icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 animais que são capazes de se reproduzir sem um macho

POR Gustavo Camargo EM Mundo Animal 20/02/18 às 13h52

capa do post 7 animais que são capazes de se reproduzir sem um macho

Um dos princípios da reprodução que você aprende na escola, é que são necessários dois indivíduos de sexos diferentes para que haja uma prole. Mas será que no meio de tantos animais não existe exceções? Existem casos em que não é necessário de um macho, por exemplo, para que uma espécie consiga se reproduzir.

Por incrível que pareça a maioria dos lagartos se reproduz assim. Um dos maiores exemplo disso é a Cmenidiphorus uniparens, uma espécie de lagarto formada apenas por fêmeas que se reproduzem sem machos. Cada um dos animais é um tipo de clone, que são geneticamente idênticas a mãe. Levando isso em consideração, nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 animais que são capazes de se reproduzir sem um macho. Confira:

1 - Abelha do mel do cabo

Atualmente existem cerca de 20 mil espécies de abelhas no mundo, mas apenas uma tem a habilidade de se reproduzir sem a necessidade do macho. A abelha do mel do cabo é uma espécie sul-africana capaz de reproduzir através de um processo chamado thelytoky. É um forma de partenogênese que permite que as abelhas operárias coloquem ovos diploides e fêmeas.

2 - Aranhas Goblin

A Oonopidae, também conhecido como aranha goblin, é uma família de 1,300 espécies de aranhas que medem cerca de 1 a 3 milímetros. Curiosamente, nunca foi encontrado um macho, e é por isso que cientistas acreditam que esses animais se reproduzem de forma totalmente assexuada.

3 - Lagostas Marmoreadas

Uma única lagosta marmoreada tem a capacidade de colocar centenas de ovos ao mesmo tempo. De modo que as pessoas que colocam um desses bichos em um aquário logo, se encontram em posse de mais animais do que podem manipular. Como resultado, as espécies tornaram-se invasoras em todo o mundo, com efeitos especialmente prejudiciais em lugares como Madagascar, onde milhões de clones ameaçam a vida selvagem nativa.

4 - Mexico Whiptail

De todas as 1.500 espécies conhecidas capazes de se reproduzir através da partonegênese, a maioria são plantas, insetos e artrópodes. A habilidade de se reproduzir sem fertilizar um ovo é bastante rara em espécies de vertebrados, mas tal capacidade foi notada em alguns répteis. Esse é um exemplo interessante porque toda a espécie é completamente desprovida de machos.

5 - Rã comestível

O Pelophylax esculentus é uma espécie europeia. É uma das principais espécies utilizadas na França como alimento, pois suas pernas são bastante saborosas. Esses animais se reproduzem através de um processo de hibridogênese. As fêmeas criam híbridos que excluem a metade dos genes do pai para criar uma nova geração de prole com metade dos genes produzidos da mãe.

6 - Dragão de Komodo

Eles são considerados a maior espécie viva de lagarto. Podem chegar até 3 metros de comprimento e pesar até 70 quilos. Estes répteis não eram conhecidos por se reproduzir pela partenogênese até 2005, quando um desses animais botou um ovo depois te não ter tido qualquer tipo de contato com um macho por mais de dois anos. Inicialmente, suspeitava-se de que ela armazenava esperma até que fosse necessário usá-lo, mas isso foi provado falso quando o teste genético confirmou que não havia material genético adicional presente.

7 - Perus

Perus são capazes de se reproduzir através da partenogênese quando as fêmeas são separadas por muito tempo de machos. Esse processo é raro em perus selvagens, mas se observa em várias populações de cativeiro.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.


Próxima Matéria
Via   Listverse  
avatar Gustavo Camargo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest