• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 personalidades do ano eleitas pela TIME que chocaram o mundo

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      08/11/19 às 12h30

Escolher o nome de alguém, para ser destacado em meio a tantos outros, é sempre uma grande responsabilidade. Geralmente, isso é feito como uma forma de homenagear. Do mesmo modo que para atribuir um maior valor em relação a um feito ou situação. Porém, isso não é uma regra. Sendo assim, os critérios podem variar em determinados contextos. Basicamente, no caso da revista TIME, especialmente no passado, os critérios utilizados para nomear as personalidades em sua lista de 'Pessoa do Ano' não eram muito claros. Posteriormente, o que acabou gerando muitas polêmicas.

No entanto, mesmo a revista explicando o que a faz escolher um nome para ser destaque em suas capas, muitas pessoas continuam a discordar dessas decisões. Pensando nisso, hoje, listamos para vocês algumas personalidades que já foram eleitas pela revista, como personalidade do ano e que acabaram causando certa polêmica. Confira!

1 - Adolf Hitler

Surpreendentemente, em 1938, o líder do Partido Nazista, Adolf Hitler, foi apresentado como 'Homem do Ano', pela TIME. Como argumento para a escolha do Führer para ocupar tal posição, a revista explicou que "Hitler se tornou, em 1938, a maior força ameaçadora que o mundo democrático e os amantes da liberdade enfrentam".

2 - Joseph Stalin

Stalin teve duas capas da revista TIME, em sua homenagem: uma em 1939, e a outra em 1942. Em 1940, depois da morte de Lenin, a revista escreveu sobre a popularidade do político:  "Joseph Stalin teve um longo caminho de deificação enquanto vivo. Nenhuma lisonja é muito transparente, nenhum elogio é muito amplo para ele. Ele se tornou a fonte de toda a sabedoria socialista".

No entanto, a revista esqueceu de mencionar que Stalin foi um dos líderes mais cruéis de sua época. Do mesmo modo que não mencionou que sua ganância parecia não conhecer limites.

3 - Nikita Khrushchev

Nikita Khrushchev tornou-se o líder da União Soviética com a morte de Stalin, em 1953. Ele foi nomeado 'Homem do Ano', pela revista, em 1957. Aquele ano daria início à corrida espacial. Além do mais, em uma edição de 1958, eles escreveram: "Os símbolos de 1957 eram duas faixas claras de luz, que atravessavam os céus noturnos do mundo... Com os Sputniks, a Rússia levou o homem a uma nova era do espaço, e com seus avanços na arte de mísseis, representou aos EUA a mais dramática ameaça militar que já existiu".

4 - Richard Nixon

Nixon também foi nomeado 'Homem do Ano' pela revista, por duas vezes consecutivas, sendo uma em 1970, e outra em 1971. Ao ser escolhido pela TIME, a revista fez uma clara menção à sua visita à China e aos movimentos de retirada das tropas estadunidenses do Vietnã. Nesse ínterim, na edição de 1971, a revista o definiu como "desconcertantemente imprevisível".

5 - Ruhollah Khomeini

Ruhollah Khomeini foi o Homem do Ano da TIME, em 1979, um dos anos mais problemáticos do século XX. Clérigo xiita, ele foi a figura central da Revolução Islâmica no Irã. Em suma, Khomeini dedicou a sua vida a denunciar os perigos que representava a influência ocidental no Irã. Em 1964, ele foi exilado do país. Posteriormente, ao voltar do exílio, ele chegou a nomear os Estados Unidos como o 'grande satanás'.

6 - Vladimir Putin

Em 2007, Vladimir Putin foi eleito 'Personalidade do Ano' pela TIME. Naquela época, a Rússia estava em alta devido à produção de petróleo, sua economia e sua relação com a China e o Oriente Médio. Por conta disso, talvez, e devido a toda polêmica por escolher nomes controversos como personalidades do ano, a TIME escreveu aos seus leitores sobre o título, no ano passado.

"A pessoa do ano da TIME não é e nunca foi uma honra. Não é um endosso. Não é um concurso de popularidade. Na melhor das hipóteses, é um reconhecimento de como é e dos indivíduos e forças mais poderosas que moldam esse mundo - para melhor ou para pior".

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Posteriormente, não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+