icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 bases militares que parecem ter saído de um filme de ficção

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      29/03/19 às 17h15
capa do post 7 bases militares que parecem ter saído de um filme de ficção

O que nós sabemos sobre as bases militares geralmente é só o que vemos na televisão e nos jornais. As bases são as instalações onde os soldados podem descansar e também se preparar para o seu trabalho. É por esse motivo que o local tem de atender as funções de logística e também as operacionais. É preciso garantir a segurança dos soldados, mas estar pronto para reagir a qualquer momento. No entanto, o que você não sabe é que existem algumas bases militares que parecem ter saído dos filmes!

Se você gosta daqueles filmes de ação americanos que retratam a guerra e a vida dos soldados, vai gostar muito dessa matéria. As bases que você vai conhecer a seguir parecem ser na verdade a base de algum super vilão dos filmes e desenhos que tratam do assunto.

1 - HAARP

Essa é uma das bases da Força Aérea Americana. No local, se desenvolvem pesquisas e experimentos com ondas de rádio de alta frequência. A aparência estranha do local chama a atenção e contribui para que as pessoas criem várias teorias da conspiração a respeito do assunto. Uma das especulações sobre a HAARP é que no local estão sendo desenvolvidas armas que conseguem controlar o tempo.

2 - Duga-3

Essa base era usada pela União Soviética para detectar possíveis ataques de mísseis. É por isso que o local é cercado por uma grande estrutura de antenas que detectavam qualquer ataque de míssil balístico e que também enviavam sinais de rádio para qualquer lugar. Apesar de todo o poder de ação dessa base, ela foi abandonada depois do Acidente nuclear de Chernobyl, já que ela estava na zona de exclusão.

3 - Pine Gap

Essa base militar fica em Alice Springs, ao norte da Austrália, no entanto, é utilizada também pelos EUA. O local é usado principalmente para interceptação de dados pela agência NSA. O que mais chama a atenção no complexo são as grandes esferas ao redor do local.

4 - Cheyenne Bunker

Esse bunker, também usado pelos EUA, fica nos EUA, nos estado americano Colorado. Além disso, o espaço era o principal responsável por detectar ataques. A estrutura foi construída em uma montanha, já que além de detectar qualquer ameaça, também era usado para proteger os funcionários do alto escalão americano. O local é tão protegido que nem mesmo uma explosão nuclear seria capaz de destruí-lo.

5 - Base Aérea de Zeljava

Essa foi, em sua época, a maior base aérea de toda a Europa. O local foi construído para proteger as autoridades do país no caso de um ataque nuclear e também para servir como local de onde sairiam as coordenadas e estratégias em caso de guerra. Apesar do investimento feito no local, a base foi quase que totalmente destruída. Por quê? Os iugoslavos temiam que durante as guerras o local caísse em mãos inimigas. A única forma de evitar que isso ocorresse, foi destruindo o local.

6 - Base aérea de Thule

Confesse que você achou que já tinha visto algo muito parecido em um filme. Essa base, também dos EUA, está localizada no Círculo Polar Ártico. Ela atua na detecção de qualquer míssil balístico no ar e também consegue detectar antecipadamente qualquer arma que possa ir da Rússia aos EUA.

7 - Fortes de Maunsell

Esses fortes foram construídos durante a Segunda Guerra Mundial. A função deles era alertar o Reino Unido de qualquer ataque aéreo nazista e por isso ele ficavam no meio do mar, para que qualquer arma fosse detectada antecipadamente. Dessa forma, seria possível organizar alguma contrapartida. O forte também era usado para proteger as tropas marítimas e para afastar os inimigos que chegavam pelo mar.

E você, conhece alguma outra base aérea que parece ter saído de um filme? Nos conte sobre aqui nos comentários.


Próxima Matéria
avatar Leticia Rocha
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest