icone menu


6 "sextos sentidos" que algumas pessoas tem e nunca percebem

POR André Quincas    EM Ciência e Tecnologia      29/02/16 às 20h07
capa do post 6 "sextos sentidos" que algumas pessoas tem e nunca percebem

Já pensou em qual super poder você gostaria de ter? Claro que sim! Todos já nos imaginamos com super força, invisibilidade ou com o poder de voar. A boa notícia é que a ciência descobriu novas capacidades incríveis que nosso corpo tem. A notícia ruim é que nós não podemos voar sem jetpacks.

Aqui na Fatos você já leu sobre as extremidades do seu cérebro responsáveis pelo perfil analítico ou criativo de cada indivíduo, o problema de lógica que a maioria dos alunos de Harvard erraram e como ser sortudo em 4 passos. Agora segure aí estes "sextos sentidos" que a ciência descobriu em nós.

1- Seu suor pode fazer outros feliz

150810203857_sweat_getty_624x351_getty

Pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, descobriram que, quando sentimos o cheiro do suor de uma pessoa feliz, podemos nos sentir felizes também. A pesquisa envolveu 12 homens jovens e saudáveis, que assistiram vídeos que induziram reações emocionais específicas.

Depois disso, 36 mulheres foram expostas às suas amostras de suor e os cientistas identificaram que elas apresentaram uma sincronização comportamental com os rapazes que concederam as amostras de suor.

2- Ouvir a temperatura da água

beber-agua-12

É isso mesmo que você leu. Podemos distinguir água quente da fria pelo barulho. Será que você consegue distinguir? Confira aí:

Copo 1

https://soundcloud.com/condiment-junkie/glass-1-hot-or-cold

Copo 2

https://soundcloud.com/condiment-junkie/glass-2-hot-or-cold

Os cientistas explicam que o que ouvimos é a diferença entre as velocidades das moléculas. Água fria tem moléculas mais lentas e por isso é mais densa que a água quente.

3- Você consegue enxergar suas mãos no escuro

468288_v1

Essa vem da Universidade Rochest. Se você colocar uma venda nos olhos ou estar em um lugar totalmente escuro e movimentar as mãos em frente ao rosto, você ainda verá o vulto das suas mãos. Algo similar ao que aparece no gif. Isso porque nosso cérebro pode nos possibilitar ver com base em outras informações sensoriais.

4- Podemos sentir o cheiro do sistema imunológico dos outros

16_42_35_126_file

A ciência concluiu que o cheiro que sentimos nas pessoas idosas nos hospitais e asilos é o cheiro do sistema imunológico delas enfraquecendo.

5- Audição aguçada em baixo d'água

img-20141030-wa0002

Pesquisadores da Marinha norte-americana descobriram que, quando não há ar para conduzir as ondas sonoras, o som ressoa através da mastóide, o osso atrás da orelha. Esse processo é chamado de ''condução óssea'' e já existem aparelhos auditivos que utilizam o sistema.

6- Você pode sentir cheiro através de células epiteliais

images

Cientistas alemães descobriram que, algumas células que dão ao nosso nariz a capacidade de cheirar, existem também na pele. Eles expuseram as células da pele dos participantes do experimento a um perfume de sândalo sintético. Isso gerou um aumento de 32% na divisão dessas células, o que indica que você pode ter a impressão sensorial do cheiro usando a pele.

E aí, identificou qual era o som da água fria e qual era da água quente? Qual super poder você gostaria de ter.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar André Quincas
André Quincas
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+