icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 animais brasileiros que NÃO estão mais ameaçados de extinção

POR Isabela Ferreira EM Mundo Animal 07/12/17 às 15h01

capa do post 7 animais brasileiros que NÃO estão mais ameaçados de extinção

Embora a fauna brasileira seja uma das mais ricas do mundo, essa diversidade passa por constantes crises. Muitos de nossos animais estão extintos, ou na lista de ameaçados de extinção. Tal fator é consequência tanto do desmatamento, visto que é um ato que destrói o habitat natural de várias espécies, quanto da caça. No ano de 2014, foram divulgados novos dados sobre esses animais, incluindo aqueles que haviam deixado a lista de ameaçados.

Graças ao trabalho de órgãos de conservação e atividades particulares, 170 animais brasileiros foram retirados dessa lista. Entretanto, é importante mencionar que ainda precisam ser mantidas sob cuidados. Elas ainda podem estar em situação de perigo caso não sejam preservadas. Pensando nisso, separamos abaixo alguns desses animais que não estão mais ameaçados de extinção. Confere aí!

1 - Baleia Jubarte

A baleia-jubarte foi considerada ameaçada de extinção durante muito tempo. Também é conhecida como baleia-corcunda, ou baleia-cantora. É uma das maiores espécies de que se te conhecimento, visto que um adulto pode alcançar de 12 a 16 metros de comprimento, podendo pesar até incríveis 40 toneladas. Elas costumam migrar cerca de 25 mil quilômetros todos os anos, chegando aos litorais brasileiros. Felizmente, sua população teve um grande aumento, fazendo com que fosse um dos 170 animais a sair da lista de ameaçados de extinção.

2 - Arara-azul-grande

No geral, sempre foi de conhecimento popular que a arara-azul era um dos animais brasileiros com maior risco de extinção. No entanto, segundo a nova lista divulgada, a arara-azul-grande acabou deixando a lista de animais em risco. Também conhecida como arara-preta pelo Mato Grosso. No ano de 1988 estima-se que existiam apenas 2.500 indivíduos vivos da espécie. De lá pra cá, o número veio aumentando bastante.

3 - Albatroz-de-sobrancelha

Já ouviu falar dela? É uma especie de ave migratória que costuma viajar por todo o hemisfério sul. Estava na lista de animais ameaçados de extinção, mas graças ao magnífico trabalho desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com projetos de conservação da espécie, tiveram a gratificante recompensa de fazer com que o animal deixasse a lista.

4 - Uacari

Uacari, também conhecida como Cacajao, é uma das mais misteriosas espécies de macaco em nosso país. Sua pelagem pode ser acinzentada, amarelada ou até mesmo esbranquiçada. Costuma se mover por altos galhos de árvores por meio de pequenos saltos. Tem uma alimentação baseada principalmente em insetos e pequenos frutos, habitando principalmente regiões ao norte da Amazônia. Sua população havia diminuído drasticamente , contando com poucos animais vistos. Felizmente, conseguiram restabelecer a espécie e sair da lista de ameaçados.

5 - Jaguatirica

A jaguatirica é apenas mais um dos felinos que até pouco tempo, corriam risco de extinção. Estima-se que o animal tenha 10 subespécies das quais algumas já foram completamente extintas. No entanto, a espécie que habita nosso país conseguiu deixar a lista de ameaçados, graças ao trabalho de grupos de conservação que tinham como principal objetivo, fazer com que a população desses animais se expandisse.

6 - Papagaio-da-cara-roxa

Acredita-se que o habitat dessa ave se restrinja às matas litorâneas localizadas ao sul e sudeste de nosso país. Mede aproximadamente 36 centímetros, possuindo a cabeça e garganta roxas, o que lhe dá tal nome. Felizmente, as aves também conseguiram expandir sua população, fazendo com que fossem retiradas da lista de animais em extinção.

7 - Mico-leão-da-cara-preta

Naturais da Mata Atlântica, esses pequenos micos sempre sofreram muito devido a um simples motivo: a vasta destruição de seu habitat natural. Estiveram considerados como ameaçados desde o ano de 2004. No entanto, mais uma vez devido a esforços de grupos de conservação, acabaram deixando a lista de ameaçados. Por outro lado, vale ressaltar que sua população ainda é muito baixa, o que os torna constantemente vulneráveis.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem outros animais que foram retirados da lista? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest