• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 provas científicas de que a TV estraga seu cérebro

POR André Quincas    EM Ciência e Tecnologia      27/01/16 às 15h11

Você cresceu na frente da TV? Quais eram os programas que você mais assistia? Sabia que essa exposição pode influenciar até a resposta do seu cérebro a estímulos simples no futuro? Trouxemos 6 fatos constatados pela ciência que mostram quais são os efeitos colaterais de assistir televisão.

Claro que devemos considerar a delimitação do tema de cada estudo e lembrar que não foram realizados no nosso país. Mas não precisamos ir muito longe pra ver que a televisão feita nos moldes brasileiros é tão apelativa e com conteúdo tão danoso ao intelecto de qualquer um quanto qualquer TV comercial do mundo.

Mas se liga nessas descobertas. Depois deste texto, você vai reconsiderar o tempo de exposição à TV, não só para você mas como para toda sua família. Acompanhe.

1- Você é muito novo para escolher o que assiste e isso te influencia

bulliyng 1

Cientistas da Universidade de Montreal, Canadá, acompanharam mais de 1000 bebês a partir de 29 meses de idade que foram submetidos ao hábito de assistir televisão. Eles constataram mais tarde que, as crianças que assistiram mais televisão, apresentaram esses "sintoma" em algum nível. Tornaram-se gordos, intimidados, inativos, propensos a mostrarem mal comportamento em sala de aula e com resultados ruins em cálculo.

2- Reduz a capacidade de concentração

meditacao-1080x520

Uma pesquisa da Universidade de Iowa descobriram que, estudantes que fixavam a atenção na TV por pelo menos 2 horas por dia, têm duas vezes mais chances de serem diagnosticados com déficit de atenção. Eles acompanharam 1.323 crianças de 3 a 5 anos e 210 estudantes universitários. Sobre como a televisão pode mudar a forma como o cérebro funciona, os resultados foram inconclusivos. Mas os cientistas descobriram que a exposição afeta os hábitos de atenção mais tarde.

3- Mexe com os sonhos

FAM_155_9571

Cientistas reuniram 50 pessoas para preencherem formulários com questões sobre as cores em seus sonhos durante o sono. Outro questionário abordava a relação entre seus casamentos e as cores de seus televisores nos primeiros anos da infância. A associação nos parece estranha, mas os cientistas os separaram em uma escala de idade e a exposição à TV à cores ou preto e branco, influenciaram nos sonhos dos participantes. os mais jovens sonhavam em cores e os mais velhos sonhavam em preto e branco.

4- Te torna mais violento

agressividade-crianca-1383583892277_956x500

Cientistas da Universidade de Syracuse, em Nova York, acompanharam os hábitos de 700 crianças por 17 anos. Eles não consideraram fatores como pobreza e negligência e descobriram que mais horas de exposição à TV contribuíram para o comportamento violento dos envolvidos no estudo. As crianças que passaram de uma a três horas na frente da TV se mostraram 23% mais propensas a ações agressivas como ameaças e brigas. Se a exposição fosse de 4 horas por dia, a propensão subiu para 29%.

5- Aumenta suas chances de desenvolver obesidade mórbida

1

Durante seis semanas, pesquisadores da Universidade de Vermont realizaram um estudo com 36 indivíduos com variações de peso do excesso à obesidade. Eles assistiram cinco horas de televisão por dia, em média. Os cientistas diminuíram o tempo de TV de 20 dos participantes. Eles descobriram que quem ficou com o tempo de TV limitado, queimou em média 120 calorias a mais por dia do que os que tiveram TV ilimitada.

6- Aumenta a sensação de solidão

[caption id="attachment_76386" align="alignnone" ]SONY DSC SONY DSC[/caption]

Uma combinação de 4 estudos da Universidade de Buffalo, no Texas, mostraram que os programas de televisão fazem pessoas com baixa auto-estima e complexo de rejeição incutirem numa ideia de pertencimento e inclusão. Essa relação pode chegar ao ponto de uma pessoas querer preencher o vazio emocional da privação social estabelecendo um relacionamento com personagens fictícios.

Com que frequência você assiste TV e quanto tempo passa assistindo? Já sentiu que seu tempo poderia ser melhor utilizado ou está satisfeito com o conteúdo que a TV te oferece?

Próxima Matéria
André Quincas
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+