• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 religiões 100% brasileiras que talvez você ainda não conheça

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      19/04/16 às 20h11

A religião é um conjunto de símbolos e rituais que possuem alguns significados amparados pela crença de um grupo de fiéis que se identificam com organização religiosa. Religião também é fé, devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma crença em que as pessoas buscam a satisfação nas práticas religiosas ou na fé, para superar o sofrimento e alcançar a felicidade.

Bom, agora que explicamos para vocês o conceito de religião, vamos citar algumas religiões que por incrível que pareça fora criadas no Brasil. Claro que elas tiveram influências de outras religiões, como o catolicismo e o espiritismo. Então, caros amigos leitores, confiram agora a nossa matéria com as 6 religiões 100% brasileiras que talvez você ainda não conheça:

1 - Candomblé

candomble1

É uma religião bastante difundida na América Latina, principalmente no Brasil. Estima-se que existam 2 milhões de membros dessa religião. Ela foi criada oficialmente no século 19 na cidade de Salvador, Bahia onde o primeiro templo dedicado ao Candomblé foi construído.

Seu desenvolvimento começou em 1549, quando as crenças tradicionais africanas de Bantu, Ioruba e os povos Fon misturaram sua mitologia, rituais e linguagem com se misturaram com elementos católicos romanos surgindo o Candomblé, que significa "dança em honra dos deuses."

2 - Umbanda

umbanda-pena-branca

A umbanda nasceu no rio de Janeiro, na década de 1920. A mistura de crenças e rituais africanos, indígenas e europeus, tem suas raízes africanas e podem ser encontradas em duas religiões: na cabula, do povo banto e no candomblé, da nação nagô. Já as suas raízes europeias vieram do espiritismo kardecista, que acredita na possibilidade de contato dos mortos com os vivos.

3 - Tupi Guarani

indio brasil

Na religião tupi-guarani, a deusa principal, que é criadora dos seres, se chama Monã. Depois do contato com os colonizadores europeus, que viam em Deus um ser marcadamente masculino, cresceu a importância do deus Tupã, do trovão e do fogo, que passou a ocupar o papel do deus criador.

4 - Santo Daime

daime3

A religião do Santo Daime se desenvolveu a partir da década de 1930, no Acre. Desde então, a religião vem ganhando fiéis por todo o Brasil. Originou-se de elementos indígenas, como a ingestão de substâncias extraídas de um tipo específico de cipó, que provoca alucinações consideradas religiosas.

5 - Cultura Racional

s

A Cultura racional é a cultura do desenvolvimento do raciocínio. A cultura natural da Natureza. É o reconhecimento da origem do ser humano, de onde ele veio, porque veio e o retorno a sua origem, mostrando como o homem voltará ao seu estado natural de ser Racional puro, limpo e perfeito. Todos os seus ensinamentos vem através das mensagens do Racional Superior, um ser extraterreno, publicadas nos livros "Universo em Desencanto".

6 - Racionalismo Cristão

53244

Na cidade de Santos, os imigrantes portugueses Luís José de Matos e Luís Alves Tomás fundaram, em 1910, o Centro Espírita Amor e Caridade, e lançaram, em 1914, "Espiritismo Racional e Científico Cristão", obra fundamental da nova doutrina, hoje distribuída sob o título "Racionalismo Cristão".

Matos, que frequentava centros espíritas em Santos desde 1909, julgava haver excesso de religiosidade e misticismo entre os adeptos do espiritismo, e que este deveria ser "a ciência das ciências, a filosofia das filosofias, mas não deveria se vincular a qualquer dimensão religiosa".

E aí amigos, já sabiam que todas essas religiões tinham origem brasileira? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+