icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 animações que não passam de cópias de filmes mais famosos

POR Gabriela Tyemi    EM Fatos Nerd      07/02/18 às 15h46
capa do post 7 animações que não passam de cópias de filmes mais famosos

Você já assistiu filmes com a premissa parecida? Isso é muito comum em alguns gêneros cinematográficos como suspense e terror. Mas, quando a semelhança é grande, fica difícil saber se houve uma cópia de ideias ou se foi apenas coincidência. Nos filmes animados, isso ocorre com frequência. O problema é que esses tipos de filmes demoram anos para serem produzidos, então sempre existe aquela pontinha de desconfiança quanto a originalidade da produção.

Mas, em alguns casos, a cópia é descarada. Só de ler a sinopse de Selvagem e Madagascar dá para perceber que as histórias são iguais. Separamos 7 animações que não passam de cópias de filmes mais famosos. Confira:

1 - FormiguinhaZ (1998) / Vida de Inseto (1998)

Quando a DreamWorks começou a fazer FormiguinhaZ, a Pixar já estava no meio da produção de Vida de Inseto. As duas tem praticamente a mesma premissa: um inseto estranho e desajeitado descobre o seu valor em um regime opressivo e faz grandes coisas. Contudo, FormiguinhaZ foi feito mais rápido e com uma qualidade inferior, mas tinha um elenco de atores famosos. Ambos os filmes foram bem aceitos pelo público.

2 - Viva - A Vida é Uma Festa (2017) / Festa no Céu (2014)

O anúncio de Viva - A Vida é uma Festa foi recebido com entusiasmo. A animação pretendida abordar um estilo colorido com músicas vibrantes no Dia dos Mortos, em uma homenagem ao México. Contudo, a Pixar foi criticada depois que algumas pessoas perceberam semelhanças com o filme da 20th Century Fox de 2014 Festa no Céu. A animação também era ambientada durante o Dia dos Mortos no México, e teve um sucesso moderado.

3 - O Espanta Tubarões (2004) / Procurando Nemo (2003)

Duas animações sobre peixes foram lançadas consecutivamente pela Pixar e DreamWorks, Procurando Nemo e O Espanta Tubarões. Apesar do CEO da DreamWorks Animation, Jefrrey Katzenberg, afirmar que as semelhanças entre as produções eram meras coincidências, algumas pessoas duvidaram. Certo, O Espanta Tubarões apresenta personagens com problemas adultos e Procurando Nemo aborda a relação entre pai e filho, apesar da mesma ambientação, as histórias são mesmo diferentes. O que você acha?

4 - Pets - A Vida Secreta dos Bichos (2016) / Toy Story (1995)

A premissa de Pets - A Vida Secreta dos Bichos em 2016 era simples: animais de estimação que partem para a aventura quando os seus donos não estão por perto. Já viu algo parecido? A animação de animais parece ter arrancado a fórmula de Toy Story. O personagem principal é usado para chamar a atenção de seu dono, exatamente como Woody. Então, eles adotam um novo animal de estimação que atrai toda a atenção do proprietário, causando conflito, assim como o Buzz.

5 - Tá Dando Onda (2007) / Happy Feet: O Pinguim (2006)

Tanto Tá Dando Onda quanto Harry Feet: O Pinguim são sobre pinguins polares. Quantas animações que são focadas nesse animalzinho você já assistiu? Assim como o caso de Procurando Nemo e O Espanta Tubarões, o tema dos dois filmes é bem diferente: um é sobre um Campeonato Anual de Surf, e o outro é um drama sério sobre o ambientalismo.

6 - Selvagem (2006) / Madagascar (2005)

Um grupo de animais criados em cativeiro escapa acidentalmente do Zoológico do Central Park em Nova York em direção a África. Esses animais se unem para voltar para casa em segurança... não tem como negar que Selvagem e Madagascar parecem o mesmo filme de estúdios diferentes - Disney e DreamWorks, respectivamente. Neste caso, Madagascar fez muito mais sucesso, e acabou se tornando uma franquia popular e um dos pilares fundamentais do seu estúdio.

7 - Izzie's Way Home (2016) / Procurando Dory (2016)

Produzido pelo estúdio The Asylum, Izzie's Way Home é um desenho animado sobre peixes, muito semelhante com Procurando Dory, da Pixar. Izzie é um peixe estranho que mora com o pai, Harold. Ele se esforça para protegê-la dos valentões e de ser devolvida ao oceano pelo humano que os mantém no aquário. Em uma reviravolta, Izzi e Harold são devolvidos para o mar separadamente. O filme se concentra em Izzie fazendo amizade com os outros peixes enquanto ela e seu pai tentam se achar. Muito parecido, não?

Qual dessas produções você acha que mais exagerou na cópia? Deixe nos comentários e compartilhe a matéria.


Próxima Matéria
avatar Gabriela Tyemi
Gabriela Tyemi
Não tenho coisas preferidas.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest