• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 atos de bondade vindos de pessoas inesperadas

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      24/01/19 às 13h18

A humanidade já experienciou basicamente todos os tipos de coisas horríveis que podemos imaginar. E muitas dessas coisas foram ocasionadas pelo próprio homem. Genocídios, guerras, conflitos e disputas. A questão é que muito sangue já foi derramado na busca pelo poder e tendo como principal combustível a ganância.

No entanto, em meio a tantas tragédias, ao olharmos para muitos dessas histórias, vemos uma fagulha de esperança brotar na forma da bondade daqueles que se arriscavam para ajudar seus semelhantes. Pensando nisso, listamos para vocês alguns casos de atos de bondade que marcaram e que foram vindos daqueles que menos esperávamos. Confira!

1 - Libertação de escravos

Nos Estados Unidos, alguns proprietários de escravos libertaram os seus bem antes do início da Guerra Civil. Robert Carter III, libertou seus escravos na década de 1770, quase cem anos antes do fim da escravidão. Ao contrário de muitos outros donos de escravos, ao libertá-los, Carter III não os sobrecarregou em dívidas e ainda deixou um testamento para que sua família não revogasse suas decisões após sua morte.

2 - O nazista que prestou auxílio aos judeus

Zoltan Kubinyi comandava um dos campos de concentração durante a ocupação nazista na Hungria. Kubinyi era conhecido por ser gentil com os judeus enviados para lá. Ele permitia que eles comemorassem seus dias sagrados e que pegassem comida extra para não morrerem de fome.

Quando o fim da guerra estava se aproximando, Kubinyi recebeu uma ordem para que enviasse seus prisioneiros para as câmaras de gás. Ao invés de fazer o que lhe foi pedido, ele deixou que os judeus escapassem. O húngaro morreu no anonimato, mas ele foi listado no famoso museu Yad Vashem como uma pessoa justa.

3 - As FARC ajudam a desmontar minas que eles mesmos plantaram

A Colômbia se encontra em guerra civil basicamente desde 1964. No entanto, antigos membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), estão auxiliando a localizar e desarmar o país de minas terrestres, muitas das quais eles mesmos ajudaram a plantar. Alguns membros atuais das FARC também se juntaram à causa.

4 - Unidos contra o Apartheid

Frederik Van Zyl Slabbert e Bram Fischer são alguns dos nomes mais proeminentes que lutaram pelo fim do Apartheid. Slabbert trabalhava para o governo, mas acabou abandonando o cargo quando teve que exercer ações de repressão contra ativistas negros. Ele foi taxado de traidor por isso. Fischer defendeu Nelson Mandela no tribunal e teria sido sentenciado à prisão perpétua por ações anti-Apartheid.

5 - Um bom exemplo

Robert Owen era proprietário de uma fábrica em um tempo onde donos de fábricas eram conhecidos por suas práticas imorais. Owen queria mostrar que devido a sua condição privilegiada, ele poderia ajudar seus trabalhadores. Assim, eles podiam deixar seus filhos em um creche gratuita e assim, poderiam oferecer educação formal a seus filhos. Owen forneceu subsídios para seus trabalhadores comprarem casas, e a loja da fábrica vendia seus itens quase a preço de atacado para eles.

6 - Sérvios salvando bósnios

Diversas histórias contam como muitos sérvios salvaram bósnios na época de um dos piores massacres civis desde a Segunda Guerra Mundial. Um soldado, cuja identidade nunca foi revelada, desobedecendo ordens salvou dois homens idosos. Ele levou os homens para um lugar seguro, longe daqueles que podiam lhes causar mal. Um policial sérvio teria falsificado documentos para salvar duas famílias muçulmanas.

7 - Hutus ajudaram Tutsis

Um genocídio ocorreu entre hutus e tutsis, onde hoje está localizado Ruanda e Burundi, países no oeste do continente africano. Paul Rusesabagina transformou seu resort de luxo em um campo para refugiados. Uma senhora hutu abrigou diversos refugiados tutsis em sua fazenda. Ao menos 20 pessoas foram salvas por ela. Algumas pessoas forneciam suprimentos médicos e ajudavam os refugiados a fugirem do país.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+