icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 alimentos venenosos que você adora comer (sem saber disso)

POR Ana Luiza Andrade EM Entretenimento 19/07/17 às 16h58

capa do post 7 alimentos venenosos que você adora comer (sem saber disso)

Como é bom comer. Ainda mais quando temos a certeza de que os alimentos que estamos colocando na mesa são orgânicos e saudáveis. Afinal, "nós somos aquilo que comemos". E se queremos ser saudáveis temos que saber a origem da nossa comida. Mas nem tudo aquilo que consideramos bom, e comemos diariamente, estão livres de toda e qualquer substância danosa ao ser humano.

É preciso ter cuidado com o que comemos. Porque aquilo que mata a nossa fome, também pode nos matar.

Então, aqui vai uma lista potencialmente perigosa de alimentos. Não fique assustado se você ingerir muitos deles, nós os comemos todos os dias, só temos que prestar mais atenção:

1 - Tomate

Não se deve comer os talos nem as folhas do tomate, eles contêm um veneno alcalino, que pode causar problemas no estômago. Os tomates verdes também podem ter o mesmo efeito. Mas para ser fatal é preciso consumir uma quantidade monstruosa de tomates verdes, ou talos, ou folhas do tomateiro. É melhor ficar longe deles, por precaução.

2 - Cogumelos

Nem todos os cogumelos são venenosos. Os cogumelos "Paris" e "Shitake" por exemplo, são largamente utilizados na culinária e não fazem mal ao ser humano. Mas nunca colha cogumelos silvestres sem conhecer exatamente a espécie do fungo. Alguns são extremamente venenosos e podem levar o indivíduo à morte. Com cogumelos não há espaço para brincadeiras.

3 - Sementes de frutas

Não se pode comer as sementes das maçãs, das cerejas, dos pêssegos e dos damascos. Essas sementes possuem um tipo de cianeto hidrogenado conhecido como ácido prússico. Fique satisfeito com a fruta que já é deliciosa o suficiente. Não é por acaso que as sementes são tão duras e você nunca viu ninguém se alimentando delas. Não devem mesmo ser ingeridas.

4 - Noz-moscada

A noz moscada deve ser usada com extrema moderação. É verdade o que dizem: ela é mesmo alucinógena. Mas nem tente usá-la para esse efeito. Apenas 0,2% no organismo de um ser humano é capaz de causar convulsões e 0,3% pode levar a um ataque epilético. Ingerir uma noz moscada inteira é morte na certa. Então, novamente: é necessário usá-lo com extrema moderação.

5 - Batatas

Sim, as batatas. Não estamos demonizando todos os alimentos e as batatas são uma das principais fontes de energia da história da humanidade. Nós só precisamos aprender a observá-las com mais atenção. É que as batatas possuem um composto tóxico chamado de glicoalcalóides. Eles estão presentes nas folhas e brotos das batatas. É um mecanismo de defesa desses tubérculos contra os insetos.

Por isso é preciso evitar as batatas muito velhas e com aspecto esverdeado, elas podem conter esse composto em excesso. Também convém observar o sabor, esse composto tóxico a deixa com um sabor amargo e picante. Apenas 3 mg desse veneno pode ser fatal. Pode causar cólicas, diarreias, dores de cabeça, coma e finalmente, o óbito.

Cuide bem de suas batatas.

6 - Atum

É necessário equilíbrio quando se trata do atum. Comê-lo em excesso nunca é bom. Isso porque o atum absorve o mercúrio presente na água. Essa substância pode passar pelos rins ou ir direto para o cérebro levando a pessoa à loucura. Os médicos não recomendam esse alimento para crianças e mulheres grávidas. Para quem "não" precisam de tantos cuidados, moderação.

7 - Amendoim

Muita gente tem alergia a esse alimento. E quem não sabe que é alérgico, está correndo risco de vida. Os sintomas mais comuns são anafilaxia, que prejudica a respiração da pessoa, podendo levar a um choque ou até mesmo a perda de consciência. Antes de comer essa semente salgadinha tão gostosa, convém fazer exames para detectar alergias. Nunca se sabe.

É por isso que devemos cuidar mais da nossa alimentação. Estudar os alimentos não é só uma questão física dos atletas, mas sim de saúde, e diz respeito a todos. Quando nosso corpo está bem, todo o restante fica mais fácil. E comer sem culpa, sabendo exatamente o que colocamos no prato, deixa tudo ainda mais gostoso.

Bom apetite! E não esqueça de deixar o seu comentário.


Próxima Matéria
avatar Ana Luiza Andrade
Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest