• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 animais que você não sabia que eram venenosos

POR Isabela Ferreira    EM Mundo Animal      17/01/18 às 16h45

O veneno é qualquer tipo de substância capaz de deixar um organismo doente, lesionado ou pode levá-lo à morte. Sabemos que existem diversas plantas que o utilizam como forma de autodefesa, mas as vezes ignoramos que alguns animais podem fazer o mesmo. Acontece que o reino animal está cheio de criaturas que produzem toxinas como forma de ataque ou defesa.

É comum que alguns desses animais passem completamente despercebidos por nós, até mesmo pelo fato de não terem sido registrados casos muito graves com humanos. No entanto, é sempre bom manter o estado de alerta, não acha? Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 animais que você não sabia que eram venenosos. Dá uma olhada!

1 - Borboleta Monarca

Normalmente, as borboletas são criaturas realmente lindas, com suas asas coloridas e inofensivas, não é mesmo? Bem, nem sempre. Algumas podem ser venenosas e um bom exemplo é a borboleta monarca, aquela laranja e preto com manchas brancas. Elas botam seus ovos apenas em plantas que produzem seiva tóxica.

Dessa forma, assim que a lagarta nasce, se alimenta das folhas dessas plantas, fazendo com que seu corpo seja tomado por tais toxinas e assuma caráter venenoso. Quando atinge a fase adulta, a toxina se espalha por suas asas, indicada exatamente nas manchinhas brancas.

2 - Milípedes

OS milípedes são aqueles bichinhos de aparência nada agradável que costumam se enrolar quando os jogamos para longe. Relacionados com a centopeia, podem produzir algumas toxinas ou exalar um gás venenoso através de seus pequenos poros. Algumas dessas substâncias apresentam caráter cáustico, queimando o exoesqueleto de formigas e outros insetos menores, bem como a pele de humanos. Não representa um grande risco para nós, mas ainda sim é bom ter cuidado.

3 - Pitohui

O Pitohui é um belo pássaro canoro que pode ser encontrado pelas florestas da Nova Guiné. Recentemente, pesquisadores descobriram que ele é extremamente venenoso, um dos poucos pássaros com tal característica. O veneno pode ser encontrado e suas asas e pele, podendo ser transmitido para um humano apenas após contato físico.

4 - Ornitorrinco

Embora não seja nada comum para nós, o ornitorrinco é um animal que desperta curiosidade em muita gente devido a sua aparência nada comum. Mas acredite, esses animais são muito venenosos! Apenas para que você tenha noção, os machos da espécie são capazes de produzir até 80 toxinas diferentes.

Embora não seja realmente mortal para seres humanos, pode provocar consequências graves. Após estudos, cientistas descobriram que o veneno fica mais forte no período de acasalamento, o que os leva a acreditar que essa pode ser uma arma utilizada contra outros machos concorrentes.

5 - Slow Loris

O Loris faz parte da família dos lêmures, sendo associado da mesma forma, apesar de ter características bem diferentes. Por exemplo, ele é um dos poucos animais mamíferos venenosos do mundo. Ser mordido por um desses não deve ser nada agradável, visto que possuem a mordida tóxica. Existe uma glândula localizada em seu braço responsável pela produção de tais toxinas, que são ativadas assim que entram em contato com saliva... Sim, ele passa a ser venenoso apenas quando o animal lambe a região.

6 - Musaranho

Como o menor mamífero do mundo poderia ser venenoso? Bem, estes animais produzem secreções tóxicas e podem ser tão perigosas quanto o veneno de uma serpente... Capaz de imobilizar até mesmo presas bem maiores que eles. O pior é que esses pequenos animais são brigões, se metendo e encrencas com todo mundo. Após estudos com humanos que foram mordidos, alguns chegaram a demonstrar a perda de movimento de membros durante alguns dias!

7 - Polvo-de-anéis-azuis

Muito bonito e também muito perigoso. Sem dúvida, este é um dos animais mais venenosos do mundo. Costumam viver no Oceano Pacífico, entre o Japão e a Austrália, e só atacam quando são provocados. Quando isso acontece, é possível ver que seus anéis azuis assumem caráter mais vivo, o que indica que ago muito ruim está prestes a acontecer. Apenas para que você tenha ideia, após um ser humano sofrer ataque do animal, pode morrer dentro de poucas horas. O pior é que não existe uma forma completamente eficaz de reverter os efeitos do veneno do polvo.

E então pessoal, o que acharam? Sabem de outros animais venenosos que não entraram em nossa lista? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+