• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 cavernas mais incríveis do mundo

POR Toni Nascimento    EM Natureza      08/10/18 às 19h35

O mundo inteiro está cheio de belezas naturais que brilham diante dos nossos olhos. Assim como cada bioma reserva maravilhas próprias e peculiares, as florestas e os rios adicionam cor e vida a essa equação chamada planeta Terra. Não temos nem o que falar de todo o esplendor encontrado no fundo - e misterioso - oceano. Além de todos esses itens citados, existe um em especial que guarda em si uma enxurrada de excentricidade e encanto: as cavernas. Além delas ganharem a atenção de milhares de exploradores pelo mundo, também abrem os olhos de quem adora procurar suas imagens únicas na internet.

Essas fendas e/ou cavidades encontradas sob a terra ou dentro de majestosas montanhas divide os exploradores e aventureiros entre completamente apaixonadas e embasbacados com tamanha grandiosidade. Você é o tipo de pessoa que também perde o fôlego com cavernas iradas? Então não perca essa exploração e vem comigo conhecer as 7 cavernas mais incríveis do mundo.

1 - Caverna Carlsbad

As Montanhas de Quadalupe, no Novo México, EUA, guardam uma das coisas mais bonitas do mundo: a Caverna Carlsbad. Ela é aberta para visitação quase o ano inteiro, com exceção do natal. Ela foi trabalhada para receber visitantes que podem tanto optar por uma caminhada para descer até a caverna, como pegar um elevador que chega até o centro da cavidade. Existe uma câmara especial na caverna chamada Big Room (ou Grande Quarto) que possui pouco mais de mil e duzentos metros de comprimento por 190 metros de largura. Ela é a terceira maior câmara da América do Norte e a 7ª maior do mundo.

2 - Caverna de Barton Creek

Belize é um país da América Central que possui uma das cavernas mais populares (do ponto de vista turístico) da região: caverna de Barton Creek. Além de destino famoso, ela é também um importante sitio arqueológico do país. A caverna é imundada por um córrego e só é possível ver as belezas internas da cavidade através de barco. Foi descoberto que o primeiro quilometro da caverna foi explorado pelos maias no passado, devido a objetos e 28 corpos fossilizados encontrados no local.

3 - Škocjan Caves

Na Eslovênia existe um sistema de cavernas famoso na região. Apesar de possuir apenas 2 quilômetros, ela atrai visitantes pelo mundo inteiro. Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1986, e considerada um dos tesouros naturais da Terra, a caverna consiste no rio Reka, que fica subterrâneo por mais de 33 mil quilômetros e representa um dos mais longos pântanos subterrâneos da Europa

4 - Caverna Onondaga

Em 1982, foi aberta para o público a Caverna Onondaga no Missouri National Park, nos EUA. A caverna foi alvo de brigas e disputas desde o século 19, porém passou a ser protegida e preservada pelo parque. Hoje, a bela caverna oferece passeios pela caverna, natação, pesca, piqueniques e caminhadas para visitantes locais, como também de qualquer lugar do mundo.

5 - Caverna Majlis al Jinn

A caverna Majlis al Jinn fica localizada no Planalto de Selma e está a mil e trezentos metros acima do nível do mar, no Sultanato de Omã. Formada em rochas carbonáticas fossilíferas, ela é a 9ª maior caverna do mundo. Uma única câmera mede cerca de 310 metros por 225 metros, com um telhado de cerca de 40 metros de espessura. A caverna tem um volume de 4.000.000 metros cúbicos, enquanto sua área útil é de cerca de 58 mil metros quadrados. A parte mais profunda é de cerca de 178 metros abaixo do topo da entrada mais alta.

6 - Eisriesenwelt Ice Caves

Eisriesenwelt é uma palavra alemã "Mundo dos Gigantes de Gelo". A caverna que leva esse nome fica na Áustria e é considerada a maior caverna de gelo do mundo. Estendendo-se por mais de 42 km, atrai cerca de 200 mil turistas por ano devido às formações de gelo da caverna, formadas pelo descongelamento da neve que desaguou na caverna e congelou durante o inverno. Durante o inverno frio, os ventos sopram na caverna e congelam a neve no interior. Enquanto no verão, o vento frio de dentro da caverna impede que ela derreta.

7 - Caverna das Andorinhas

A caverna das andorinhas fica no México e tem uma queda livre de 333 metros no ponto mais baixo e 337 metros no ponto mais alto. Ele é o 11° do mundo em profundidade e caberia grandes arranhas-céus dentro facilmente. A caverna tem baixas temperaturas com vegetação espessa e chuvas que podem causar cascatas em sua abertura. Além das camadas de detritos, também pode-se encontrar um sumidouro em uma falha do calcário inferior do Cretáceo, que pode descer até 512 metros.

E aí, o que você achou dessas cavernas belíssimas pelo mundo? Conhece outras tão belas quanto essas? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que adora uma beleza natural, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   L25  
Imagens AO
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+