• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 objetos da história ainda sem explicação da ciência

POR PH Mota    EM História      26/12/16 às 22h07

A história da humanidade já dura milhares de anos e, por isso, historiadores ainda são incapazes de desvendar todos os seus segredos. Alguns artefatos arqueológicos encontrados acabam levantando questões para os maiores especialistas, o que acaba deixando a busca pela verdade mais interessante.

Objetos encontrados em sítios arqueológicos com formas inusitadas ou funções misteriosas foram achados por historiadores e especialistas em escavação, mas até hoje não tiveram maiores explicações.

Confira alguns dos mais misteriosos objetos não desvendados por arqueólogos ao redor de todo o mundo.

1 - Pedras gigantes da Costa Rica

1

Estas misteriosas formações rochosas são intrigantes não só por sua forma esférica perfeita, mas também pelo mistério ao redor de sua origem e propósito. Elas foram descobertas em 1930, por trabalhadores que devastavam uma floresta para uma plantação de banana. Lendas locais sugerem que as misteriosas formas redondas continham ouro escondido, mas quando algumas foram explodidas com dinamites, se mostraram vazias. Ninguém sabe quem criou as esferas ou o motivo por trás disso. É possível que elas simbolizem corpos celestiais ou sirvam como marcação de divisão de territórios entre tribos.

2 - Bateria de Bagdá

2

Na década de 30, um misterioso artefato foi descoberto num sítio arqueológico próximo a Bagdá. Chamado de Bateria de Bagdá, objeto é um jarro de 13 centímetros, com uma barra de ferro protuberante numa das pontas. Dentro do recipiente, foi encontrado um cilindro de cobro e, dentro dele, uma outra barra de ferro. Examinando a tecnologia, especialistas concluíram que era uma espécie de bateria antiga, capaz de gerar uma corrente elétrica de 1 volt. O maior mistério para os historiadores é como o conhecimento teria se perdido ao longo da história.

3 - Manuscrito Voynich

3

O manuscrito Voynich talvez seja o livro mais misterioso do mundo. Seu autor é desconhecido, a linguagem utilizada é indecifrável e suas páginas cheias de símbolos estranhos e ilustrações inexplicáveis. O que torna o manuscrito tão incomum é o fato dele ser escrito utilizando um alfabeto único, com nenhuma semelhança a outro sistema de escrita. O texto surpreende especialistas há anos e ainda não foi decifrado.

4 - Figuras incas douradas

4

Estas figuras de misteriosos animais encontradas na América do Sul lembram máquinas voadoras, o que é difícil de acreditar quando se pensa na época em que foram encontrados. Por causa disso, o que serviu como inspiração para a criatura é um mistério. Em 1996, os construtores de aviões alemães Algund Eebom e Peter Belting confirmaram a hipótese de que as figuras eram máquinas voadoras. Eles construíram réplicas exatas em tamanhos maiores, equipando as construções com motores e controles de rádio. Os modelos voaram com sucesso e foram capazes de realizar manobras mesmo com os motores desligados.

5 - Disco genético

5

Este estranho artefato apresenta objetos que cientistas modernos só conseguiram observar por meio de microscópios. O chamado disco genético já apresentava o conceito do desenvolvimento de embrião humano há anos atrás. Além do embrião, a figura mostra uma versão bizarra da face humana. O disco é feito de um material excepcionalmente forte que ninguém sabe como produzir hoje em dia. O conhecimento de embriões e de construção de um material tão singular impressiona.

6 - Mecanismo Antikythera

6

O mecanismo Antikythera é um dos mais antigos mecanismos computadorizados da história, talvez até mesmo o primeiro na história da computação analógica. Depois de décadas de pesquisa, historiadores determinaram que a máquina deveria mostrar a posição do sol e lua e o movimento de planetas pelo céu, além de previsões de eclipses e eventos chaves da história da Terra. A controvérsia existe por conta da complexidade de um material complexo num período que não parecia ter recursos para isso.

Gostou das tecnologias? Quem sabe a resposta para algum desses mistérios seria capaz de mudar a nossa visão sobre a humanidade, não é mesmo?

 

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+