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7 atos de autocuidado para se sentir melhor

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 08/03/20 às 14h57

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Não é egoísmo cuidar de você mesmo, se colocar como prioridade e dar atenção às suas vontades e necessidades. É claro que é importante cuidar de quem se ama, mas, nesse caso, a primeira pessoa deve sempre ser você mesma. O autocuidado é essencial para se ter uma vida melhor e poder ajudar os outros. No entanto, nos dias de hoje, se criou uma imagem meio distorcida do que realmente é cuidar de si mesmo. Não estamos falando necessariamente de ir ao salão de beleza ou spa, comprar uma máscara fácil ou se dar um presente caro. Autocuidado são hábitos simples e que não necessariamente demandam dinheiro.

É importante se dar ao luxo de vez em quando, afinal, não somos de ferro. Mas o que te faz, realmente, sentir melhor é dar mais atenção a si mesmo, relaxar, descansar e fazer algo que te dá prazer realmente. Pensando nisso, reunimos aqui, algumas dicas básicas e que te ajudarão a cuidar mais de si sem gastar dinheiro. Confira a seguir, 7 atos de autocuidado para se sentir melhor.

1 - Sai de casa

Independentemente do lugar onde você mora, sempre terá opções simples para você desconectar um pouco, e passar um tempo ao ar livre. Vá a um parque ou praça que você goste e se sinta confortável. Sinta a natureza, sente na grama, tome um sol, faça uma caminhada, observe a natureza e deixe os problemas de lado por um momento. Isso é bom, tanto para a sua saúde física quanto mental.

"Sair de casa e se afastar de nossos dispositivos acalma nosso sistema nervoso dos efeitos negativos dos estressores do cotidiano", afirma a médica, Tiffany Lester.

2 - Organize os seus ambientes

Quando a sua casa, o seu quarto, ou local de trabalho está bagunçado, isso pode afetar e muito o seu estado mental, te deixando mais estressado e ansioso. Então, ao organizar os seus ambientes, além de fazer uma atividade, você estará também organizando o seu estado de espírito. Sem contar que, estar em um ambiente limpo e organizado é muito satisfatório e aconchegante.

"Para alguns, um espaço bagunçado ou desorganizado pode ativar seu sistema nervoso e afetar o bem-estar mental. Se esse é o seu caso, reservar um tempo, para limpar seu espaço, pode ser um ato de autocuidado e amor próprio. Além de parecer uma terapia, ao invés de uma tarefa que você não quer fazer", explica o terapeuta, Jesse Kahn.

3 - Reduza o tempo que você gasta com redes sociais

Todo mundo está o tempo todo conectado, e isso não é ruim, o que se torna um problema é quando isso toma muito do seu tempo. Assim, além e te privar de realizar outras tarefas mais importantes ou satisfatórias, pesquisas já mostram que passar muito tempo nas redes sociais pode ser associado a baixa autoestima, problemas do sono e até um medo irracional de estar "perdendo" coisas extraordinárias.

Não é como se estar conectado seja totalmente ruim, mas esse é um ambiente que acaba estimulando o consumo em excesso e a distração. Sem contar que age como um "entorpecente" que nos faz esquecer o que realmente é importante para nós. Então, não é para deixar de usar essas ferramentas, só estipule um tempo para isso. Desde que isso não te atrapalhe em outras áreas da vida, como sair e socializar na vida real. E até existem truques básicos como funções que tem lembra quanto tempo você já gastou no celular. Uma dica boa e que te ajuda muito nisso é silenciar as notificações.

4 - Escreva suas emoções

Um hábito interessante para cuidar de si mesmo é escrever seus pensamentos e emoções. Pode ser em um diário ou um papel qualquer. Mas refletir sobre os eventos da sua vida e cultivar a gratidão pode te fazer se sentir muito melhor. E principalmente, mais consciente de si mesmo.

"Às vezes, escrever ajuda tanto quanto terapia. Manter um diário nos auxilia a externalizar o que está se passando em nossas mentes, a olhar para nossos pensamentos com mais objetividade", afirma a escritora e professora de yoga, Lauren Donelson.

5 - Medite

A meditação é uma ótima forma de reconectar o corpo e a mente, além de ser uma atividade muito relaxante.

"Há um valor muito grande em se dar tempo e espaço para trocar do modo "fazer" para o modo "ser". A meditação permite que as pessoas se reconectem com as necessidades de seu corpo e mente", explica, Tamara Levitt, instrutora de meditação.

Se você não sabe meditar sozinho, hoje, existem diversos aplicativos gratuito, que podem te guiar nesse processo.

6 - Exercite-se

Exercitar faz um bem danado, tanto para a saúde física, quanto para a mental. Se você não tem tempo ou dinheiro, ou simplesmente não gosta de ir à academia, existem diversas formas de se exercitar sem isso. Você pode fazer isso sozinho, caminhar no parque, dançar sozinho em casa, buscar por atividades gratuitas na sua cidade. Ou até mesmo, assistir vídeos instrutivos na internet de algo que te interesse, como yoga, por exemplo.

7 - Tenha um hobby

Uma coisa é fato, a vida não é só trabalho e obrigações, ou pelo menos, não deve ser. No meio disso tudo, é preciso reservar um tempo para você mesmo. Para fazer algo que realmente aprecia e que te faz feliz, como um hobby.

"A maioria de nós é muito ocupada para separar um tempo para atividades que dão alegria e trazem conforto. Encontre tempo toda semana, para se desligar dos eletrônicos e se engajar em um hobby que rejuvenesça seu espírito. Toque um instrumento, escreva em um diário, faça uma aula de culinária. Enquanto os eletrônicos nos esgotam, nossas atividades favoritas nos nutrem", afirma Levitt.

E aí, você já tem algum desses hábitos de autocuidado? Conhece algum outro que deveria estar na lista? Conta para a gente nos comentários e compartilhe também com os seus amigos essas dicas.


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Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
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