icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 animais que já foram clonados e você não sabia

POR Isabela Araujo EM Curiosidades 31/07/18 às 17h53

capa do post 7 animais que já foram clonados e você não sabia

A clonagem consiste na reprodução de cópias genéticas. Através deste processo, são gerados indivíduos geneticamente iguais a partir de uma célula-mãe. A clonagem é bastante utilizada na propagação de espécies de plantas, bactérias e protozoários.

O primeiro clone animal surgiu no final do século 19. O alemão Hans Driesch chacoalhou um embrião de ouriço-do-mar com duas células em um béquer contendo água do mar. Ele continuou fazendo o processo até que as duas células se separassem. O resultado? Dois ouriços-do-mar foram originados. Os avanços nos estudos da clonagem começaram em 1952 quando cientistas da Filadélfia clonaram um sapo. Eles removeram o núcleo do embrião do animal e o inseriram em um óvulo. Alguns casos de clonagens são mais conhecidos, como o da ovelha Dolly. Confira alguns animais que já foram clonados e você provavelmente não sabia:

1 - Rato


O primeiro rato clonado chama-se Cumulina. Ela recebeu esse nome devido ao método de clonagem usado. O animal nasceu no dia 3 de outubro de 1997 e faleceu de morte natural no dia 5 de maio de 2000. A Cumulina teve duas ninhadas e não sofreu nenhum efeito após sua clonagem. Quando ela tinha 23 meses, desenvolveu um tumor de pele de tipo comum, o qual foi removido com sucesso. A Cumulina se manteve saudável e ativa até o dia de sua morte.

2 - Vaca


Duas vacas chamadas Noto e Kaga foram clonadas em 1998. Elas nasceram quando alguns pesquisadores pegaram células de uma vaca adulta e as colocaram em óvulos não fertilizados, os quais não tiveram seus núcleos removidos. Os embriões artificialmente cultivados foram então colocados no ventre das vacas.

O nascimento de Noto e Kaga foi muito importante, visto que foi possível concluir que outros animais poderiam ser clonados, não apenas ovelhas. Quando animais adultos são clonados, é possível reproduzir outros com características específicas, como produção maior de leite, por exemplo.

3 - Porco


Em 2000, uma família de porcos foi clonada pelos mesmos criadores da ovelha Dolly. Millie, Christa, Alexis, Carrel e Dotcom nasceram em 5 de março em Blacksburg, Virginia. Esses cinco porquinhos foram clonados através de porco um adulto. A técnica utilizada foi um pouco diferente da que gerou a ovelha Dolly. Essa clonagem foi bastante significativa pois abriu portas para a revolução dos transplantes, visto que alguns órgãos e células poderiam ser utilizados nos processos e assim, salvar milhares de vidas.

4 - Macaco


O primeiro primata a ser clonado com sucesso foi uma fêmea do macaco-rhesus chamada "Tetra". O animal foi clonado através de um processo utilizado para clonar bovinos. Esse foi feito a partir de um blastômero (estágio inicial de um embrião) composto por apenas oito células. Os animais clonados poderiam ser usados para testar novas terapias e até servirem como cobaias para que doenças como diabetes por exemplo fossem melhor estudadas.

5 - Coelho


A equipe do Instituto Nacional de Investigação Agrícola francês foi responsável pela clonagem de um coelho branco, em 2002. O método de clonagem utilizado foi o tradicional. Os cientistas realizaram a inserção de núcleos de células de um coelho adulto em um óvulo. Depois, os embriões resultantes foram inseridos em coelhas. Na época, os cientistas afirmaram que o uso de coelhos clonados poderia facilitar ainda mais o estudo de doenças humanas, visto que esses animais são geneticamente mais próximos dos humanos.

6 - Mula


A mula foi o primeiro animal estéreo a ser clonado. O cientista Gordon Woods foi responsável pelo clone da mula nomeada de Idaho Gem, em maio de 2003. A clonagem de Gem representou uma possibilidade para a clonagem de cavalos no futuro, o que poderia influenciar o mercado de criação de animais.

7 - Cavalo


Não é que a clonagem da mula possibilitou a clonagem de um cavalo? Em agosto de 2003, uma égua foi clonada graças a uma técnica bastante inovadora. O animal chamado "Prometea" foi o primeiro mamífero clonado, cujo dador do material genético é a própria mãe que o gerou.

Cesare Galli, coordenadora da equipe do Laboratório de Tecnologia da Reprodução, em Cremona na Itália, afirmou: "Conseguimos provar que é possível obter uma gravidez viável numa mãe de acolhimento que também é a doadora do material genético. O clone é geneticamente idêntico à sua mãe, o que pode fazer com que o sistema auto-imune da mãe reconheça mais facilmente o feto, contribuindo para uma gravidez mais saudável".

 


Próxima Matéria
avatar Isabela Araujo
Isabela Araujo
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest