• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 animais robôs incríveis que já são uma realidade

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      16/10/18 às 17h49

Vocês já pararam para pensar em quantos lugares do mundo os humanos não conseguem chegar? Bom, as profundezas do mar, por exemplo, são alguns dos lugares onde os humanos não podem chegar. Então qual seria a solução para explorar lugares inacessíveis? É necessário usar a tecnologia para chegar nesses lugares e os robôs podem ser uma boa ideia.

Por isso vários cientistas criam robôs de todos os tipos, inclusive com inspiração em animais. Também chamados de animais cibernéticos, eles têm um simples dever de casa: explorar onde os seres de carne e osso não conseguem chegar. A gente mostra para vocês alguns animais robôs que vocês nem imaginam que já existem:

1 - Morcego robô

E que tal um robô que voa? Não estamos falando de drones, mas sim de um robô morcego. Com todos os avanços da tecnologia nesse século, especialistas do Instituto da Califórnia (Caltech) conseguiram criar um robô que bate asas e consegue voar. O objetivo? Eles querem entender melhor os movimentos dos morcegos.

2 - Aranha do deserto

A BionicWheelBot é um robô que imita os movimentos de uma aranha do deserto. Com pernas longas, ela as usa para sair rolando quando se sente ameaçada. Seu criador, Ingo Rechenberg, juntamente com a empresa Festo, decidiu dar "vida" a essa aranha que pode servir, em um futuro próximo, para explorar o mar ou mesmo o espaço.

3 - Formigas

Como transportam alimentos de um lugar para outro e possuem elevado nível de organização, as formigas deixam os cientistas intrigados. Por isso, foram criados robôs formigas. Depois de observar muito os movimentos das formigas, cientistas criaram tais formigas robôs com um sistema semelhante a de trabalhadores de uma fábrica. Cada uma delas tem uma função específica e se uma delas falhar, todas fracassam.

4 - Canguru biônico

A empresa tecnológica Festo criou um robô um tanto peculiar inspirado na natureza. O canguru biônico imita o movimento dos marsupiais e é capaz de recuperar sua "energia" para poder dar muitos saltos. Ele é equipado com motores elétricos e talvez um dia possa servir para agilizar processos de produção onde o ser humano é incapaz de resistir por horas, dias, meses ou anos.

5 - Salamandra

Estudar animais oferece muitas possibilidades para o futuro. Seus movimentos são tão impressionantes e raros em humanos, que eles podem realizar qualquer trabalho com precisão quase perfeita. No entanto, o caso da salamandra robô não é para o trabalho, mas para ajudar os seres humanos.

Isso porque, segundo o criador da salamandra robô, Auke Ijspeert, estudar a coluna desse animal pode auxiliar na aplicação da fisioterapia em pacientes com membros amputados ou paraplégicos.

6 - Chita

Quando falamos em animais robôs fica difícil não os relacionar com atividades de defesa militar. A chita, por exemplo, pode ser adequada para esse tipo de missão. Como todos vocês sabem, a chita é um dos animais mais rápidos do mundo, podendo atingir até 115 quilômetros por hora. O robô inspirado nesse animal tenta fazer o mesmo. Os criadores estão tentando fazer com que o robô consiga atingir tal velocidade. Até agora, o robô consegue chegar a 29 quilômetros por hora.

7 - Água-viva

Esta água-viva serve para conhecer as profundezas do mar e seus desafios. Todos os dados são enviados para um smartphone e, a partir daí, um humano pode analisá-los. Por mais habilidosa que seja uma pessoa ou um mergulhador, ele será incapaz de alcançar certos lugares nas profundezas do oceano.

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+