• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 técnicas para estudar menos e aprender mais

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      11/04/16 às 23h16

Cada pessoa tem sua maneira de estudar, de ler e de aprender, uma com mais facilidade para aprender as coisas, outras precisam de um pouco mais de ensinamentos para compreender algum conteúdo. Mas existem algumas técnicas que são úteis para que nós possamos estudar menos e aprender muito mais. Já conhece a nossa matéria sobre as 8 escolas iradas que farão você ter vontade de estudar.

Claro que existem algumas técnicas que são básicas, como a leitura, algumas horas de estudo todos os dias, anotações de conteúdo, mas essas técnicas precisam ser usadas da maneira certa para nós obtermos sucesso nos estudos, e nós da Fatos Desconhecidos vamos ensinar algumas delas nessa matéria. Saiba como o sonho de estudar em Hogwarts vira realidade em novo "concurso para formar magos". Então, caros leitores, para você que estão procurando a melhor maneira para se estudar, confiram agora a nossa matéria com as 6 técnicas secretas para estudar menos e aprender mais:

1 - Estude em pequenas sessões

alguns-candidatos-ao-vestibular-optam-por-estudar-sozinhos-55d366d6223cc

Normalmente, quando começamos a estudar, temos longas e longas sessões que podem variar entre uma e quatro horas. Isso pode parecer normal para várias pessoas, mas um estudo mostra que na maioria dos casos, as pessoas se concentram mais em períodos entre 25 a 30 minutos. Então, a melhor forma de estudar é fazer sessões de estudos em pequenos blocos de tempo, fazendo pausas entre os blocos.

2 - Estude livre de distrações

Young Man Studying at Night isolated on black background

Você pode estudar em um lugar livre de distrações, como longe da televisão, computador, celular e qualquer coisa que possa ser uma distração para você. O silêncio total é primordial na hora de estudar e se evitarmos essas pequenas interrupções podemos obter sessões de estudo de sucesso.

3 - Fazer anotações em sala de aula

29jun2012---vestibulando-humberto-meroto-de-luca-mostra-caderno-de-anotacoes-em-sala-de-aula-de-cursinho-96-dos-moradores-do-estado-do-rio-de-janeiro-sao-alfabetizados-1340913869379_956x500

Fazer anotações em salas de aula é fundamental, mas devemos anotar apenas o conteúdo importante ou então você irá apenas copiar e copiar e nunca prestará atenção no que o seu professor diz. Depois da aula é importante você ler todas as suas anotações e as confirmar com a ajuda de livros e internet, para que você reafirme o seu conhecimento.

4 - Técnicas de leitura

leitura1

A maior parte do processo de estudo é composto por leituras de textos e para não perder tempo lendo coisas sem compreender informações, você pode usar técnicas de leitura eficazes que são fáceis de ser encontradas na internet. O objetivo é compreender e absorver o máximo de informação possível.

5 - Dividir conteúdos entre definições em conceitos

sonhar-estudando

As definições são pedaços de informações que você precisa memorizar para saber o conteúdo exato. Conceito é qualquer informação que gira em torno de definições e você precisa entender e explicar com suas próprias palavras. Depois de separar suas anotações em conceito e definição, o foco é memorizar as definições e completar os seus conhecimentos com os conceitos.

6 - Estar preparado para explicar as anotações de outras pessoas

gente-feliz

Se você for capaz de explicar com sucesso as anotações de outra pessoa, isso significa que você tem um sólido conhecimento sobre o assunto. Explicar e ensinar é, portanto, uma boa maneira de consolidar o conhecimento antes de uma prova.

E aí amigos, acham que essas técnicas podem te ajudar a estudar menos e aprender mais? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+