• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 bizarras vezes que animais se transformaram

POR Jesus Galvão    EM Mundo Animal      29/08/19 às 18h46

O mimetismo biológico acontece quando uma espécie evolui de modo que fisicamente acaba se assemelhando a outra. Entretanto, certos organismos também podem assumir o comportamento e os maneirismos do outro. Dessa forma, ele acaba criando toda uma ilusão, muitas vezes servindo como estratégia para conseguir comida ou não se tornar uma refeição.

As semelhanças são tão grandes que diferenciá-los se torna uma árdua tarefa, inclusive para a própria espécie mimetizada. Em alguns casos, os animais assumem a aparência de outro animal mais perigoso para que seus predadores o evitem. Pensando nisso, hoje, listamos para vocês alguns casos em que os animais se "transformaram" em outros. Confira!

1 - Vespas e traças

Algumas espécies pertencentes ao gênero Sesia, como a Sesia apiformis, evoluíram para imitar as vespas tanto na aparência quanto no comportamento. A S. apiformis possui aparência muito similar a uma vespa, com suas marcas pretas e amarela. Além de muito se parecerem também em tamanho.

Entretanto, existem, obviamente, algumas diferenças entre a vespa e a traça. Elas costumam ser mais amarelas do que as vespas e não possuem uma "cintura". Suas asas são transparentes. Mas, em geral, diferencia-las rapidamente não é uma tarefa fácil.

2 - Joaninha e Aranha-joaninha

Em alguns lugares do mundo é possível encontrarmos as aranhas-joaninha. Essa espécie pertence ao gênero Paraplectana. Elas evoluíram para se parecer com as joaninhas. Isso porque muitas aves predatórias evitam se alimentar de joaninhas, uma vez que elas contem substâncias tóxicas que emite um odor terrível ao serem esmagadas. Além de um péssimo e persistente gosto na boca do pássaro.

3 - Aranha-saltadora e Mariposa

Uma espécie de mariposa conhecia como Brenthia coronigera costuma mimetizar uma espécie de aranha conhecida como Aranhas-saltadoras. E elas são tão boas nisso que as próprias aranhas saltadoras ficam confusas. Aranhas menores chegam a fugir por temerem serem comidas.

A mariposa não se assemelha a aranha somente na aparência, mas também na forma de se movimentar. Algumas aranhas chegam a ficar tão atraídas pelas mariposas que exibem um comportamento de  cortejo.

4 - Formigas e aranhas

Algumas espécies de aranhas costumam apelar para o mimetismo por razões estratégicas. Cerca de 300 espécies de aranhas assumem a aparência de uma formiga. Isso serve para um grande propósito: enganar as formigas e seus predadores. Essas aranhas costumam apresentar manchas em seus corpos que lembram os olhos das formigas. A maioria delas ainda imita a forma como as formigas se locomovem, criando toda uma ilusão, incluindo paradas periódicas. Além de levantarem suas patas dianteiras próximo as suas cabeças para imitar as antenas de uma formiga.

5  - Besouros e formigas

Cerca de 12 espécies de besouros parasitas acabam por mimetizar as formigas. Eles assim o fazem para ter acesso à colônia de formigas, onde podem se alimentar das larvas das formigas. Eles evoluíram a tal ponto que muitas vezes não podemos distingui-los de imediato. Bem como as formigas. Para enganar as formigas, os besouros costumam encostar em outras formigas para absorverem substâncias químicas que as formigas utilizam para identificação. Assim, se tornando indetectáveis.

6 - Cobras-covinha e lagarta-cobra

A lagarta-cobra facilmente são encontradas nas florestas da América Central. Elas são capazes de imitar víboras para evitar seus predadores. Ao serem ameaçadas, elas enfrentam seus algozes como uma cobra faria. Ela encolhe suas pernas e estende a frente de seu corpo de tal forma que sua fisionomia muito lembra uma cobra.

7 - Mosca-das-flores-comum e vespas comuns

As Moscas-das-flores-comum são muitas vezes confundidas com a Vespa comum. Muito por causa de sua coloração corporal semelhante. Ambas espécies possuem marcas pretas e amarelas, o que as torna indistinguíveis par seus predadores e para nós humanos. Mas é importante ressaltar que as vespas comuns utilizam a coloração a mais tempo e as moscas-das-flores-comum as imitaram.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Listverse  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+