• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 sintomas que você vai sentir antes de ter um ataque cardíaco

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      04/09/15 às 14h46

Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma parte do coração causando danos no músculo cardíaco. O sintoma mais comum é dor no peito ou desconforto que pode viajar para o ombro, braço, costas, pescoço ou mandíbula. Muitas vezes a dor acontece no centro ou no lado esquerdo do peito e tem a duração de mais do que alguns minutos.

O desconforto pode parecer como azia. Outros sintomas podem incluir falta de ar, náuseas, sensação de desmaio, suores frios e cansaço. Cerca de 30% das pessoas têm sintomas atípicos, com as mulheres mais propensas que os homens a apresentar esse problema. Entre aqueles com mais de 75 anos de idade, cerca de 5% tiveram um princípio de ataque cardíaco com pouco ou nenhum histórico de sintomas.

A maioria dos infartos ocorrem devido a doença arterial coronariana. Os fatores de risco incluem pressão alta, tabagismo, diabetes, falta de exercício, obesidade, colesterol alto no sangue, má alimentação e excesso de álcool, entre outros. A mecanismo de um ataque cardíaco muitas vezes envolve a ruptura de uma placa aterosclerótica, levando à completa obstrução de uma artéria coronária.

Uma série de testes são úteis para ajudar com o diagnóstico, incluindo eletrocardiogramas (ECGs), exames de sangue e angiografia coronária. A aspirina é um tratamento imediato e apropriado para uma suspeita de ataque cardíaco. Mundialmente, mais de 3 milhões de pessoas têm infartos todos os anos.

Conheça 6 sintomas que você vai sentir antes de ter um ataque cardíaco:

1

Dor no peito: é o sintoma mais comum de infarto agudo do miocárdio e é muitas vezes descrito como uma sensação de aperto, pressão e agonia. Dor no peito devido a isquemia (falta de sangue e, portanto, o fornecimento de oxigênio) do músculo cardíaco é denominado angina no peito.

Falta de ar: Também conhecido como dispneia, é um fenômeno que acontece quando ocorre danos ao coração pois limita a saída de sangue do ventrículo esquerdo, causando a falha do ventrículo esquerdo e consequente edema pulmonar.

2

Náuseas e vômito: Você pode sentir-se mal e até vomitar. A maioria dos ataques cardíacos começam com sintomas sutis - com um desconforto que muitas vezes não é descrito como dor. O desconforto no peito pode ir e vir. Não fique tentado subestimar seus sintomas ou interpretá-los como indigestão ou ansiedade.

Se você apresenta qualquer um desses sintomas de ataque cardíaco por mais de cinco minutos e melhor procurar ajuda médica o mais rápido possível. Se você não tem acesso a serviços médicos de emergência, peça para alguém levá-lo para o hospital mais próximo.

Os sintomas de ataque cardíaco variam amplamente. Por exemplo, você pode ter um pequeno desconforto no peito enquanto alguém tem uma dor excruciante. Uma coisa se aplica a todos, no entanto: Se você suspeita que está tendo um ataque cardíaco, peça ajuda médica de emergência imediatamente.

Ansiedade: é uma emoção caracterizada por um estado desagradável de agitação interna, muitas vezes acompanhada por um comportamento nervoso, como andando para lá e para cá e ruminação. A ansiedade vem acompanha de sentimentos desagradáveis ??de temor sobre eventos previstos, como a sensação de morte iminente. Esse sintoma não é o mesmo que o medo, o que é uma resposta a uma ameaça imediata real ou percebida.

Quem apresenta sintomas de ansiedade experiencia uma sensação de medo, preocupação e mal-estar, geralmente generalizada e sem foco como uma reação exagerada a uma situação que só é subjetivamente visto como ameaçador. É muitas vezes acompanhado por tensão muscular, inquietação, fadiga e problemas de concentração.

3

Vertigem (Tontura): é quando uma pessoa se sente se estivesse se movendo quando na verdade não está. Muitas vezes ela se sente que tudo ao redor está girando. Pode haver associações com náuseas, vômitos, sudorese, ou dificuldades de locomoção. É tipicamente agravado quando a cabeça faz movimentos bruscos. A vertigem é o tipo mais comum de tontura.

As doenças mais comuns que resultam em vertigem são vertigem posicional paroxística benigna, a doença de Ménière e labirintite. As causas menos comuns incluem acidente vascular cerebral, tumores cerebrais, lesão cerebral, esclerose múltipla, e enxaquecas. Como estamos listando, é comum esse sintoma aparecer em vítimas de ataque cardíaco.

4

Desmaio: é definido como uma pequena perda de consciência, curta duração e recuperação espontânea. Isso é devido a uma diminuição no fluxo do sangue para todo o cérebro geralmente causado pela baixa pressão arterial. Antes do desmaio, pode ocorrer tontura, sudorese, pele pálida, visão turva, náuseas, vômitos, sensação de calor, entre outros. A síncope também pode ser associada com um episódio de curto espasmos musculares. Se uma pessoa não perder completamente a consciência e força muscular é referido como pré-desmaio.

Fonte: Mayo Clinic

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+