• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 animais que fazem sons que você nunca imaginou

POR Mateus Graff    EM Mundo Animal      06/03/18 às 18h16

O planeta tem milhares de espécie de animais diferentes e cada uma delas faz algum barulho para se comunicar, acasalar ou mesmo para se organizar. Bom, obviamente vocês já viram os animais fazerem barulhos, como o latido dos cachorros, por exemplo. Mas o que pouca gente sabe é que alguns animais fazem barulhos estranhos e assustadores.

Tendo isso em mente, resolvemos trazer para vocês alguns animais que fazem barulhos bizarros. Tem raça de cachorro, raposa, elefante e até um roedor. Então, caros leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria com os 7 animais que fazem sons que você nunca imaginou:

1 - Chita

Sabiam que a Chita é o animal terrestre mais rápido do mundo? O animal já esteve presente em muitas áreas da África e Ásia, mas hoje em dia as maiores concentrações estão na Namíbia, Botswana, Zimbábue, Quênia e na Tanzânia.

Ao contrário dos outros gatos, a chita não pode rugir porque não tem o osso tireoide de duas partes necessário. Bom, na verdade, as chitas gorjeiam como pássaros. Estranho, não!? Mas eles também se comunicam ronronando, teoricamente através do uso de um osso hioide na garganta.

2 - Basenji

Os cachorros da raça basenji são nativos da África Central. A raça era usada como caçadores no passado e deixou o Congo ainda nos tempos antigos como um presente aos faraós egípcios. Ainda assim, esses cães só chegaram a Europa e a América no fim dos anos 1900. E que tal uma raça de cachorro que não late? Pelo fato de terem a laringe estreita, a raça não consegue latir.

Mas não pensem que eles são mudos. Na verdade, eles são capazes de fazer outros sons parecidos com uivo. Provavelmente, essa característica do basenji foi criada pelos caçadores. Latidos podiam ser alarmantes para caçadores rivais ou espantar as presas.

Os basenjis são conhecidos pela inteligência e, em muitos casos, teimosia. Mas como assim? Ao mesmo tempo que eles podem atender aos seus comandos, eles também pode ignorar sem mais nem menos.

3 - Cusu-de-orelhas-grandes

O cusu-de-orelhas-grandes é um marsupial muito comum em toda a Austrália. Eles são onívoros oportunistas e tem costume de invadir jardins ou fazendas para roubar ovos de ninhos de aves. Mas e que tal um animal que faz um baruho parecido com... algo indefinido? Pois é, o barulho desse animal é bizarro e nós não conseguimos pensar em nada que se pareça com tal som.

Quando o cusu está se sentindo ameaçado, ele solta um grunhido muito alto com a intenção de espantar seu inimigo ou predador. Ouçam o grunhir desse animal no vídeo acima e veja como é sinistro.

4 - Elefantes

Os elefantes bramam e essa é uma das formas como eles se comunicam. O som é causado por uma vibração feita na garganta, o que ajuda esses animais a se organizarem. Eles bramam para estabelecer sua estrutura hierárquica (fêmeas lideram o rebanho, machos adultos vivem separadamente), para dizer a outros rebanhos que é a sua vez de usar o bebedouro, para coordenar um rebanho a salvar um filhote de afogamento, por exemplo.

Esses sons são tão potentes que podem se escutados por quilômetros e é assim que os machos sabem quando é hora de acasalar. Outra curiosidade é que os ruídos dos filhotes de elefantes foram usados para criar o rugido no Tiranossauro Rex no filme Jurassic Park.

5 - Porquinho-da-índia

Já viram algum animal que faz um barulho parecido com um videogame antigo? O porquinho-da-índia faz um barulho agudo para transmitir excitação, antecipação ou fome. Eles também expressam raiva, medo ou agressão através de ruídos parecidos, acompanhados de um ranger de dentes.

Quando eles fazem resmungos mais baixos são para manter o contato com os outros porquinhos-da-índia. Essas fofuras, apensar do nome, são nativos da América do Sul e não tem nada em comum com porcos.

6 - Raposas vermelhas

A raposa vermelha é a maior espécie de raposa e um dos mamíferos mais bem sucedidos do mundo devido a sua capacidade de adaptação. A raposa não é um animal particularmente vocal, mas pode fazer sons, alguns deles estranhos. Elas usam mais suas caudas e cheiros para se comunicar, podem emitir um latido alto e estridente, normalmente ouvido durante o acasalamento ou devido a conflitos. Também podem fazer vocalizações guturais durante lutas. Muitos dizem que o som emitido por esse animal parece o grito de uma pessoa.

7 - Uapiti

O uapiti é um primo do veado, porém nativo da América do Norte e leste da Ásia. Eles vivem em regiões montanhosas e pode chegar a 2,7 metros de altura, com os chifres é claro. A espécie começa a acasalar quando termina o verão, que é a hora que os machos disputam as fêmeas. Parte do ritual para essa conquista envolve um barulho bizarro, que parece uma melodia assustadora. Esses sons são feitos entre setembro e outubro, tem suficiente para cortejar as fêmeas e perturbar outros animais.

E aí, já conheciam todos os sons bizarros desses animais? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+