• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 piores torturas e punições que os escravos sofreram no Brasil

POR Karen Batista    EM Entretenimento      06/09/16 às 15h37

Todo mundo já estudou pelo menos um pouco que seja sobre o passado sombrio da escravidão em nosso país. Infelizmente, essa é a nossa herança histórica, e foi através do trabalho escravo, das mãos surradas e sofridas desse povo, que pedra sobre pedra o Brasil foi em seu inicio construído.

Não temos como negar o passado, isso é fato. Mas algumas das coisas que aconteceram precisam sim ser lembradas, exatamente para nos mostrar como o Brasil deve e muito para essas pessoas, que ainda hoje trazem consigo o peso social que seus antepassados negros sentiram literalmente na pele.

Confira agora um dos 6 piores tipos de tortura que os escravos já foram submetidos no Brasil.

1- Anjinhos

01

Esse pequeno aparelho, já foi considerado um dos mais cruéis para John Newton, que era nada mais e nada menos do que um comerciante de escravos, ele em seu diário afirmou que nunca usou o aparelho em escravos, mas conhecia capitães de navios negreiros que o utilizavam.

O aparelho apesar de apesar de pequeno e portátil funcionava de modo bastante eficiente, nele o escravo era obrigado a colocar seus dois polegares, e estes eram esmagados por plaquetas de metal que podiam ou não, ser pontiagudas, o resultado é que a pressão do aparelho era tamanha, que os ossos simplesmente eram estraçalhados.

2- Mascaras

02

Variações de máscaras de ferro foram por muitas vezes utilizadas. Uma dessas variações consistia em uma espécie de castigo para o escravo que tentava fugir.

E funcionava da seguinte forma, quando capturados esses escravos erram acorrentados e eram levados pelas cidades, onde eram obrigados a realizar os trabalhos mais árduos e pesados, e como os escravos tinham um verdadeiro pavor desse tipo de exposição e também do que poderia acontecer com eles, muitos acabam se matando envenenados ou até mesmo se sufocando engolindo uma grande quantidade de terra.

Para evitar os suicídios, as máscaras eram utilizadas.

Essa mesma máscara também era utilizada para punir escravos que furtavam cana ou rapadura para comer, com a máscara eles chegavam a passar alguns dias sem conseguir se alimentar como punição.

3- Tronco e açoite

02

O tronco sempre foi muito retratado nos livros de história, e não foi atoa não, visto que era um dos castigos mais temido pelos escravos.

Aqui no Brasil na época da escravidão, o castigo do açoite era considerado legal, o senhor de engenho podia pedir a autorização do intendente da polícia, baseado no código penal que determinava o número de chibatadas que o escravo deveria levar segundo o seu "delito".

Durante a punição o torturado era amarrado literalmente a um tronco e açoitado com um instrumento feito com tiras de couro, durante as sessões era natural o chicote acabar arrancando pedaços de carne, assim como também acabava fazendo com que o escravo perdesse bastante sangue, sendo não tão incomum o fato de que alguns deles desfalecessem de choque hipovolêmico.

4- Bolo

03

O bolo era um castigo que consistia em bater na mão do escravo com  uma espécie de palmatória de madeira, mas se engana quem acredita que a punição era leve, visto que esse instrumento tinha a capacidade de simplesmente destruir a mão do escravo.

5- Colar de pescoço

02

Esse aparelho era uma espécie de colar de metal que possuía picos salientes, o objetivo era lembrar o escravo de seus delitos, o equipamento torturava pois além de muito pesado e desconfortável ele era deixado por meses no escravo, que não conseguia descansar durante a noite e acabava tendo jornadas de trabalho mais cansativas por conta dele.

6- Vira mundo

04.004-Vira-mundo

O vira mundo era um dispositivo de ferro, utilizado para prender mãos e pernas, mais precisamente, o escravo era preso da maneira mais desconfortável o possível, exatamente para lhe causar dor e sofrimento, por isso a mão esquerda era presa ao pé direto e a mão direita ao pé esquerdo. O escravo podia passar até mesmo dias nessa posição.

E então queridos leitores, vocês podiam imaginar que pessoas já haviam sido submetidas a esse tipo de tortura e situação? Qual delas mais te impressionou? Conta tudo pra gente aqui em baixo pelos comentários.

Próxima Matéria
Karen Batista
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+