icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


6 segredos que seu médico NUNCA teria coragem de te dizer

POR PH Mota EM Curiosidades 31/08/16 às 15h51

capa do post 6 segredos que seu médico NUNCA teria coragem de te dizer

A maioria das pessoas, seja por fragilidade, preocupações com saúde ou medo da morte, tem uma tendência a colocar extrema confiança no trabalho e no conhecimento dos médicos. A profissão, porém, possui segredos como qualquer outra e funcionários nem sempre capacitados. Não é uma característica exclusiva da medicina, mas por conta da importância dos profissionais, pode parecer muito mais sério quando falamos deles.

Pode parecer sensacionalismo, mas alguns fatos ajudam a mostrar que médicos podem falar coisas incoerentes ou verdades parciais em alguns casos. É claro que a intenção pode ser sempre trazer a cura e melhora do estado de saúde, apesar dos riscos. Certas verdades também pode ser deixadas de lado para evitar o terror ou preocupações desnecessárias por parte do paciente, mas ainda assim, estão lá mantidas em segredo.

Conheça então algumas das verdades que profissionais de medicina podem estar escondendo de você e não revelariam em condições normais.

1 - Vacinas podem falhar

Em alguns casos, ao invés de eliminar completamente uma doença do mapa, as vacinas podem fortalecer alguns vírus. Por meio da luta contra os causadores das coenças, as vacinas podem estimular mutações nos vírus. Pesquisadores chineses descobriram da pior forma possível que as vacinas de Hepatite B estavam sendo responsáveis por mutações duas vezes mais rápidas do que o normal. O mesmo já foi percebido em casos de alguns vírus de gripe. Apesar disso, as vacinas não devem ser evitadas. Algumas delas, mesmo que não tratem todas variações da doença ou causem mutações, ainda são eficientes, principalmente se tomadas nas doses e quantidades recomendadas pelos especialistas.

2 - Medicamentos podem causar diabetes

Diabetes tipo 2 é causada quando o corpo humano não produz quantidades suficiente ou não consegue aproveitar toda a insulina produzida pelo corpo. O resultado é o aumento de açucar na corrente sanguínea, o que pode provocar dano nos vasos com o tempo. O grande problema é que alguns medicamentos, como antidepressivos, podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença. Além disso, alguns dos remédios mais comuns utilizados no tratamento de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em crianças pode até triplicar o risco de diabetes tipo 2.

3 - Epidemias são menos assustadores do que parecem

Provavelmente você se lembra da epidemia mundial de gripe suína que assustou o mundo todo nos anos de 2009 e 2010. Pessoas lotaram filas de centro de vacinação e consultórios, além de adotarem hábitos de higiene extremos na intenção de se manter livre da contaminação. Curiosamente, os médicos ligados a fabricantes de medicamentos estavam oito vezes mais envolvidos em situações de recomendação de vacinas ou aparições na mídia, comentando o terror da doença. Ao fim da epidemia, 17 mil pessoas morreram por gripe suína. O número pode parecer alto, mas é bem inferior aos 46 mil que morrem todo ano em razão de gripes comuns, o que pode indicar que o estado de pânico instalado ao redor do mundo era mais exagerado do que precisava.

4 - Médicos recebem para recomendar medicamentos

Uma investigação realizada pela escola de advocacia da Universidade de Harvard mostrou que alguns médicos recebiam altas quantias para dar preferência à prescrição de certos medicamentos, mesmo que eles fossem prejudiciais à saúde. Em um dos casos, o médico Alan F. Schatzberg recomendava remédio que podia causar aborto em pacientes, por mais que ele fosse indicado para o tratamento de depressão. É claro que nem todos os profissionais estão indicando remédios por causa de acordos com empresas farmacêuticas, por isso é importante que você busque médicos de confiança.

5 - Aspirinas podem causar hemorragias

É comum que médicos recomendem uma dose de aspirina por dia para manter o corpo em bom funcionamento e livre de problemas inesperados. Apesar disso, pesquisadores que analisaram 10 mil casos de pessoas que tomavam essa dose perceberam que apenas 46 foram salvas da morte por esse motivo. Por outro lado, 49 sofreram com hemorragias internas graves e outras 117 tiveram sangramento no sistema digestivo. Os números ainda são pequenos em comparação com o total, mas são mais altos do que os indicados em casos de benefícios.

6 - Raios-X podem induzir câncer

Nós estamos frequentemente expostos a radiação só de estar andando por aí. Apesar disso, durante exames de raio-x, a exposição é muito mais intensa e concentrada, mesmo que considerada segura. No Reino Unido, examos de raio-x são responsáveis pelo desenvolvimento de cerca de 700 casos de câncer por ano. Alguns pesquisadores chegam a afirmar que a maioria dos casos da doença são originados nessas situações.

Por mais que pareça assustador, o conhecimento médico sempre deve ser levado em conta. Por mais que certos medicamenos ou processos possam parecer arriscados, consultar um profissional de experiência e confiança certamente irá garantir a sua saúde e uma clareza nos processos de consulta e tratamento.


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest