icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 animais que comemos e que contém algum tipo de veneno mortal

POR Isabela Ferreira EM Mundo Animal 30/11/17 às 13h35

capa do post 7 animais que comemos e que contém algum tipo de veneno mortal

Sabe quando você está em casa e bate aquela fome? Você vai ver nos armários e não encontra nada para comer. Olha na dispensa e também está vazia. Ou pelo menos, nada ali pode saciar esse sentimento imediatamente, o que te obrigaria a gastar horas preparando uma boa comida. Nesses momentos, é comum preferirmos optar por restaurantes ou fast-foods para não ter que deixar a preguiça de lado e ao mesmo tempo matar a fome. E quando finalmente comemos, vem aquela sensação de alegria e saciedade.

A questão é que a culinária em si é algo que se diferencia muito de região para região. Um bom exemplo é quando comparamos nossos pratos típicos com os do Japão. Tudo é completamente diferente, até mesmo o modo de preparo de alguns pratos que podem ter certa semelhança. Quando se trata dos animais que comemos, ainda é preciso ter muito cuidado, onde quer que você esteja. Quando não são feitos de forma adequada, podem acarretar em uma série de problemas para nossa saúde. Sem contar que muitos deles ainda podem ser venenosos.

1 - Peixe-balão

Também conhecido por nós como "baiacu", o peixe tem pequenas espinhas em volta de seu corpo, que servem como um meio de proteção para ele. Isso faz com que ele escape de alguns de seus predadores. Desta forma, ele também tem a capacidade de inflar quando se sente ameaçado, tomando a forma parecida com a de um balão. Muitas regiões do mundo tem o peixe em sua culinária, inclusive aqui no Brasil.

No entanto, corremos um grande perigo ao consumir o peixe sem saber como ele foi preparado. Seus corpos são carregados de toxinas que, caso ingeridas por um humano, podem matá-lo instantaneamente. Devido a isso, é preciso ter todo um cuidado especial ao preparar o animal e escolher as partes comestíveis.

2 - Barracuda

O barracuda também é um peixe que comemos, mas que pode nos fazer bem mal. Aqui no Brasil é tratado como iguaria em certas regiões. O peixe é extremamente agressivo, possui dentes afiados e o apetite de uma piranha. Ele sozinho não é capaz de nos fazer mal. No entanto, o que deixa a situação um pouquinho pior abrange a dieta do peixe.

Um de seus "pratos preferidos" são pequenos peixes que se alimentam de determinado plâncton que é capaz de transmitir uma doença chamada "ciguatera". Caso o barracuda contraia a doença, seu corpo se enche de toxinas. Uma vez que um humano come a carne infectada do peixe, é simplesmente mortal.

3 - Sapo

Embora não seja um prato tão comum para nós, muitos lugares do mundo adotam os sapos como alimento. Acontece que muitas coisas ruins podem começar a se desencadear após o consumo. Principalmente se o preparo não for feito com cuidado. As secreções da boca de um sapo apresentam um grande risco para nós, visto que são muito tóxicas. É possível que a pessoa apresente dificuldade para caminhar, respirar, vomite e sufoque com o próprio vômito. Por isso, também é melhor evitar sair beijando sapos por aí.

4 - Frango

Sério isso? Bom, não se sabe ao certo, mas de acordo com um relatório publicado em 2016, comer asas de frango não seria uma atitude muito legal para as mulheres. Há muito tempo atrás, as galinhas e frangos eram bem menores. Atualmente, cresceram quase o dobro, graças à evolução. Isso também se deve à indústria, que vem dando hormônios e outras substâncias para que cresçam mais rápido.

Segundo o relatório, essas substâncias ingeridas pelos frangos vão se acumulando debaixo de suas asas e podem estar associadas aos cistos nos ovários, o que pode deixar as mulheres preocupadas. Não daria para se livrar dessas substâncias nem mesmo na hora do preparo.

5 - Ganso africano

O ganso africano também é um prato servido pelo mundo todo. Essas aves não costumam ser das mais amigáveis, principalmente no período de acasalamento. O que preocupa é que elas costumam se alimentar de determinado tipo de besouro que possui alta concentração de cantharidina, um veneno que acaba resistindo aos procedimentos culinários. Assim como já fica pressuposto, tal veneno pode ser fatal para o ser humano. Na América do Norte, algo similar já aconteceu com os galos silvestres.

6 - Polvo

Muitos de nós comemos esse tipo de iguaria, mas o que pode agravar a situação aqui é o modo de preparo. Na Coreia, o San-nakji é um prato típico em que é servido polvo fresco, chamado de nakji. O destino do polvo é extremamente cruel, visto que é cortado ainda vivo, submetido a temperos e por vezes, comido enquanto ainda se mexe.

No entanto, ele tem uma forma única de se vingar. Ao contrário do restante aqui citado, ele não possui toxinas ou veneno. O que acontece é que possui aquelas pequenas ventosas, que podem acabar provocando graves engasgos em pessoas desavisadas. Bom, sabemos que um engasgo pode levar alguém à morte, dependendo de sua gravidade...

7 - Moluscos

Os moluscos recebem tal nome por possuírem hemoglobina em seus corpos, de forma bem semelhante a nós. Costumam viver sob as águas rasas de determinadas regiões, e é exatamente esse habitat que cria as condições perfeitas para aqueles que gostam de consumi-los, seja cru ou cozido. É comum que esses moluscos se enterrem sob a areia, e como vivem perto de assentamentos costeiros, é comum que a água filtrada por eles contenham certos resíduos humanos e animais. A exemplo de fezes e outros tipos de composições.

E o que isso quer dizer? Que eles costumam estar sempre muito sujos e com o estômago cheio de coisas definitivamente ruins. Quando comemos algo nessas condições, a tendência é que nosso organismo rejeite e passe a sofrer com diversas consequências. Acaba se transformando em um veneno para nós e dependendo da quantidade de moluscos consumidos, pode acabar sendo mortal.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest