icone menu


7 argumentos negacionistas que podem facilmente ser desmascarados pela ciência

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      17/07/20 às 01h37
capa do post 7 argumentos negacionistas que podem facilmente ser desmascarados pela ciência

Atualmente, parece que mais do que nunca, a ciência precisa ser valorizada. Isso porque, vivemos em uma época onde muitas pessoas tentam contradizer estudos científicos com achismos. Desse modo, notícias falsas circulam na internet e muitas pessoas acreditam no que querem acreditar. Por isso, separamos 7 desses argumentos negacionistas que podem facilmente ser desmascarados pela ciência.

Mas afinal, por que isso acontece? Há muitos fatores para isso, mas um dos que mais contribui é o fato de todo mundo querer virar um especialista em tudo. No entanto, para isso, as pessoas não estão buscando conhecimento, mas sim, criando as próprias "verdades". De toda forma, a única maneira de rebater esse tipo de argumento negacionista é com argumentos sólidos. E, mesmo assim, essa não será uma tarefa fácil.

1 - "Vamos nos acostumar as mudanças climáticas"

Dizer isso é como afirmar que alguém irá se acostumar a 40º em febre. De forma resumida, se você não tiver anticorpos, precisará fazer algo ou irá morrer. No caso do mundo, não há como negar que o mundo está mais quente. Dessa forma, a grande questão está em como medicar a Terra. Ou ainda, será que conseguiremos fazer algo antes que seja tarde demais?

2 - "A NASA falsifica as fotos de suas missões"

Se pararmos para lembrar da tecnologia dos anos 1950, por exemplo, seria impossível falsificar as fotos de missões como a ida à Lua. De fato, tudo não passa de uma grande teoria da conspiração. Além disso, seria necessário unir inúmeros governos e empresas para acobertar as evidências. E claro, por que fazer isso? Não fez sentido gastar tanto dinheiro em missões que supostamente nunca aconteceram.

3 - "A gravidade não existe"

Para acreditar no terraplanismo, é necessário acreditar que não existe gravidade. Isso porque, caso a Terra fosse plana, sentiríamos uma enorme pressão no centro de tudo. Assim, caminhar na beira do mundo seria como subir uma ladeira. Em todos os casos, esse formato não seria viável para existir vida no planeta.

4 - "A Antártida é uma muralha"

Para justificar o terraplanismo, há quem diga que a Antártida não é um continente, mas sim, uma grande muralha de gelo que esconde as bordas do mundo. Dessa forma, é por isso que ninguém iria até lá. Mas, na verdade, é completamente possível ir até a Antártida, só não é barato. Sendo assim, qualquer pessoa pode quebrar esse mito.

5 - "O aquecimento global não existe"

Depois de passarmos por quem nega o aquecimento do planeta, há quem diga que o aquecimento não é causado pela ação humana. Desse modo, existe todo o tipo de argumento para justificar essa teoria da conspiração. Por exemplo, há quem diga que é uma fase do ciclo do Sol. Porém, o Sol já é monitorado há mais de quatro séculos e nenhuma anomalia foi verificada até o momento. Além disso, não há nada na Terra que tenha tanto impacto como a ação humana, nem mesmo os vulcões ou desastres naturais. Portanto, a questão é repensar nossas atitudes e não ignorar o que está acontecendo.

6 - "Vacinas são as causadoras de doenças"

Mesmo em meio a uma pandemia mundial, há quem negue o efeito das vacinas. Contudo, foram as vacinas que erradicaram doenças como a varíola, por exemplo, que não é tão antiga assim. Logo, mesmo que tenha ganhado força recentemente, não é de hoje que existe o movimento anti-vacina. Porém, não há nenhum estudo que mostre toxinas nas vacinas ou possíveis causadores de doenças. Por fim, também vale lembrar que reações a vacinas são extremamente raras e, mesmo quando ocorrem, apenas apresentam sintomas leves.

7 - "A Terra é plana"

Se você for até o horizonte, poderá acreditar que a Terra é plana, certo? No entanto, a explicação do horizonte não se encaixa na proporção dos objetos. Para ser ter uma ideia, um adulto, por exemplo, enxerga apenas 5 km a sua frente. Por isso, temos o efeito de que tudo além disso está afundado. E claro, não existe borda do mundo.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+