icone menu


7 benefícios de alimentos que são considerados "vilões"

POR Isabela Araujo    EM Curiosidades      27/07/18 às 16h12
capa do post 7 benefícios de alimentos que são considerados "vilões"

Não é novidade que a escolha dos alimentos certos determina a qualidade da nossa saúde, assim como o aumento ou redução de peso e riscos do surgimento de doenças. Muitos fatores indicam se determinado alimento é saudável ou não, como a presença de gordura, sódio e açúcar.

No entanto, muitos mitos se constroem sobre alguns alimentos. Esses acabam sendo eliminados do cardápio pois seus benefícios gerados à saúde não são levados em conta. A mídia está a todo mundo crucificando alguns alimentos e muitas pessoas ficam em dúvida na hora de consumi-los. Antes de eliminá-los da dieta, é bastante importante verificar suas composições e seus respectivos valores nutricionais. Confira alguns alimentos que são considerados vilões, mas se consumidos com moderação podem atuar como grandes aliados da saúde:

1 - Ovo

O ovo é um alimento bastante criticado devido a quantidade de colesterol presente nele. Vale ressaltar que o colesterol é uma substancia extremamente necessária para o nosso organismo, desde que seja consumido com equilíbrio. Os ovos são fonte de ômega 3, vitamina B ácido fólico. Além de ser uma rica fonte de proteína, esse alimento quando ingerido provoca bastante saciedade.

2 - Chocolate

Apesar da gordura presente no chocolate, ele é derivado do cacau, a semente do fruto do cacaueiro. Essa substância apresenta diversos benefícios a saúde como controle da pressão arterial, melhora do sistema cognitivo, além de ser um ótimo antidepressivo e anti-inflamatório. Se consumido com moderação, ele pode ser altamente benéfico para a pele, músculos, coração e ajuda a prevenir o câncer.

Uma boa dica para quando for comprar o alimento, é ler o rótulo. Caso o açúcar apareça em primeiro lugar, é porque é o ingrediente mais encontrado no produto. O chocolate amargo é o mais indicado pois possui uma quantidade maior de cacau e é rico em antioxidantes, o que ajuda a retardar o envelhecimento.

3 - Abacate

Considerado um vilão pelo seu alto valor energético, o abacate é uma fruta riquíssima em vitaminas, nutrientes e antioxidantes. Além disso, a fruta é um poderoso anti-inflamatório, melhora a saúde cardiovascular, reduz o estresse e ajuda no bom funcionamento do intestino. Apesar de ser bastante calórico, as gorduras presentes no abacate são consideradas boas pois são as gorduras monoinsaturadas. Essas controlam o colesterol e reduz as triglicérides.

4 - Manteiga

O consumo da manteiga foi bastante reduzido devido a presença de colesterol, lactose e gordura saturada. O que muita gente não sabe é que a manteiga é fonte natural de vitamina A. Essa substância é essencial para o sistema imunológico e para o crescimento e desenvolvimento ósseo. A vitamina D também está presente na manteiga.

Além disso, a manteiga também é fonte de vitamina D, vitamina E e vitamina K. O alimento também possui propriedades anticancerígenas e é um poderoso antioxidante, visto que a manteiga contém bastante caroteno. A dica é consumir o alimento com moderação.

5 - Café

O café é visto como vilão por muitas pessoas, principalmente por quem sofre de gastrite. Quando a bebida é consumida em excesso, problemas como ansiedade, palpitações e insônia podem aparecer. É muito importante que a bebida seja consumida com moderação devido a presença de cafeína. A dose diária recomendada para um adulto é de 3 a 4 xícaras de café.

Vale lembrar que a quantidade de açúcar ou adoçante utilizada também deve ser moderada. Os benefícios do café incluem a melhora da memória a longo prazo, diminuição das chances de desenvolver a Doença de Parkinson e acidente vascular cerebral.

6 - Queijo

A quantidade de gordura, colesterol e sódio presentes no queijo fazem com que o alimento seja visto como um grande vilão. No entanto, consumo do alimento é bastante importante, visto que ele é rico em vitaminas como A, B2, B9, B12 e D, proteínas, minerais, cálcio e potássio. O que determina os malefícios do alimento à saúde é o tipo do queijo. Queijos como cheddar, gorgonzola e provolone possuem grande quantidade de sódio e gordura saturada. Os mais recomendados são o cottage, ricota, queijo minas e mussarela de búfala pois são ricos em cálcio, proteína e possuem menos gordura.

7 - Pão

É possível dizer que o pão é um alimento bastante injustiçado. O alimento é um dos primeiros a ser eliminados do cardápio de quem começa uma dieta. Contudo, existe um mito que envolve os carboidratos e o pão. Na verdade, o pão não é apenas uma fonte de carboidrato, mas também de proteínas, minerais, ferro, fibras, vitaminas e cálcio.

Os fatores que devem ser levados em conta na hora do consumo é escolha do tipo do pão e a quantidade que ele é consumido. Os pães integrais são as melhores opções pois a digestão ocorre de forma mais fácil e o alimento possui carboidratos mais complexos.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar Isabela Araujo
Isabela Araujo
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+