• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 truques que os donos de supermercado usam para fazer você comprar mais

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      28/01/16 às 19h04

Comprar no supermercado é um hábito que todas as pessoas praticam quase que diariamente. Já parou para pensar quantas vezes você já foi ao supermercado, na sua vida?

E existem truques e segredos que os donos desses estabelecimentos de venda de produtos fazem para que você passe mais tempo lá dentro, gaste mais e não tenha nada tirando sua atenção.

Os donos de supermercados projetam suas lojas baseando-se em truques corporativos para que tudo aconteça de forma que você gaste mais. Você sabia que até mesmo um carrinho de compra no formato infantil é feito para um tipo de distração das crianças e fazer com que você compre?

Separamos para você uma listinha feita pelo especialista Martin Lidstrom deu uma entrevista ao site norte-americano MarketWatch explicando sobre como acontece dentro de um supermercado para que as pessoas gastem mais. Confira aí:

1 - Os itens mais comprados são colocados em lugares estratégicos

a1
Já reparou que o arroz está longe da carne, que está longe do pão, que está longe da farinha e assim sucessivamente? Pois a posição de alimentos essenciais para o dia-a-dia é pensado exatamente para que você ande mais pelo supermercado para escolher e levar mais outras coisas pelo caminho que não estão na sua lista de compras.

2 - O carrinho de compras é pensado para você

imagem-3-para-o-site-ultracarbrasil.com_.br_

Até mesmo o carrinho que você anda, coloca o filho dentro enquanto faz suas compras é criado de forma estratégica. Eles fazem o meio de transporte de produtos bem grandes, exatamente para dar a impressão de que gastou com pouca coisa e sinta que o carrinho está vazio.

3 - Coisas frescas como atração

bardanafrutas
Até a entrada de um supermercado é elaborada de forma estratégica para atrair o cliente. Os donos buscam colocar produtos bem frescos para transmitirem a ideia de que o lugar tenha mais produtos frescos no interior da loja, fazendo com que os clientes pensem que tudo é da natureza que foi apresentada na entrada.

4 - A estratégia com os preços

_C0C591E7F8E48D03D8A2C05F564919906374B48DD744C08A97_pimgpsh_fullsize_distr
Todo produto que tem preço baixo fica bem destacado na loja, enquanto que os preços altos ficam escondidos para compensar os que estão expostos. A ideia é mostrar os produtos que estão com preços mais baixos para fazer com que os clientes pensem que todos os produtos do supermercado estão com preços baixos.

5 - O seu filho é um problema

supermercado
Sim, criança é vista como um contratempo para o faturamento de um dono ou dona de supermercado. Crianças não possuem paciência para compras com os pais e acabam fazendo com que eles se apressem para comprar o que precisam e irem embora rapidamente. E para entreter as crianças, eles criam carrinhos de compra em formatos infantis, com aparência bem atrativa para fazer com que elas se sintam mais à vontade e deixe os pais passarem mais tempo comprando e colocando produtos no carrinho.

6 - O sentido de funcionamento

420367

Até mesmo como você vai andar pela loja é pensado estrategicamente pelos donos de supermercados. Eles projetam o ambiente no sentido anti-horário para que você ande sobre as seções e aprecie os produtos no seu lado direito. E o pensamento é de que as pessoas são destras e por isso acabam pegando os produtos com a mão direita do que com a outra. Se você for uma pessoa canhota, talvez isso te ajude a gastar menos.

Você já imaginou que existiam essas estratégias, quando você vai ao supermercado? Mande seu comentário para gente!

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+