• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 significados da suástica que não tem nada a ver com o nazismo

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      22/08/19 às 13h03

Quando se fala em suástica qual a primeira coisa que vem a sua cabeça? Hitler, nazismo, Alemanha nazista e qualquer coisa relacionada a isso, certo? Embora Hitler e o seu regime ditador tenha usado o símbolo e o marcado para sempre na história, a suástica muito mais antiga e a sua origem é muito difícil de definir. Mas uma coisa é certa, a suástica não surgiu com o nazismo.

No livro "The Swastika" de 1944, o autor WGV Balchin afirma que a palavra "suástica" tem origem sânscrita e é tida como um símbolo de boa sorte ou encanto, sendo ainda um símbolo religioso entre os jainistas e budistas da Idade de Bronze. Ela aparece muitas vezes em diversas partes do mundo antigo e moderno, muito antes de Hitler pensar em usá-la como símbolo do seu partido.  Confira a seguir alguns significados dados à suástica pelos povos antigos antes do símbolo se tornar popular e exclusivo dos nazistas.

1 - Símbolo solar

Uma crença popular muito antiga, afirma que a suástica que conhecemos hoje era um símbolo solar muito importante na antiguidade. Pesquisas e estudos recentes, analisaram documentos indianos e védicos e encontraram relatos sobra uma lenda de uma semi-deusa demoníaca mítica que era obcecada pela conquista do mundo e pela destruição das pessoas e raças. No entanto, o seu nome é difícil de traduzir do sânscrito.

2 - Cristianismo

A suástica lembra muito a cruz "grega" em sua simetria se retirar as suas "asas". Por esse detalhe, o símbolo foi relacionado ao cristianismo. Encontrado em terras antigas além da Suméria, o símbolo também simbolizava os quatro poderes da natureza. E assim como muitos outros símbolos pré-cristãos, esse também foi redefinido e usados pelos cristões em várias épocas diferentes.

3 - Símbolo de boa sorte

Não resta dúvidas de que a suástica seja um símbolo solar da antiguidade, e que foi apropriada em muitas ocasiões para várias finalidades. A suástica é um dos vários símbolos encontrados em várias civilizações antigas que não tiveram contato possível entre si. Já significou o sol, como um esquema para a "roda da vida", mas também foi um símbolo muito popular de boa sorte.

4 - Símbolo hindu

Antes da Segunda Guerra Mundial, a suástica já foi vista como símbolo de boa sorte, de fertilidade e regeneração. No entanto, o símbolo é muito mais antigo que isso e antecede até o surgimento do hinduísmo. Na Índia esse símbolo era associado ao sol e a roda do nascimento e do renascimento. É também o emblema do deus hindu Vishnu, uma das supremas divindades do hinduísmo.

5 - Símbolo da paz

Tendo em vista a associação que é feita atualmente, fica difícil ver a suástica como um símbolo de paz. Mas a suástica é também um símbolo budista, podendo ser visto até hoje em diversos templos budistas da Ásia. No entanto, há uma diferença perceptível entre a suástica nazista e o símbolo budista. A orientação dos braços é no sentido horário na suástica budista, e no sentido anti-horário na que foi adaptada pelo partido nazista.

6 - Símbolo pagão

Entre as várias culturas e civilizações onde se pode ver o uso desse símbolo, também podemos encontrar os nórdicos. Esse símbolo aparece em várias runas nórdicas, sendo usado muito usado na cultura pagã das tribos nórdicas.

E você, já sabia sobre algum desses outros significados dados para a suástica? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+