• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 segredos que os fabricantes de montanha russa não querem que você saiba

POR PH Mota    EM Entretenimento      13/02/17 às 18h56

Você está bem no topo do trajeto, pronto para uma queda terrível. Ao invés de se desesperar, se prepara e ainda coloca os braços para cima esperando a emoção. Durante a queda sente um frio na barriga e uma sensação que mistura medo e emoção, causada pela adrenalina. Todo mundo que já passou por uma montanha-russa na vida vai conseguir reconhecer a situação.

Por uma estranha razão, boa parte das pessoas gosta da sensação que as montanhas-russas causam no corpo humano, o que faz com que parques de diversão estejam cheios delas, sempre com longas filas. Apesar disso, existem muitos segredos por trás das atrações que podem deixá-las um pouco mais assustadoras.

Aqui estão alguns dos segredos por trás do mundo das montanhas-russas que você não deveria saber.

1 - São mais mortais do que tubarões

Em média, considerando os dados do Hospital de Crianças Nationwide, em Ohio (Estados Unidos), cerca de 4 mil crianças se machucam numa montanha-russa anualmente e, entre 1990 e 2004, 52 morreram. Por outro lado, um ano normal registra bem menos ataques de tubarões, como em 2013, que houveram 47 ataques e apenas duas mortes. Ainda assim, se alguém te convidar para pular em águas cheias de tubarão ou passear numa montanha-russa, qual você escolheria?

2 - Podem ser mal construídas

Em alguns parques, trabalhadores responsáveis por montagens de estruturas como montanhas-russas podem sofrer muita pressão. Agora imagine a seguinte situação: você ao fim do dia, depois de oito ou mais horas de trabalho. Como será que estaria sua concentração e dedicação nesse momento? Se é difícil para você, imagine para alguém que está montando partes de uma montanha-russa.

3 - O frio na barriga é causado pelo movimento dos seus órgãos

De acordo com médicos, quando você cai numa montanha russa, alguns órgãos - como seu intestino - se movem dentro do seu corpo. Mesmo que você esteja preso por sistemas de proteção e cintos de segurança, os órgãos ainda podem se mover livremente, causando a sensação de queda até mesmo do lado de dentro de nosso corpo. Por outro lado, é o mesmo movimento que pode provocar náuseas e sensação de mal-estar.

4 - Podem causar danos cerebrais

Sim, montanhas-russas podem danificar o seu cérebro mesmo que você não bata a cabeça durante o percurso. Em algumas ocasiões, os problemas causados pelas atrações não necessariamente acontecem logo depois do passeio, o que pode deixar tudo ainda mais assustador. Às vezes você parece bem por um tempo, até que simplesmente começa a sofrer com os efeitos. Alguns problemas podem ser percebidos a partir de sinais como dores de cabeça, náusea, tontura, confusão e sonolência.

5 - Fazem mal para o coração

Conforme publicado no Journal of the American Medical Association, as montanhas-russas são feitas para alterar o seu corpo por meio da liberação de compostos químicos que provocam sensações de prazer e diversão. O problema é que os efeitos também podem afetar o seu coração, causando problemas como taquicardia. Para a maioria das pessoas saudáveis, a atração pode não fazer muita diferença, mas é importante ficar de olho em problemas como estresse, hipertensão e arritmia cardíaca.

6 - Não existe um órgão de regulamentação

Com tantos riscos presentes num passeio de montanha-russa, seria normal imaginar que existem vários órgãos regulamentadores dos brinquedos. Ledo engano. No Brasil, nenhum órgão cuida da segurança de atrações de parques de diversão como montanhas-russas. Mas se você pensa que o problema é só de nosso país, está errado novamente. Nem mesmo nos Estados Unidos é possível saber se as montanhas-russas estão ficando mais seguras, porque ninguém está coletando dados ou forçando padrões de segurança. Algumas cidades e estados aplicam regras para construção das atrações, mas elas variam de parques para parques e regiões para regiões.

Dá pra acreditar que atrações tão divertidas e emocionantes são tão perigosas e assustadoras? Depois de saber disso, será que você ainda vai ter coragem de entrar numa dessas?

Próxima Matéria
Via   Grunge  
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+