icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


6 tecnologias do passado que não fomos capazes de recriar ainda

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      30/10/17 às 18h49
capa do post 6 tecnologias do passado que não fomos capazes de recriar ainda

O tempo passa demasiadamente rápido e com isso, várias coisas mudam, outras evoluem e algumas são simplesmente deixadas para trás. Podemos perceber isso com a moda, que se renova e o que está em alta atualmente podem ser esquecido num futuro não tão distante. Ou vemos na tecnologia onde as coisas evoluem a cada estante, assim mudando totalmente a vida das pessoas. Se pararmos para estudar um pouco sobre o século passado, ficamos assustados com a quantidade de coisas que cresceram de forma espetacular e outras que ficaram presas lá para sempre, a ponto de serem esquecidas e as pessoas atuais não se importarem em revivê-las ou fazer uma melhoria.

Alguns procedimentos tecnológicos do passado eram extraordinários, mas por algum motivo, nós os esquecemos e não trouxemos para o mundo atual. Esses grandes feitos da antiguidade não podem ser replicados pela ciência atual de forma precisa, o que nos assusta um pouco. Listamos alguns desses exemplos para vocês que são tão curiosos como nós. Sem delongas, confiram conosco:

1 - Aço de Damasco

Durante os séculos XII e XVIII existiu no Oriente Médio uma espada diferente das demais que conhecemos. Ela era muito longa e duradoura. A arma era feita utilizando um aço chamado "Damasco", cujo processo de fabricação do mesmo ainda se mantém em discussão entre os especialistas em metalurgia. O segredo para produzir o material foi perdido, mas algumas universidades já conseguiram criar fórmulas similares, com a qualidade parecida.

2 - Vidro Flexível

Há uma lenda que afirma a existência de um "mestre dos vidros" que apresentou um objeto de vidro antes do imperador romano Tiberius. Ele deixou o material cair e teve que endireitar o dente da estatueta com um martelo. O imperador então matou o homem pensando que esse material ultrapassaria o valor da prata e do ouro imperial. Esse tipo de vidro é um material completamente avançado tecnologicamente e buscam sua fórmula para a produção de celulares futuramente.

3- Mitridacio

Dizem por aí que Mithridate, um rei que viveu de 120 a 63 a.C., criou um remédio que o chamou de Mitridacio, capaz de curar intoxicação e é produzido por todos os venenos conhecidos. Ao que tudo diz, essa fórmula sobreviveu até o Renascimento, após isso foi perdida de vez. A lenda ainda diz que o antídoto universal tinha 36 ingredientes, incluindo uma pequena quantidade de vários tipos de venenos.

4 - Fogo Grego

Os inimigos dos gregos antigos sentiam um grande medo na hora de batalhar por causa de um tipo de fogo. O fogo grego não se apagava e ainda era capaz de queimar na água, podendo ser facilmente utilizado em batalhas navais. Dizem que o mesmo era feito utilizando uma mistura a base de petróleo, extremamente inflamável e eficiente em diversas superfícies. Afirmam que os bizantinos herdaram essa fórmula secreta e repassaram com tanto sigilo que acabaram perdendo com o tempo.

5 - Concreto Romano

O concreto dos romanos durou por mais de 2000 anos sem ser destruído. Os engenheiros da atualidade comparam esse feito com os atuais que duram cerca de 200 anos. Um dos segredos para a duração desse concreto é que ele foi feito a base de areia vulcânica. Mesmo que os ingredientes sejam reconhecidos, o processo de fabricação se mantinha como um segredo até que o arqueólogo encontrou sua receita, escrita por um outro arquiteto romano, Vitruvio.

6 - Ferro de Delhi

Existe uma estátua de ferro em Dalhi, Índia, com mais de 7 metros de altura e possivelmente 1600 anos de idade. O monumento fica exposto ao ar livre, o que deixam todos surpresos por suas poucas marcas de ferrugem. Acredita-se que esse fenômeno acontece por causa da combinação no processo de fabricação do material. As autoridades locais tiveram que protegê-la com uma cerca, pois as pessoas acreditavam que se tocassem nela, teriam uma vida longa.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest