• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 brinquedos do passado que você sempre sonhou em ter e nunca conseguiu

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      06/11/19 às 15h50

O natal está chegando, e quem cresceu nos anos 1990, sabe que esse momento é só saudade. Por quê? Explicamos, millennials! Não se preocupem. Bom, em suma, a data é só saudade porque não ganhamos mais presentes. Quer dizer, não ganhamos mais brinquedos. Ao que parece, crescemos e, por isso, não merecemos mais.

Além disso, acredito que não falo só por mim, mas por muitos, nem nos importamos também. É verdade, não nos importamos porque os presentes, hoje, nem de perto são atraentes como eram os de antigamente. Você até pode pensar que estou fazendo drama, mas não estou. Afinal, nós nascemos em uma época diferente.

De todas as formas, amamos o natal. Não é porque não tem presente que a gente deixou de adorar a época. Amamos a data porque traz nostalgia. E como valorizamos esse sentimento, e queremos também que você conheça a realidade a qual vivenciamos, resolvemos fazer uma lista com os brinquedos mais lindos das décadas de 1980 e 1990.

De antemão, sabemos que você não vai sentir inveja nenhuma. Em uma época com menos intervenções eletrônicas, como celulares e videogames ultrarrealistas, as empresas, que produziam brinquedos para a molecada, buscavam produtos que incentivam o raciocínio, como jogos de tabuleiro, atividades físicas ou que fossem praticadas em grupos, e até na rua mesmo.

Em contrapartida, conhecimento nunca é demais. Por isso, atenção na lista, assim você tem um assunto bem bacana pra falar com seus conhecidos desde já. E, acredite, o assunto dá pano para a manga. Ah, prepare-se para ficar bem surpreso também. Sem mais delongas, confira agora, 7 brinquedos sensacionais dos anos 1980 e 190.

1 - Mola maluca

Em suma, a mola maluca é basicamente uma mola de metal ou plástico. Inicialmente, nem sequer foi inventada como um brinquedo. Na verdade, foi o produto de uma experiência. Em 1943, o engenheiro Richard James, ao tentar projetar uma mola de tensão para manter equipamentos eletrônicos seguros a bordo de navios da Marinha dos Estados Unidos, acidentalmente esbarrou em uma das molas com as quais estava trabalhando. Isso ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse ínterim, quando a mola caiu no chão, logo começou a "pular" de um lado para o outro. A partir daí, Richard percebeu que o objeto poderia ser um brinquedo totalmente interessante.

2 - Vai-e-vem

Em 1980, a Fábrica Mimo do Brasil lançou o Vai-e-vem. Basicamente, o brinquedo, totalmente manual, era feito de plástico maleável. O brinquedo era para ser jogado em dupla. Sendo assim, ambos participantes movimentavam os braços fazendo com que o objeto de plástico se movesse, de acordo com o ritmo de cada jogador.

3 - Bolimbolacho

Bolimbolacho, também conhecido por bate-bate, brinquedinho do demônio e quebra-dedo, é feito de um cordão de náilon e duas bolinhas de plástico-duro, enlaçadas em um anel. Em síntese, seu objetivo é fazer as bolinhas girarem 180 graus (cada uma para seu lado), para se chocarem uma na outra. Ou seja, o brinquedo faz bastante barulho. Analogamente, o objetivo é fazer com que a acrobacia se repita rapidamente, o maior número de vezes possível.

4 - Amoeba

Conhecido também como "geleca" ou "geleinha", o brinquedo, em suma, apresenta características elásticas. Fez muito sucesso nos anos 1980 e 1990. Em contrapartida, foi inventado durante a Segunda Guerra, por cientistas norte americanos, que tentavam criar uma borracha sintética.

5 - Aquaplay

Muitos passaram horas vidrados no Aquaplay. E com motivo, vai por mim. Em síntese, o brinquedo foi produzido pela Estrela e tinha dezenas de modelos diferentes. O jogo era composto de um recipiente de plástico transparente, cheio de água. Por que éramos vidrados? Em suma, por meio de um ou dois botões, localizados na parte dianteira, tentávamos executar desafios pontuais. Os desafios, assim, variavam de acordo com o modelo.

6 - Pogobol

Lançado em 1987 e fabricado até 1991, o Pogobol colocava crianças e adolescentes para brincar perigosamente. Em suma, era muito fácil acertar a canela na superfície onde se devia pisar. Além disso, os tombos eram inevitáveis. Apesar dos riscos, foi um dos maiores sucessos da Estrela.

7 - Fofão

Em síntese, o Fofão fez sucesso, quando começou a fazer aparições no programa de tevê do Balão Mágico. Analogamente, fez tanto sucesso que ganhou o próprio show e uma série de produtos próprios, incluindo o boneco. Agora, entre nós, é ou não parecido com o Chuck, o brinquedo assassino?

Próxima Matéria
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+