• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 animais criados pela mão do homem

POR Arthur Porto    EM Ciência e Tecnologia      28/08/19 às 18h30

Durante a conferência anual batizada de MARS (Marte), o CEO da Amazon, Jeff Bezos, fez um discurso e tanto ao apresentar a seleta plateia uma libélula robótica. Criado pela Festo, o inseto "tech" é o mais novo membro da família de animais robôs.

Ironicamente, os cientistas da companhia Amazon tiveram a Amazônia (floresta) e o Parque Nacional de Serengueti como fontes de inspiração para suas criações biorrobóticas. Entretanto, não é de hoje que o ser humano se inspira na natureza para criar certos tipos de tecnologia.

Diversos animais já foram criados pelo homem. No entanto, o universo da computação bioinspirada fez com que os animais robóticos avançassem ao ponto de serem semelhantes às suas verdadeiras versões, tanto no visual quanto na forma de agir.

Conheça, agora, sete exemplos deste casamento perfeito entre natureza e tecnologia e cérebro e processadores. Os animais são de impressionar.

1. Cheetah 3 - O guepardo acrobata

Em suma, o Cheetah 3 foi desenvolvido pelos engenheiros mecânicos do renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) com o objetivo de estabelecer novas regras para o jogo da ciência e da tecnologia. O animal com pode atingir uma velocidade de até 16 km/h e não quebra facilmente. Além disso, o Cheetah 3 é primeiro robô de quatro patas a dar uma pirueta mortal 360º de costas.

2. IceWorm - O verme gelado

Desenvolvido pelo Grupo de Robótica para Ambientes Extremos da NASA, o IceWorm foi criado para explorar regiões do planeta onde os humanos não podem chegar, como, por exemplo, o monte Érebo, na Antártida. Por emitir demasiado monóxido de carbono em seus túneis, é totalmente inviável à exploração humana. Os movimentos do IceWorm funcionam como uma espécie de broca entra-e-sai do gelo. De acordo com a NASA, no futuro, uma uma nova versão do IceWorm poderá ser utilizado até para explorar o espaço.

3. Tombot - O cãopanheiro robô

O Tombot foi criado especificamente para dar suporte emocional, amor e afeto a idosos que sofrem com o terrível mal de Alzheimer. Além disso, para interagir de forma inteligente com o ser humano, o cachorro captura as expressões faciais humanas. Ah, e sabe porque o cachorro tem essa carinha tão fofa? Simplesmente porque os criadores dos Muppets participaram do processo de criação do animal.

4. AntBot - A formiga biônica

A formiga robô foi desenvolvida pela Universidade de Marselha, na França. O animal foi inspirado em uma formiga do gênero Cataglyphis. Em suma, a formiga robô utiliza luz polarizada e radiação ultravioleta para mover-se. A máquina possui seis "patas" e 22,8 centímetros. Além disso, a formiga robô possui uma mobilidade melhor em terrenos acidentados, permitindo acessar, por exemplo, áreas de desastres naturais onde um robô com rodas circulares ou um drone não poderiam chegar.

5. CRAM - O robô barata

Como sabemos, as baratas conseguem se infiltrar na menor das menores rachaduras. E tudo isso em uma velocidade impressionante. Essa sorrateira característica do animal fez com que a Universidade da Califórnia tivesse a ideia de desenvolver um robô resistente e adaptável. Foi aí que surgiu o robô barata. O robô CRAM possui uma casca maleável e dura, permitindo comprimir suas patinhas robóticas para ir mais longe. Do tamanho da palma da mão, os robôs CRAM foram desenvolvidos para acessarem zonas de conflitos e desastres naturais.

6. O robô cobra

O robô-cobra foi criado por engenheiros da Universidade Carnegie Mellon. O corpo do robô é composto de módulos que podem se mover de forma independente. A máquina, totalmente versátil, pode ser utilizada em operações de resgate e é capaz de se locomover na areia como uma serpente de verdade.

7. Polvo

Bem menor do que os outros robôs desta lista, este robô-polvo é também o mais delicado. Como o molusco, o pequeno braço consegue segurar e manipular objetos, inclusive os mais sensíveis. No futuro, esse polvo poderá ser útil em microcirurgias.

Próxima Matéria
Via   Red Bull     Exame  
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+