icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 alimentos que adoramos mas que na verdade são muito nojentos

POR A redação EM Entretenimento 03/11/15 às 19h43

capa do post 7 alimentos que adoramos mas que na verdade são muito nojentos

Alguns alimentos que adoramos nos decepcionam pelo fato de serem tão gostosos e sua fabricação ser tão nojenta. Mesmo sabendo dos processos de vários produtos, alguns são tão gostosos - como o bacon por exemplo -  que nós não ligamos e continuamos a consumir o produto. E quando vamos fazer compras, nos perguntamos como alguns produtos são produzidos para que cheguem as pratilheiras e possamos comprá-los.

O negócio é que muitos desses produtos que nós consumimos em casa junto aos nossos familiares, tem o processo de fabricação que deixaria a maioria de vocês surpresos, isso tudo sem citar alguns ingredientes estranhos que são utilizados no processo. Para você se informar do que você anda servindo na mesa da sua casa, separamos aqui alguns alimentos que são gostosos mas muito nojentos no processo de fabricação:

1- Salsicha

A salsicha é um produto usado por muitas pessoas no mundo inteiro. Sua fabricação é feita por uma mistura de restos de carne de boi, frango e porco, além de muito sal, corantes, amido e aromatizantes, que ajudam a disfarçar o sabor. Depois de misturar todos esses ingredientes, a água é pulverizada dando a textura de lama. E então, a salsicha é assada e embalada para que você compre e faça aquele cachorro quente maravilhoso para toda sua família.

2 - Patê

O patê é feito com o descarte de vísceras e de carne de diferentes animais, ou seja, o resto e a sobra das vacas, porcos e patos. Para conseguir aquela textura consistente, é adicionado farinha, leite, temperos, conservantes e vários outros aditivos. Apesar da fama do patê ser feito de fígado, esse não é o produto principal na fabricação, mas o que mais indigna as pessoas é a maneira com que os fabricantes engordam e sacrificam os patos.

3 - Chouriço

O chouriço é feito com sangue de porco coagulado. Primeiro lava-se as tripas do porco com sabão e limão várias vezes, até que fique sem cheiro. Então é preparado o recheio, colocando-o uma panela com sangue fresco temperado com alho, cebola, açúcar, sal e orégano. Depois de ferver, da-se um nó na ponta da tripa que é recheada com os ingredientes citados através de um funil. Então, fecha-se a outra extremidade da tripa e ferve-se novamente por trinta minutos. E finalmente está pronto o famoso chouriço, uma espécie de linguiça recheada com sangue de porco e alguns temperos especiais.

4 - Gelatina

Esse alimento, consumido por muitas pessoas, é feito de uma proteína animal chamada colágeno, retirada do couro do boi. O processo inicia-se com as raspas da pele do boi. Essas raspas são tratadas com alguns produtos químicos para extrair o colágeno, que é filtrado para se separar de restos de gorduras e fibras. Então, a solução é concentrada em evaporadores, esterilizada e seca, para que assim o produto seja moído, gerando um pó incolor que é mandado direto pra sua mesa. Apesar do processo estranho, a gelatina é produto inofensivo, livre de colesterol, sem conservantes e nem aditivos.

5 - Nuggets

Algumas lendas já foram criadas sobre os famosos nuggets. Em 2010 foi divulgada uma foto sobre uma meleca cor de rosa na qual supostamente era matéria prima dos McNuggets. Mas isso foi desmentido pela Mc Donalds por um vídeo feito por uma funcionária na fábrica de Cargill Ltda. no Canadá, responsável pelos nuggets. A funcionária fez um tour pela fábrica mostrando todo o processo e ainda ressalta que há apenas peito de frango e uma quantidade pequena de pele de frango. Ainda existe uma outra teoria de que nuggets são feitos apenas de restos que não podem ser aproveitados, como olhos, bicos e patas, utilizando todo o animal e evitando o desperdício.

6 - Suco em pó

Como já é de se imaginar, o suco em pó não contém quase nada da poupa da fruta. Apenas 1% do conteúdo vem da fruta, sendo o resto feito de amido de milho ou de mandioca, para adoçar e render. Muito diferente do que as embalagens desse tipo de suco nos mostram, com aquelas lindas frutas, o suco em pó faz muito mal para saúde. Esse produto que ousamos chamar de "suco" nada mais é que a mistura de corantes, conservantes, açucares, os quais não possuem qualquer valor nutricional. Assista aqui um vídeo que fala dos males que esse suco pode causar para nossa saúde.

7 - Bacon

Feito de carne de barriga de porco, que contém muita gordura, o bacon foi criado a partir de restos de bifes que eram conservados com sal e fumaça. Essa fumaça, ou "fumaça liquida" como é bem conhecida, é um produto químico que é injetada e banhada nas peças de carne para simular o sabor defumado do bacon. O problema é que esse produto químico é utilizada para ter um lucro rápido, e que no futuro pode nos causar doenças crônicas, já que nosso organismo não está preparado para digerir grandes quantidades de produtos químicos.

Caros leitores, gostaram da nossa matéria? Já sabiam da fabricação de todos esses alimentos? Comenta aqui pra gente debater esse assunto.


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest