icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 animais que têm adaptações insanas de sobrevivência

POR Mateus Graff EM Mundo Animal 03/10/18 às 19h55

capa do post 7 animais que têm adaptações insanas de sobrevivência

Todo mundo tem que passar por adaptações na vida. Se isso é comum entre os humanos, imagine no mundo animal. Todas as características que adequam os seus possuidores a algo, geralmente, são ditas adaptativas e permitem que os seres vivos desenvolvam uma certa harmonia com o ambiente, fazendo com que eles se ajustem para sobreviver.

Pois bem, a gente separou algumas adaptações do mundo animal para provar para vocês que a natureza é sim perfeita. Então, caros leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria com os 7 animais que têm adaptações insanas de sobrevivência:

1 - Dragão-de-komodo

O dragão-de-komodo é um animal selvagem que usa sua saliva para matar suas presas. A saliva desse animal é uma das mais perigosas do reino animal, repleta de bactérias letais. Calcula-se que, na natureza, as presas mordidas pelo bicho que conseguem escapar, acabam morrendo no intervalo de uma semana. Até hoje os cientistas não conseguiram descobrir como esse animal sobrevive com tantas bactérias na boca.

2 - "Sapo Wolverine"

Uma espécie de sapo chamada cientificamente de Trichobatrachus robustus, mas conhecida popularmente como sapo peludo, tem um doloroso mecanismo de defesa. Esse sapo tem um tipo de garra nas patas feitas intencionalmente. Como? O sapo quebra alguns ossos da pata e os empurra para fora. Com isso, os ossos se tornam garras muito afiadas e perigosas.

3 - Auto destruição

Uma espécie de cupim da Guiné Francesa passa toda a sua vida acumulando toxinas em uma glândula nas costas ao longo da sua vida. Caso aconteça da colônia ser atacada, os cupins mais velhos (e com mais toxinas acumuladas) "explodem" com o objetivo de afastar os agressores.

4 - Gambá

E que tal um animal que se finge de morto quando está em apuros? O gambá é muito famoso por soltar um cheiro tenebroso, pois tem como estratégia de defesa se fingir de morto. Ele cai, fica flácido, deixa a cabeça cair e até coloca a língua para fora. Quando o gambá tem uma chance de fuga, ele rapidamente se manda para longe do perigo.

5 - O lagarto que anda sobre a água

O basilisco é uma espécie de lagarto que é encontrada perto de rios e lagos nas selvas aqui da América do Sul. Esse animal se alimenta de insetos, ovos, flores, frutos e pequenos vertebrados, como peixes e aves. O mais impressionante desse lagarto é sua habilidade de andar sobre a água. Essa habilidade incrível ocorre devido a anatomia das patas traseiras do lagarto e é usada para escapar de predadores. Sua habilidade rendeu até o nome de lagarto Jesus Cristo.

6 - Herbívoros "carnívoros"

Isso parece ter saído de um filme de apocalipse zumbi, mas acreditem, é real. Quando alguns animais, como vacas, por exemplo, não recebem os minerais suficientes das plantas, elas dão um jeito de tirar os minerais de outro lugar. Muitas vezes pequenas presas são as vítimas, como pássaros por exemplo.

7 - A aranha sino-de-mergulho

A aranha sino-de-mergulho, também conhecida como aranha-de-água, é a única espécie de aranha que consegue efetivamente viver embaixo da água. Não estamos falando que ela tem a habilidade de respirar embaixo da água, mas sim que ela consegue criar uma teia que retém o oxigênio. Os pesquisadores dizem que essa aranha precisa ir a superfície uma vez por dia para renovar seus suprimentos de ar e os de sua teia.

E você, conhecia todos esses animais com habilidades incríveis? Comente!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest