• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 animais extintos e estranhos que você provavelmente nunca ouviu falar

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      17/07/18 às 15h55

Todo mundo já ouviu alguém começar um argumento ou justificar alguma coisa começando a falar "desde que o mundo é mundo". Bom, desde que o mundo é mundo tem muito tempo e com certeza já existiram várias coisas e habitaram várias espécies diferentes que nós nem sonhamos. A maioria delas era tão grande que com certeza pirariam na cabeça de qualquer um.

Quando pensamos em criaturas que viveram aqui antes de nós, são dinossauros que nos vem à cabeça, mas o mundo é bem mais diverso que Jurassic Park. Existiam os mais variados tipos de animais bizarros e surpreendentes que pareciam tirados de algum filme de ficção. Esses são alguns dos animais mais estranhos que já passaram pela terra.

1 - Livyatan

Doze milhões de anos atrás existia uma espécie de baleia chamada Livyatan Melvillei na costa do Peru. Elas eram tão grandes quanto o cachalote, uma espécie de baleia atual, com alguns exemplares crescendo 18,5 metros. Mas a grande diferença é que o Livyatan Melvillei tinha uma boca enorme cheia de dentes enormes. Esse tipo de baleia se alimentavam de outras baleias. Suas bocas eram parecidas as das atuais baleias assassinas, mas três vezes maiores. Alguns dos dentes tinham 0,3 metros de comprimento e 10 centímetros de largura.

2 - Paraceratherium

Ele pode ter sido o maior mamífero a caminhar na Terra. Era um rinoceronte gigantesco que media 7,5 metros. Seus ombros se elevavam 5,5 metros acima do solo, mas seu pescoço podia levar toda a criatura a uma incrível altura de 8 metros. Mais importante que sua altura era seu peso. Os maiores tinham cinco vezes mais massa que um elefante. Esse rinoceronte não tinha chifres, mas como era gigantesco não precisava deles. Seus dentes eram tão grandes que foram comparados às presas de um elefante. Até recentemente ele foi a maior criatura que já andou na Terra, e talvez ainda pode ser.

3 - Cygnus Falconeri

A ilha de Malta foi o lar de algumas das mais estranhas espécies do reino animal. Centenas de milhares de anos atrás era o Pleistoceno Médio. A ilha estava cheia de elefantes pigmeus que eram diminuídos por enormes cisnes. Os cisnes eram chamados de Cygnus falconeri e eram enormes. Eles tinham asas que se estendiam a 3 metros. Eles eram tão grandes que eram incapazes de voar. Em vez disso eles se alimentavam de terra seca. Eles tinham uma média de 80 centímetros de altura.

4 - Platybelodon

Esses antigos elefantes tinham mandíbulas enormes que se pareciam com uma pá. Eles tinham incisivos inferiores excepcionalmente longos que poderiam usar para remover a sujeira e encontrar coisas escondidas embaixo. Os dentes também funcionavam como foices cortando a vegetação densa.

5 - Garganornis

Na antiga Itália existia um ganso gigante chamado Garmanornis ballmanni que era uma criatura digna de ser temida. Ele era um animal de 23 quilos com asas enormes que serviam para espancar outros animais aos invés de voar. Suas asas eram cheias de ossos que foram especialmente projetadas para dar tapas em outros animais. O animal era um herbívoro que passava a maior parte do tempo procurando plantas para comer em terra firme.

6 - Hoplitomeryx

Esse animal se encaixaria perfeitamente com todas as criaturas mitológicas. O hoplitomeryx é um cervo de cinco chifres. Segundo todos os relatos, ele teria se parecido muito com um cervo de hoje em dia. Era um pouco maior e tinha pernas mais longas. Alguns até o descrevem como parecido com um girafa. Mas todas essas diferenças eram ignoradas facilmente pelos chifres estranhos e salientes. Além dos chifres que ficam sobre a cabeça de um cervo moderno, essa espécie antiga tinha um segundo par de chifres menores e curvados acima dos olhos. Seus dentes se projetavam também. Seus caninos, que se se sobressaiam como espadas curvas e eram tão grandes que apareciam do lado da boca da criatura, mesmo quando seus lábios estavam selados. Todos esses recursos criavam um efeito majestoso e aterrorizante.

7 - Leedsichthys

Esse era o maior peixe que já viveu na Terra e nadou nas águas da Europa. Não se sabe ao certo quão grande ele realmente foi, porque seu esqueleto completo nunca foi encontrado. Então seu tamanho é apenas um palpite. Mas algumas das estimativas mais conservadoras colocam a criatura com cerca de 17 metros de comprimento. Isso é maior que um ônibus escolar. Algumas estimativas mais loucas sugerem que ele era maior que uma baleia azul. A teoria do 'maior que o ônibus' é a mais provável. Esse peixe era tão grande que seus ossos foram confundidos com as mandíbulas de dinossauros.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+