icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


6 testes assustadores que a indústria teve coragem de fazer usando animais

POR A redação EM Ciência e Tecnologia 30/10/15 às 18h25

capa do post 6 testes assustadores que a indústria teve coragem de fazer usando animais

Os testes em animais são experimentos realizados para alguma verificação. Pode ser um teste comportamental, de medicamentos, cosméticos, testes de colisão etc. Todo ano, mais de 100 milhões de animais são usados em testes científicos no mundo todo. Os piores e mais cruéis experimentos são feitos pela indústria apenas com fins comerciais.

A medicina já desenvolveu anestesia, transplante de córnea, insulina, anticoagulantes, penicilina, remédios pra pressão etc. graças aos testes com animais. Mas se tratando dos testes realizados pelas grandes corporações com fim único de terem mais produtos e aumentar os lucros é outra história.

Existem procedimentos para medir quanta dor um animal sente pra daí saber quais pesquisas precisam de métodos alternativos. Mas é difícil pra alguns pesquisadores conseguirem credibilidade com comprovações obtidas com métodos alternativos. O pessoal da ciência acredita mais em resultados conseguidos com os tradicionais testes em animais. Trouxemos os piores testes ainda realizados. A lista completa esta no site da Projeto Esperança Animal. Confira:

1- Teste de irritação dos olhos

Esse teste mede a reação dos olhos ao contato com agentes químicos encontrados em produtos de limpeza e cosméticos. Os coelhos são escolhidos para estes testes porque são baratos, fáceis de manusear e possuem olhos grandes. Os produtos são aplicados diretamente nos olhos dos animais conscientes.

2- Teste de toxidade alcoólica e tabaco

Os animais são obrigados a inalar fumaça de cigarro e se embriagar. Depois são dissecados pra estudarem os efeitos das drogas no organismo.

3- Experimentos armamentistas

As cobaias são submetidas à exposição a armas químicas e provas biológicas (exposição a insetos hematófagos). São feitos também testes balísticos e provas de munição, sendo baleados na cabeça para estudo da velocidade dos projeteis.

4- Testes de colisão

Os animais são lançados contra paredes de concreto. Babuínos, fêmeas grávidas e outros animais são arrebentados e mortos nessa prática.

5- Pesquisas Dentárias

As cobaias são alimentadas com açúcares ou têm bactérias depositadas em suas bocas para estimular a decomposição dos dentes. Nesse processo, os animais têm suas gengivas descoladas e a arcada dentária removida. Macacos e camundongos são os mais escolhidos.

6- Cirurgias experimentais

Cães, gatos, macacos e porcos são usados no desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas cirúrgicas. Com frequência os animais são mutilados, têm os membros quebrados, são cortados e  costurados sem nenhum uso de anestesia.

Você acha que a ciência deve ser perdoada pelos testes em animais posto que ajudam a salvar vidas humanas?


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest