• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 cavernas subaquáticas que você vai querer visitar um dia

POR Diogo Quiareli    EM Natureza      25/07/18 às 12h44

O nosso planeta é composto por lugares incríveis e misteriosos. Entre eles, estão as cavernas subaquáticas. Essas grutas marinhas costumam ser fascinantes e em sua maioria proibida para os exploradores e mergulhadores no geral. Para se ter uma noção, basta se lembrar de uma caverna fora d"água. Os imensos lugares cheios de história e belezas naturais nos conquistam. Agora imagine isso dentro da água, recheado de espécies incríveis. Algumas dessas cavernas subaquáticas são imensas e estendem-se por centenas e quilômetros, conectando diversos canais distantes. É o sonho para qualquer explorador nadar por toda essa imensidão e observar as mais belas espécies marinhas.

Pensando um pouco melhor sobre isso e a fim de mostrar uma beleza diferente do nosso planeta, resolvemos trazer essa matéria. Nós da redação Fatos Desconhecidos buscamos e listamos para você algumas cavernas subaquáticas que você vai querer visitar um dia. Alguns exemplos tornam-se facilmente uma meta de vida a ser alcançada por quem vê. Se você souber de algum outro lugar incrível como esse que não listamos, manda pra gente aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - Caverna Sac Actun

O México também é conhecido como o país que abriga algumas das maiores ruínas, praias e florestas do nosso planeta. Destaca-se também com cavernas submarinas monumentais. O sistema submarino inclui labirintos extremamente grandes que até hoje não foram totalmente explorados. O sistema de cavernas totaliza 215 de comprimento. Ele é composto por grandes quantidades de água doce que fluem e sobe a superfície. Os mergulhadores que pretendem explorá-la devem ter muita cautela, pois é difícil encontrar o caminho de volta.

2 - Sinkhole Boesmansgat

Essa é uma das mais horripilantes e mortíferas cavernas submarinas do mundo. Ela fica na África e é chamada de entrada do inferno. Seu formato vertical tem aproximadamente 890 metros de profundidade e 328 de diâmetro. É composta por água esverdeada que dá acesso às profundezas das rochas. Está localizado em uma fazenda na África do Sul e sua superfície muitas vezes é tomada por plantas. O local é temido por causa da série de mortes no local quando mergulhadores tentaram explorar. Diversos especialistas entraram e jamais conseguiram voltar.

3 - Gruta Ordinskaya

Essa fica em um dos países mais frios do mundo, a Rússia. A gruta é composta por água cristalina e tem uma enorme extensão subterrânea. A gruta que virou um destino popular entre os mergulhadores fica perto do Rio Kungur, na região de Perm e tornou-se um Monumento Nacional do país. Sua extensão é de naus de 5 quilômetros. Sua água em demasia clara permite que os exploradores enxerguem perfeitamente até 45 metros de distância.

4 - Cavernas Bahamas

As Cavernas Bahamas estão entre as mais perigosas do planeta. Isso se dá porque o seu interior é extremamente escuro e contaminado com depósitos químicos tóxicos naturais. Pela sua ligação com o oceano, a caverna tem uma pequena camada de água doce sobre a água salgada. Mergulhadores adoecem por causa de uma bactéria que liberam sulfeto de hidrogênio e podem morrer com isso.

5 - Eagle"s Nest Spring

Esse paraíso natural fica na Flórida. As cavernas da Mola do Ninho da Águia chegam a meir 90 metros de profundidade e é composta por passagens estreitas e escuras tomadas por água. No entanto, o sistema de cavernas é bastante traiçoeiro e já ceifou vidas de exploradores. Desde 1981, há registros de 10 mortes no sistema de cavernas subaquáticas.

6 - Gruta Azzurra

Embora diversas cavernas sejam descritas como masmorras e armadilhas mortais, outras são famosas por lendas folclóricas. A Gruta Azzurra, na Itália, é linda e bastante escondida. Sua entrada fica a 3,2 metros do mar e sua água é completamente azul. Os pescadores locais mantiveram segredo sobre o lugar por séculos e acreditavam que ele servia como um santuário para uma ninfa do mar na época romana.

7 - Gruta da Primavera de Chaudanne

A Suíça pode ser muito conhecida por suas montanhas imponentes, mas o país tem um dos maiores sistemas de cavernas subaquáticas. A Gruta da Primavera de Chaudanne está localizada nos Alpes "Vaudoise", próximo a cidade de Rossinière e foi explorada pela primeira vez em 1960. Sua profundidade é de aproximadamente 525 pés. É conhecida por ser a caverna mais profunda da Suíça. Estudiosos ainda tentam explorar todo o seu interior para concluir o mapa do local.

E aí, o que você achou dessa lista? Gostaria de conhecer algum desses lugares? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   Top Tenz  
Imagens O Globo
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+