• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 benefícios da água que você não fazia ideia

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      07/05/19 às 14h52

Já reparou que o nosso corpo se renova a partir do momento em que começamos a beber água com mais frequência? Não sei você, mas parece que as coisas começam instantaneamente a dar certo. Fico mais disposto, acordo sem aquele peso do cansaço e sinto que até mesmo o meu raciocínio se aflora. Acontece com você também? Se sim, você (e eu) não somos os únicos a repararem nisso. Com dois terços da superfície terrestre coberta por mares e o corpo humano composto por 75% de H2O, é evidente que a água é um dos principais elementos responsáveis ??pela vida na Terra. Ela circula pelo planeta como se estivesse fazendo a manutenção de um (enorme) corpo orgânico por meio das bacias hidrográficas. Estamos rodeados e cheios de água, mas ainda assim precisamos dela constantemente. No entanto, esse líquido é provavelmente mais fascinante do que você imagina. Sabe por quê? Bom, na realidade, ele cumpre muitas funções - algumas desconhecidas. Conheça 7 benefícios da água que você não fazia ideia.

A água está envolvida em todas as funções corporais, desde a digestão e circulação até o controle da temperatura corporal e a excreção de produtos residuais. A água em nossos corpos é continuamente usada ou perdida. Nós obtemos a maior parte por meio de bebidas, mas a comida também contribui com uma pequena quantidade na ingestão diária de água. Vamos à lista?

1. Ajuda na digestão

Ao contrário do que alguns acreditam, os especialistas confirmam que beber água antes, durante e depois de uma refeição ajudará seu corpo a digerir os alimentos com mais facilidade. Dessa maneira, você obterá melhor proveito de suas refeições. Pesquisas mostram que o corpo se adapta às mudanças na consistência dos alimentos e no conteúdo do estômago, seja este mais sólido ou mais líquido.

2. Protege seus tecidos, medula espinhal e articulações

Mais do que apenas saciar sua sede, a água mantém os tecidos do seu corpo úmidos. Você sabe como se sente quando seus olhos, nariz ou boca ficam secos? Manter seu corpo hidratado ajuda a reter níveis ótimos de umidade nessas áreas sensíveis, bem como no sangue, nos ossos e no cérebro. Além disso, a água ajuda a proteger a medula espinhal e atua como uma "almofada" para as articulações.

3. Ajuda a remover o desperdício

A ingestão adequada de água permite que seu corpo excrete resíduos através da transpiração, micção e defecação. Os rins e o fígado usam-no para ajudar a eliminar os resíduos, assim como os intestinos. A água também pode impedi-lo de ficar constipado ao suavizar as fezes e ajudar a mover a comida que você comeu através do trato intestinal. No entanto, ainda não há evidências de que o aumento da ingestão de líquidos pode curar a constipação.

4. Mantém o seu cérebro funcionando

Seu cérebro ama a água. Quando está desidratado, suas funções mentais e cognitivas sofrem. Você pode sentir dores de cabeça, ter menos tempo de atenção e achar mais difícil se concentrar. Perder apenas 2% do seu teor total de água pode prejudicar a memória de curto prazo e as habilidades motoras, bem como as habilidades de percepção visual do seu cérebro.

Fadiga mental devido à desidratação é particularmente preocupante entre a população idosa, pois pode resultar em confusão, quedas e exaustão. Sem contar que 70% da composição do cérebro humano é água pura. Esse é um dos benefícios da água que você não fazia ideia.

5. Ajuda no processo de cicatrização de feridas

Manter-se hidratado também ajuda no processo de cura. Para cicatrizar, as células ao redor de uma ferida precisam de água e de um suprimento de sangue oxigenado. A desidratação apenas deixaria o processo de cura mais lento.

6. Aprimora o funcionamento dos rins e do fígado

Beber água regularmente reduz o nível geral de retenção de líquido no corpo. Além da perda de peso, a liberação de fluidos presos no tecido faz com que os rins e o fígado trabalhem com mais eficácia na remoção de resíduos. A água (potável) também reduz o risco de pedras nos rins - a concentração de minerais no sistema urinário se torna mais diluída, tornando-os menos propensos a se unir.

7. Reduz o risco de doenças crônicas

As pesquisas, segundo o Dr. Anup Jethwa, sugerem que o consumo regular de água pode ajudar a te proteger contra certos tipos de câncer, como o de bexiga e o do colorretal. A razão para isso está em grande parte ligada ao fato de que a micção frequente impede o acúmulo de substâncias vesicais que causam o câncer.

Gostou das informações? Quais benefícios da água que você já tinha conhecimento?

Não se esqueçam de deixar o seu comentário (e tomar bastante líquido).

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+