icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 artistas brasileiros que mais venderam discos na história

POR Diogo Quiareli EM Entretenimento 25/06/20 às 15h23

capa do post 7 artistas brasileiros que mais venderam discos na história

O mundo musical parece estar sempre em ascensão. Nos deparamos com grandes artistas surgindo quando menos esperamos. Alguns surgem com uma carreira meteórica, tendo um ou pouco mais hits e logo desaparecem por completo. Em contrapartida, há aqueles que constroem um legado que dura anos ou até a vida toda. Temos o exemplo de Roberto Carlos, um dos cantores que iniciaram o movimento da Jovem Guarda no Brasil e mantém o título de rei nacional até hoje. Assim aconteceu com vários artistas do rock, da MPB, do pagode, samba e, é claro, sertanejo. As vendas dos maiores artistas é assustadora.

A contagem de vendas no mundo musical é uma soma de versões físicas e digitais. E pensando um pouco sobre isso, decidimos pesquisar sobre os artistas que mais venderam discos no Brasil. Os dados saíram de apurações da ABPD, que é a Associação Brasileira dos Produtores de Discos. As vendas digitais passaram a ser contabilizadas em 2008. Elas incluem os downloads na internet e ringtones, que são vendas realizadas por telefonia móvel. Sabendo da curiosidade de vocês, caros leitores, trouxemos essa matéria. Confira conosco a seguir e surpreenda-se. Compartilhe com seus amigos e, sem mais delongas, vamos lá.

Artistas brasileiros que mais venderam discos

7 - Chitãozinho e Xororó (37 milhões)

A dupla é um tremendo sucesso desde 1970. Os artistas são irmãos, com o nome oficial José de Lima Sobrinho e Durval de Lima. Os dois são da cidade de Astorga, Paraná e formam uma das duplas mais conhecidas do país. Juntos, gravaram 36 discos de participaram de outros 25 discos especiais.

6 - Nelson Ned (45 milhões)

A carreira de Nelson, outro dos maiores artistas, é definida de 1960 até 2014. O cantor de gênero romântico/brega fez história no país. Nascido em 1947, na cidade de Ubá, o cantor deixou sua marca por aqui. Nelson faleceu em 2014.

5 - Xuxa (50 milhões)

Xuxa mantém sua carreira musical desde 1984 e está entre as maiores artistas do país. Mariga da Graça "Xuxa" Meneghel nasceu em 1963, em Santa Rosa e até hoje atua como artista. Xuxa é apresentadora de televisão, modelo, empresária e atriz. A cantora venceu duas vezes o Grammy Latino de melhor álbum infantil.

4 - Tonico e Tinoco (50 milhões)

Os sertanejos fizeram sua carreira entre 1930 e 1994 e ocupam a quarta posição entre os artistas que mais venderam discos no Brasil. João Salvador Perez, Tonico, nasceu em São Manuel em 1917 e faleceu em 1994. Jose Salvador Perez, Tinoco, nasceu em 1920 em Botucatu e faleceu em 2012. Os dois também estão entre os maiores artistas do país.

3 - Rita Lee (55 milhões)

Rita possui sua carreira desde 1963, sendo um marco no rock. Nascida em 1947, em São Paulo, Rita Lee pe compositora, instrumentista e cantora. Considerada a Rainha do Rock Brasileiro, a cantora já ganhou mais de 30 discos de platina, 10 discos de ouro e 5 diamantes.

2 - Nelson Gonçalves (75 milhões)

O cantor do gênero MPB teve sua carreira marcada entre 1941 e 1998. Nascido em Santana do Livramento em 1919, Nelson trilou um caminho até se tornar um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos. O cantor faleceu em 1998. Além de cantor, Nelson foi considerado um dos maiores compositores de todos os tempos. Ao longo da carreira, gravou mais de duas mil músicas, 183 discos, 128 álbuns. Acumulou 38 discos de ouro e 20 de platina.

1 - Roberto Carlos (120 milhões)

Roberto Carlos, o rei, mantém sua carreira desde 1959. Do gênero MPB e Jovem Guarda, o cantor marcou a história do país. Nascido em Cachoeiro de Itapemirim em 1941, Roberto vagou por vários estilos musicais, entre eles o rock e o bossa nova.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest