icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 cenas terríveis em excelentes filmes

POR Toni Nascimento EM Fatos Nerd 02/08/18 às 16h33

capa do post 7 cenas terríveis em excelentes filmes

Quem nunca viu um filme excelente com uma cena ruim que atire a primeira pedra. É bom lembrar que todo mundo erra, e isso é normal. Sabe aquela questão errada que você marcou no gabarito sem querer? Ou então quando dormiu e esqueceu de responder aquele seu amigo no WhatsApp? Você fez por mal? Pelo menos não todas as vezes. Essa regra também se aplica a qualquer obra de arte. Da música a literatura, existem erros. E o melhor: existem erros em obras primas. Milhões de pessoas saem de suas casas, todo ano, para ir até o Vaticano ver o teto da Capela Sistina desenhada por Michelangelo. Até ali há erros.

Não seria diferente com o cinema. Embora alguns filmes tão queridos consigam acertar na maioria das coisas, até mesmo a melhor obra de arte cinematográfica contém defeitos ocasionais. Talvez seja uma cena que parece deslocada, um enredo ou personagem que envelheceu mal ou mesmo algo que, quando analisado friamente, simplesmente seja uma droga. Mas você sabe que a gente afirma e prova. Dessa vez listamos 7 filmes considerados bons e amados pelo público em geral, com defeitos bem desagradáveis.

1 - Interstellar

Decidi começar a lista com um filme polêmico. Isso porque ele é considerado uma obra de arte por boa parte do público, e bem ruim por outra. Se ele é 8 ou 80, eu não sei. Porém, no meio de tantos elementos bons no filme, existe um que destoa totalmente e pode ser considerado muita vergonha alheia.

O diretor Christopher Nolan é conhecido por uma bela filmografia, mas com longas muito didáticos. Ele conseguiu unir em Interstellar teoria científica complexa com visuais inspiradores e uma boa dose de sentimentalismo. Porém ele pegou pesado no sentimentalismo aplicado na personagem de Anne Hathaway. A Dra. Amelia Brand, na tentativa de unir o discurso científico e a poesia sobre o amor, declama um monólogo sobre como "o amor transcende as dimensões do tempo e do espaço". É muito brega e nos tira completamente do filme.

2 - Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei

A trilogia de O Senhor dos Anéis é uma das jóias raras do cinema. A obra do diretor Peter Jackson, adaptada dos livros do gênio da literatura inglesa J. R. R. Tolkien, consegue unir qualidade narrativa e visual em um clássico do gênero de fantasia. O último filme, O Senhor dos Anéis e o Retorno do Rei, ganhou 11 oscars, feito alcançado por pouquíssimos filmes na história (dois, para ser mais exato).

Mas nem tudo é completamente perfeito. Uma cena que poderia ter sido deixada de fora no corte final chegou quase no fim do filme.  Frodo acorda na cama, aparentemente são e salvo. Esse sentimento é ainda mais enfatizado pela iluminação suave da cena e pela chegada súbita de Gandalf, dos outros hobbits e de seus companheiros da Irmandade do Anel. Todos se amontoam, felizes, rindo e alegres. É adorável dar a esses caras um final feliz e tudo mais, mas alguém realmente sabe do que eles estão rindo? Foi uma cena desnecessária e que destoa do resto do longa.

3 - Superman (1978)

Christopher Reeve estava perto da perfeição. Seu Superman é um testemunho fantástico das suas habilidades no papel. Não sem falhas, claro. Um dos momentos duvidosos do filme é estrelado por sua parceira, Lois Lane. Em uma cena, a jornalista tem um monólogo na sua cabeça que é, no minimo, vergonhoso. Não que a atriz Margot Kidder faça algo errado. É mais porque o monólogo é entregue em versos que rimam: "Eu não sei quem você é. Apenas um amigo de outra estrela. Aqui eu sou como uma criança fora da escola. De mãos dadas com um Deus, eu sou uma tola". Exagerado, não é?

4 - Star Wars: O Império Contra Ataca

Star Wars é um dos maiores ícones da cultura pop desde o final dos anos 1970. A saga, como um todo, é uma das maiores obras de arte que o cinema já teve. Mas nem algo tão grandioso é livre de falhas. E a falha ainda vem no que é considerado o melhor filme da franquia, O Império Contra Ataca. Han, Leia, Chewbacca e os Droides mal escapam de Hoth quando são apanhados em um campo de asteroides para escapar das garras do Império.

Han coloca a Millennium Falcon em um asteroide para se esconderem ali. No entanto, não demora muito para que a gangue perceba que está sob ataque de parasitas e que o asteroide em que pousaram não é bem um asteroide, e sim um ser gigante. É a sequência de uma cena que envelheceu mal: o monstro parece que saiu direto de um programa básico de computador. Claro, é emocionante que Han seja capaz de navegar com a Falcon fora do alcance da criatura, mas não é exatamente um inimigo ameaçador.

5 - A Fantástica Fabrica de Chocolate

A versão original de A Fantástica Fábrica de Chocolate, de 1971, é uma delícia de assistir. O Willy Wonka de Gene Wilder é um dos melhores personagens do cinema. Grande parte do sucesso também se deve às aventuras de Charlie dentro da fábrica e dos destinos de seus companheiros. É uma pena que os espectadores tenham que passar por algumas cenas bastante lentas e esquecíveis antes de Charlie chegar lá. A pior delas vem logo no início do filme, quando a mãe de Charlie decide animar seu filho cantando "Cheer up, Charlie". É a definição de encheção de linguiça. Toda a música poderia ser cortada do longa e ninguém sentiria falta. Além disso, a ação chegaria aos Oompa-Loompas um pouco mais rápido.

6 - Os Caça-Fantasmas

Um infame encontro sexual e sobrenatural continua sendo a fonte de muitos risos para os fãs dos Caça-Fantasmas, mas ainda assim é uma cena ruim. Algumas histórias contam que Harold Ramis escreveu uma cena que dá ao personagem de Dan Ackroyd, o Ray, um interesse amoroso. Porém ele era fantasmagórico. Infelizmente, a cena foi muito longa e interrompeu o ritmo do filme. Então eles decidiram incluir uma versão menor do encontro aleatório de Ray com uma fantasma que se tornou parte de uma sequência de sonhos. A cena resulta em risos baratos, mas faz pouco para mover a trama dos Caça-Fantasmas ou para desenvolver o personagem de Ray. Além de mostrar que ele é um pouco pervertido. Quem sonha com coisas assim?

7 - Harry Potter

Os 8 filmes da saga Harry Potter são muito amados e elogiados. Harry Potter e as Relíquias da Morte foi excelente, mesmo depois de dividido em dois filmes. Quando o filme atinge o clímax aguardado, com Harry cara a cara com Voldemort, a cena é emocionante. A batalha é uma conclusão satisfatória para os fãs. Aliás, a maioria das pessoas assistiram aos oito filmes para chegar a este ponto.

Com Voldemort derrotado, Harry, Hermione e Rony estão livres para viver suas vidas em paz. Mas, em vez de deixar esse futuro feliz para a imaginação do espectador, alguém teve a brilhante ideia de incluir um epílogo de 19 anos no futuro. A cena resultante é monótona, melosa e nostálgica demais, com Daniel Radcliffe e seus amigos parecendo muito mais velhos. Isso simplesmente não funcionou. Nem no livro ficou legal.

E você, concorda comigo ou discorda totalmente nessa lista? Deixa o seu comentário e compartilha essa lista com os seus amigos nas suas redes sociais. E para você que adora achar defeito em tudo, aquele abraço.


Próxima Matéria
Via   SR  
Imagens NZ JN T k SR
avatar Toni Nascimento
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest