• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 animais mais famosos que boa parte dos humanos

POR Jesus Galvão    EM Mundo Animal      08/10/19 às 18h09

Desde os primórdios da humanidade, os animais cercam e integram o cotidiano dos humanos. E isso, não engloba apenas a finalidade de se alimentar e utilizar de alguns recursos providos pelos animais, como o couro ou o auxílio nas atividades manuais, como agricultura ou transporte. Ao observarmos os animais, muito nos foi ensinado sobre muitos aspectos da própria natureza e que, muito provavelmente, garantiram a sobrevivência de nossa espécie.

Quando estudamos o desenvolvimento das ciências, nos os analisamos, documentamos suas ações e nos impressionamos com toda sua diversidade. Dessa forma, não é algo surpreendente que algumas de suas habilidades tenham chamado nossa atenção. Nesse ínterim, alguns animais acabaram se tornando tão famosos quanto algumas celebridades. Pensando nisso, hoje, preparamos uma lista com os espécimes que acabaram alcançando a fama e se tornando verdadeiras ''celebridades''. Confira!

1 - Mike, o frango sem cabeça

Em 10 de setembro de 1945, Lloyd Olsen e sua esposa, Clara, estavam em sua fazenda em Fruita, no estado de Colorado, quando escolheram uma galinha para o jantar. Um galo, chamado Mike, foi escolhido e, em seguida, decapitado. Surpreendentemente, Mike sobreviveu.

Quando sofreu o golpe, o tronco cerebral da ave permaneceu intacto. O que permitiu a Mike manter suas funções motoras básicas. Além do mais, por sorte, um coágulo se formou, impedindo que ele sangrasse até a morte. Mike costumava ser alimentado por uma espécie de sonda, o que lhe permitiu viver ainda por cerca de 18 meses.

2 - Alex, o papagaio

 Alex, o papagaio e a psicóloga, Irene Pepperberg, ao longo de 30 anos,  mostraram que os papagaios são ainda mais inteligentes do que a maioria das pessoas pensa. Alex foi objeto de um estudo, que desejava determinar se os pássaros possuem habilidades básicas de raciocínio. Ele era um papagaio-cinzento, uma espécie muito conhecida por sua capacidade de imitar a fala humana. O papagaio conhecia mais de 100 palavras e possuía uma impressionante capacidade de distinguir formas e cores.

Mas, isso não era necessariamente algo revolucionário. Entretanto, Alex também conseguiu resolver problemas mais complexos e usar suas próprias habilidades de raciocínio para encontrar respostas e soluções para os mesmos. De acordo com Pepperberg, Alex possuía a inteligência de um humano de cinco anos.

 3 - O gorila Koko

Uma gorila fêmea, chamada Koko, participou de um experimento e mostrou uma incrível habilidade de entender e usar a língua de sinais americana. O animal nasceu em 1971, e desde que tinha apenas 1 ano de vida, ela começou a participar do estudo. O treinador de Koko afirmou que o vocabulário de linguagem de sinais do primata era de cerca de mil palavras. Além do mais, Koko conseguia compreender cerca de 2 mil palavras do inglês falado.

4 - Paul, o polvo

Os polvos são animais inseridos em algumas das espécies de invertebrados mais inteligentes que existem. Eles possuem boa memória, uma apurada habilidade de aprendizado e demonstram possuir personalidades diferentes. Há algum tempo, um polvo, chamado Paul, acabou atraindo a atenção das pessoas. Isso por ter se tornado uma espécie de oráculo, em alguns jogos de futebol da Alemanha, em dois grandes torneios. Paul conseguiu "prever" o time vencedor em 11 dos 13 jogos da Alemanha, durante a Euro 2008 e a Copa do Mundo 2010.

5 - Ovelha Dolly

Em julho de 1996, nascia o primeiro mamífero clonado a partir de célula somática adulta do mundo:a ovelha Dolly. No entanto, seu nascimento foi envolto em muito controvérsia. Muitas pessoas viam o feito como um grande avanço da ciência, enquanto outras tantas não concordavam com a natureza de sua clonagem. Dolly conseguiu viver uma vida, aparentemente, normal. Entretanto, aos seis anos e meio de vida, ela precisou ser sacrificada devido a uma doença pulmonar.

6 - Washoe, o chimpanzé

Muitos estudos e experimentos já comprovaram que os chimpanzés possuem uma estrutura social complexa, boas habilidades de comunicação, raciocínio e excelente capacidade de usar ferramentas. E muito do que sabemos sobre esses animais, atualmente, se deu graças a um espécime em particular, o chimpanzé Washoe.

Washoe se tornou o primeiro não humano a aprender a linguagem de sinais americana. Ele foi criado como uma criança com deficiência auditiva, por Allen e Beatrix Gardner, e antes de morrer, em 2007, aos 42 anos, o animal conhecia mais de 250 palavras.

7 - Knut, o urso polar

Depois de ser rejeitado por sua mãe, Knut foi criado em cativeiro, em um zoológico, em Berlim. Knut foi o primeiro filhote de urso polar a viver sua vida, desde a infância em um zoológico. Ele viveu por mais de 30 anos. Muitas pessoas desejam conhecer Knut e o animal acabou se tornando uma grande atração turística.

A vida em cativeiro, por muito tempo, esteve envolta em polêmica. Mas o zoológico, onde Knut habitava, seguiu mantendo os cuidados com o animal. Entretanto, o urso morreu subitamente aos quatro anos. De acordo com uma autópsia, Knut sofria de encefalite, o que causou uma convulsão enquanto ele nadava, o fazendo morrer afogado.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Posteriormente, não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+