• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 animais mais caros do zoológico

POR Cristyele Oliveira    EM Mundo Animal      14/01/20 às 22h01

Quase todo mundo já foi ao zoológico , pelo menos uma vez na vida, certo? Até porque esse tipo de passeio é uma das atividades familiares mais populares do mundo, levar os filhos pequenos para conhecer os animais mais bonitos. Se você nunca foi a um zoológico pessoalmente, provavelmente, já viu pela televisão e sabe quais os tipos de animais que têm em um zoológico. Embora os zoológicos ainda gerem muitas controvérsias, devido à situação dos animais que ficam presos em gaiolas, eles mantêm a sua existência.

Muito disso, se deve à quantidade significativa de dinheiro que os zoológicos movimentam. Por trás dos bichinhos bonitinhos que vemos, existe toda uma operação de economia. Os zoológicos precisam lidar com instalações especiais, bem como as condições em que os animais são mantidos e alojados, alimentados e assim por diante. Não é nada barato manter um elefante, por exemplo. Confira a seguir, os 7 animais mais caros do zoológico.

1 - Panda gigante

O panda gigante é uma das principais atrações dos zoológicos, mas esse animal é o mais caro do mundo, para ser mantido em cativeiro. Nos Estados Unidos, existem apenas quatro zoológicos que exibem o panda gigante. O motivo desse animal ter uma despesa tão alta como a taxa de leasing (locação financeira ou arrendamento mercantil) que os americanos pagam anualmente à China, ou seja, US$ 1 milhão. Além disso, os pandas gigantes são cinco vezes mais caros do que os elefantes, porque é muito caro produzir os 40 quilos de bambu, que eles comem diariamente.

2 - Elefantes

Depois do panda gigante, o animal mais caro, para se manter em um zoológico, é o elefante. Esses mamíferos são os maiores animais existentes que vivem em terra. Por esse motivo, eles são uma grande atração para pessoas de todas as idades. Mas devido ao seu tamanho, eles custam mais caro, quando se tratam de suas piscinas especiais, alojamentos, transporte e paisagismo. Mas o mais caro ainda é a alimentação. Para se ter uma ideia, um elefante pode comer por 18 horas seguidas.

3 - Hipopótamos

Os hipopótamos são os terceiros maiores animais que vivem na terra, depois dos rinocerontes e dos elefantes brancos. Esses animais defecam tanto, que é necessário alguns mecanismo especiais de filtragem, para eliminar os resíduos constantemente e sistematicamente do ambiente deles. Por serem animais bastante temperamentais e agressivos, eles necessitam de piscinas especiais de água para o ambiente deles. Isso porque os hipopótamos podem passar até 16 horas, na água diariamente.

4 - Mico-leão-dourado

O mico-leão-dourado é um macaco nativo das florestas brasileiras e uma das várias espécies ameaçadas de extinção no mundo. Devido a essa ameaça, os zoológicos gastam uma quantia considerável para manter o seu habitat, o mais natural possível. Os gastos começam desde o transporte para o zoológico, depois vem a alimentação, a quarentena, permissões de locomoção e check-up. Por terem hierarquias sociais mais complexas para acasalamento, os zoológicos precisam de mais do que uma comunidade de macacos. Na realidade, é necessário uma rede de macacos que se acostumaram a viver juntos. O que torna o custo de manter esses animais ainda mais alto.

5 - Filhotes de leão branco

O fato de ter menos de 300 filhotes de leões brancos, em todo o mundo faz desses animais uma das espécies mais caras para se manter em zoológicos. Devido a uma mutação rara que faz com que os pelos desses animais serem brancos, torna esses leões um dos animais mais raros do planeta. Infelizmente, muitos filhotes de leão branco não chegam à idade adulta na natureza, e nesse caso eles tem mais chances em zoológicos. No entanto, eles geram um alto custo de moradia, cuidados e alimentação.

6 - Cacatua das palmeiras

As cacatuas das palmeiras são nativas da Austrália e são as maiores cacatuas negras existentes no mundo. Com uma beleza única, essas aves são conhecidas por serem muito afetuosas e dóceis. O que torna a criação desses animais em zoológicos cara, é o fato de que eles são muito difíceis de se reproduzir. Sem contar que o número dessas aves caiu muito nos últimos anos. Muito disso devido ao comércio de caça, perda de habitat e esporte.

7 - Tucano

Os tucanos são um dos animais mais caros, tanto na natureza (pela raridade), quanto nos zoológicos. Esses animais vivem uma ameaça muito perigosa, que é a perda de seu habitat natural. E esse fato afeta a diversidade e a saúde das florestas. Por esse motivo, manter uma população de tucanos em um zoológico acaba saindo um investimento bem alto.

E você já esperava que esses fossem os animais mais caros do zoológico? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+