icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 anomalias do fundo do mar que ninguém sabe explicar

POR Isabela Ferreira EM Curiosidades 17/10/17 às 16h29

capa do post 7 anomalias do fundo do mar que ninguém sabe explicar

Existem muitos mistérios em nosso mundo que, provavelmente, nunca poderão ser explicados. Vão além da capacidade e conhecimento humano. A questão é que sempre tivemos a crença de que civilizações poderiam surgir dos oceanos, bem como antigas comunidades poderiam simplesmente afundar pelo fundo do mar. Quem é que nunca escutou a famosa história da cidade perdida de Atlântida, por exemplo?

No  século passado, com o desenvolvimento do sonar e de melhores equipamentos de mergulho, muitas anomalias foram descobertas pelo fundo do mar. Existem especulações sobre o que algumas podem ser, no entanto, nunca foram de fato confirmadas, permanecendo como um verdadeiro enigma. Pensando nisso, separamos abaixo 7 dessas anomalias que ninguém sabe explicar. Dá uma olhada!

1 - Montanha no mar da Galileia

No ano de 2003 uma descoberta bastante estranha foi feita, sob 9 metros do Mar da Galileia. Os cientistas avistaram uma estrutura de pedra circular gigante, compostas por rocha de basalto. Estavam empilhadas em forma de cone. Suas descobertas mostraram que elas compartilham de características de antigos locais de enterro, mas que também podem ter sido apenas uma rampa ou algum tipo de estrutura cerimonial.

Os arqueólogos nunca haviam se deparado com uma estrutura deste tamanho portanto, apenas podem especular a respeito de sua idade ou do porque tenha sido construído, no entanto, o mistério continua.

2 - Anomalias circulares no Google Earth

Essas anomalias circulares foram documentadas apenas recentemente por arqueólogos e entusiastas. Podem ser vistas principalmente na Carolina do Norte, Flórida e em Belize, embora existam em escala global. Acredita-se que foram usadas como uma espécie de túmulo anos atrás, mas o que são exatamente, ninguém sabe.

Especula-se ainda que estruturas encontradas no fundo do mar possam ser preservadas por mais tempo do que as de terra firme. Pode ser que essas anomalias tenham mais de 8 mil anos antes de cristo... Impressionante!

3 - Estrutura no Lago Macdonald

Em Ontário, no Canadá, mergulhadores descobriam uma estrutura bastante curiosa. Foi no ano de 2005 que encontraram pedras, em uma profundidade de mais de 12 metros da superfície. Bom, mas o que teria de extraordinário nisso? Apenas que o fato de que a estrutura consiste em uma rocha alongada, com cerca de 453 quilos, apoiada em outras 7 pequenas rochas concentradas em uma placa de muitos outros quilos, em cima de uma borda.

Até pouco tempo acreditavam que poderia ser uma formação natural, mas depois de pesquisas e estudos envolvendo a formação, descobriram que de fato, aquilo foi construído por seres humanos. A questão é que ninguém sabe explicar o porque, quando, e principalmente, como.

4 - Anomalia do mar Báltico

Existem muitas especulações que cercam tal anomalia. Dentre elas, mencionam que pode ser uma ferramenta de defesa anti-submarino nazista, apenas uma rocha glacial arrastada para o fundo do mar, e acredite, ainda afirmam que pode se tratar de um OVNI!

Pesquisadores suecos tentavam convencer a comunidade científica e a população em geral de que aquilo era apenas uma pedra, mas após investigações realizadas em 2012, muitas perguntas foram levantadas. Normalmente, quando uma rocha passa muito tempo sob a água, é possível encontrar camadas de lima sobre ela.

Bom, não era o caso da suposta rocha em questão. Sem contar que ela possui cerca de 60 metros de largura e aparenta estar coberta por caixas de construção e linhas, tudo apoiado em um pilar com 8 metros de altura... Não seria mesmo um OVNI?

5 - Monumento Yonaguni japonês

Descoberto por um mergulhador no ano de 1987, o Monumento Yonaguni é gigante, e pode ser encontrado ao longo da costa japonesa. Muito se especula sobre o lugar, mas a questão é que ninguém conhece a verdade que a cerca. Acredita-se que o lugar pode ser uma estrutura natural, mas por outro lado, também pode ter sofrido com ações humanas.

O fato é que se humanos realmente tiverem intervindo na estrutura, isso aconteceu na última era do gelo, há cerca de 10 mil anos antes de Cristo. Bom, não podemos negar que é difícil acreditar que tudo tenha sido natural, mas como um humano seria capaz de fazer isso com o pouco conhecimento que tinham na data mencionada? Mistério puro!

6 - Cidade subaquática de Cuba

No ano de 2001 uma série de estruturas foi descoberta na costa cubana, fazendo com que a imaginação de pesquisadores e caçadores de Atlântida ficasse bastante aguçada em todo o mundo. Foram encontradas por uma empresa que realiza trabalhos topográficos, compondo cerca de 2 quilômetros quadrados, há mais de 700 metros de profundidade.

Os céticos acreditam que nada disso foi de fato construído por humanos, pois levaria cerca de 50 mil anos para que afundasse a essa profundidade. Por outro lado, se algum dia esse fato for comprovado, a hipótese de uma cidade desaparecida sob o mar seria confirmada.

7 - Estruturas de Bimini

 

Em expedições realizadas entre os anos de 2006 e 2007, o fundo do mar a oeste de Bimini, nas Bahamas, foi mapeado por meio de uma sonar de varredura lateral. Acabaram sendo descobertas uma grande quantidade de "características retangulares", em profundidade de 30 metros. Todas elas estão alinhadas paralelamente e apontam para a mesma direção.

Pesquisadores afirmaram que se parecem muito com aquelas encontradas na costa de Cuba. Existem cerca de 50 pilhas de pedras. Estão localizadas a uma profundidade que pode indicar que estão ali desde 10 mil anos antes de Cristo. Ninguém sabe o que elas são.

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam alguma dessas anomalias encontradas no fundo do mar? Conhecem mais alguma que não poderia ter ficado de fora de nossa lista? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest