icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 armas proibidas até mesmo em guerras

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      17/07/18 às 18h55
capa do post 7 armas proibidas até mesmo em guerras

Você sabia que a maioria dos países do mundo abriram mão de usar armas químicas? Existe um tratado multilateral que foi assinado em 1993 e que está em vigor desde 1997. Estamos falando da Convenção de Armas Químicas (CAQ). Esse tratado foi assinado por 191 países membros, que representam 98% da população mundial.

Também já foi criada a Convenção Sobre a Proibição de Armas Biológicas e Toxínicas. Felizmente, o Brasil é signatário nas duas convenções. Esses órgãos proíbem o desenvolvimento, produção, estocagem e uso desses tipos de armamentos.

Mas que armas são essas e quais são os efeitos delas no ser humano? Bom, isso é o que a gente conta para vocês nessa matéria com as 7 armas proibidas até mesmo em guerras, confiram:

1 - Gás Mostarda

O gás mostarda pode ser absorvido através da respiração ou pela pele. Esse arma química foi usada na guerra entre Itália e Etiópia (1935-36), Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937-45), Guerra da Coreia (1950-53), Guerra Iraque/Irã (1981-1989) e no Iraque (2016). Os sintomas? Edema nas pálpebras, danos na córnea, queimadura e dor severa na região ocular, eritema, espirros, tosse e dispneia.

2 - Agente laranja

O agente laranja na verdade é usado como herbicida. Sua ação? Nada mais nada menos que mutação genética. Essa arma (usada na Guerra do Vietnã pelos EUA) pode causar linfoma de Hodkin, leucemia linfocítica crônica, adenocarcinoma de próstata e malformação do feto em gestantes. A foto acima mostra o estrago que essa arma pode fazer em uma pessoa.

3 - Minas de plástico

Mas por que diabos eles proibiram minas de plástico? A explicação é muito simples, caros leitores. As minas de plástico são muito mais difíceis de serem detectadas pelo fato de terem baixo teor de metais. Isso faz com que uma mina fique indetectável e possa ficar em um lugar por anos e anos. O Brasil, por exemplo, deixou de produzir e exportar essas minas terrestres antipessoais ainda em 1989.

4 - Antraz

Antraz é uma doença causada pela bactéria Bacillus anthracis. São três tipos de ação: cutâneo, gastrintestinal e pulmonar. Nos anos de 2001 e 2002, esporos de antraz foram enviados como pó dentro de envelopes para diversas figuras públicas dos Estados Unidos. Os sintomas dessa arma são feridas na pele, febre, dificuldades e dores respiratória.

5 - Gás cloro

O gás cloro é um gás de coloração verde-amarelada. Esse gás é um agente sufocante e pode causar secreção exagerada de fluidos dentro do pulmão. Esse gás foi muito usado na Primeira Guerra Mundial e internamente pela Síria e Iraque em 2014 e na fronteira dos países em 2015. Por que esse gás foi proibido? Os sintomas podem ser a resposta. Aperto no peito, ardor no nariz, garganta e olhos, vermelhidão e bolhas na pele e falta de ar.

6 - Napalm

A bomba incendiária foi fabricada com napalm, uma substância elaborada sobre uma base de gasolina e inventada na Universidade de Harvard em 1942. Sua fórmula lhe permite arder a um nível determinado e grudar nos objetos e pessoas. Felizmente, uma convenção da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1980, acabou proibindo seu uso contra a população civil.

7 - Peste bubônica

Peste bubônica foi usada pelo Japão contra a China na Segunda Guerra Mundial. A doença bacteriana (Yersinia pestis), costuma ser transmitida por ratos. Os sintomas podem ser febre alta e dores nos nódulos linfáticos, seguidos de pneumonia. Complicações podem levar à forma septêmica, que resulta em febre, calafrios, dores abdominais e hemorragia interna e na pele. A boa notícia é que hoje em dia não é mais permitido usar animais doentes em guerras.

Mas e você, sabia que todas essas armas tinham sido proibidas em guerras? Comente!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest