

Essa mudança climática é causada pelo homem e suas ações com o meio ambiente, mas nem todos acreditam nessa teoria. Mas o fato é que essa mudança vai afetar todos os países do mundo, às vezes, não de maneira igual. Alguns países serão mais afetados que outros, por várias ameaças diferentes.

Os países em desenvolvimento, lugares mais pobres e aqueles que têm governos ineficazes enfrentam riscos mais graves das mudanças climáticas. Por serem geralmente mal preparados para prevenir as ameças. Mostramos aqui, lugares que enfrentam consequências muito graves.

1 - Lagos

Essa cidade no sudoeste da Nigéria está com risco extremo no Índice de Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas da Maplecroft. E esse fator é preocupante porque a população está crescendo muito rápido.

Além disso, Lagos tem uma desvantagem por ser considerada uma das cidades que mais cresce no mundo. E isso colocará uma pressão sobre a infraestrutura e recursos. A previsão é que sua população dobre nos próximos 15 anos. E, no futuro, os cidadãos de Lagos enfrentarão dias mais quentes e secos.

2 - Haiti

As mudanças climáticas podem ser um multiplicador de ameaças. E para o Haiti, isso é muito verdade. O lugar é vulnerável aos furacões e, de acordo com estudos, eles estão ficando cada vez mais úmidos e mais intensos justamente pelas mudanças climáticas.

E como o país é pobre, se recuperar de desastres naturais e também se preparar para eles, é um grande desafio. E depois do terremoto de 2010 e do furacão de 2016, as consequências da falta de preparo foram mais agravadas. Além disso, a paisagem do país é desmatada e montanhosa, o que faz com que o país seja mais suscetível a deslizamentos de terra.

Além disso, a população do Haiti depende da agricultura. Assim, com o aumento do nível do mar, a água salgada contaminará a água doce.

3 - Iêmen

Os países, que tem instituições e governos fracos, vão ter mais dificuldades a se adaptar às mudanças climáticas. Desde o começo da guerra civil no Iêmen, em 2015, centenas de milhares de pessoas foram mortas no conflito. E também pela falta de saneamento e falta de água potável.

E juntas, a guerra e as mudanças climáticas farão a escassez de água e a fome mais prováveis. A malária também tem ficado mais comum no Iêmen, e pode aumentar pelo excesso de temperatura.

4 - Manila

As Filipinas, como um todo, enfrenta um alto risco de desastres naturais como por exemplo, terremotos, tsunamis, inundações e furacões. Essa cidade que fica ao longo da costa, é altamente povoada e isso dificulta a evacuação.

E a infraestrutura precária foi responsável pelo grande número de inundações na cidade, como a inundação de 2009, que submergiu 80% da cidade.

5 - Kiribati

Com o aumento do nível do mar, Kiribati pode sumir do mapa nas próximas décadas. Tanto que as ilhas compraram cinco mil acres de terra em Fiji, para caso eles precisem se mudar.

Kiribati se uniu com outros países insulares que também estão vulneráveis, para defender ações para combater as mudanças climáticas e tomou outras medidas. Em suma, elas incluem plantar manguezais e construir paredes do mar. O aumento do nível do mar contaminará a água doce e prejudicará a ilha.

6 - Emirados Árabes Unidos

Assim como outros lugares da lista, os Emirados Árabes Unidos enfrentam riscos por causa da sua localização. Eles estão enfrentando um risco extremo de estresse hídrico. E precisarão gastar muito mais com energia de resfriamento.

Mas ao contrário de outros países, os Emirados Árabes Unidos são mais ricos e capazes de fazer investimentos. Mas o que se resta saber é se as adaptações atingirão toda a população.

Próxima Matéria
Via   Time  
Imagens Time
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+