icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 censuras muito polêmicas de Dragon Ball ao redor do mundo

POR Gabi Noronha EM Fatos Nerd 04/12/17 às 13h29

capa do post 7 censuras muito polêmicas de Dragon Ball ao redor do mundo

As diferenças culturais existem mesmo dentro de um país. De um estado para outro, sempre encontraremos costumes diferente aos que estamos acostumados a lidar. Se este caso acontece dentro de uma mesma nação, imagine então como é de um continente para outro? Indo um pouco mais longe, como é as diferenças entre oriente e ocidente? Dois mundos bem diferentes, mas que apesar disso conseguem interagir um com o outro. Essa comunicação tende a acontecer por meios artísticos. Algo que o oriente tem exportado bastante são seus animes. Sensação no Brasil há um bom tempo, eles agora ganham o resto do mundo. Contudo, eles também vêm acompanhados da censura.

Muitas vezes isso acontece por causa das várias diferenças culturais existentes de um lugar para outro. Às vezes, algum detalhe na história precisa ser alterado por causa dessas divergências. Algo que pode parecer exagero para os brasileiros, chega a ser um escândalo para os americanos. Por exemplo, já mostramos aqui 5 Coisas Bizarras que Foram Censuradas em Pokémon. O público, boa parte das vezes, não têm conhecimento das restrições que acontecem nas produções, como aconteceu nas 5 vezes em que Naruto foi censurado e você provavelmente não sabia.

Agora chegou a vez de um dos animes mais famoso da história. Nem mesmo a franquia Dragon Ball escapou dessas alterações. A seguir, confira alguns momentos em que a série precisou ser censurada.

1 - A cor da pele de Sr. Popo

Para todos os casos, Sr. Popo é negro. Porém, o canal de televisão 4Kids decidiu não acreditar no que estava diante de seus olhos. Os produtores da emissora não concordaram com a cor da pele do personagem por acreditarem que sua pigmentação era um estereótipo ofensivo. Então, por problemas de imagens raciais, a cor do Sr. Popo foi alterada para azul.

2 - Não pode morrer

Os americanos tem problemas com aceitar a morte. Ao menos foi o que demonstraram ao censurá-la em Dragon Ball Z. Não apenas o Inferno teve de ser renomeado, como também o conceito de morte precisou ser alterado. Nenhum personagem morria no anime, ao invés disso, eles eram apenas "enviados ou presos em outra dimensão". Essas modificações foram muito usadas assim que Vegeta entrou em cena e deixou um rastro de corpos pelo caminho em Dragon Ball Z.

3 - Nada de álcool também

Embora haja diversos comerciais de cerveja nas emissoras americanas, ter a imagem do álcool associada a programas infantis é considerada outra história. Já no Japão o álcool foi e ainda é algo mais liberal. Dessa forma, quando Mestre Kame aparecia (quase sempre) segurando uma caneca de cerveja em Dragon Ball Z, era sempre um problema. No ocidente a bebida foi substituída ora por água, ora por leite. De qualquer forma, sua coloração era alterada.

4 - Proibido fumar

O tabagismo era assunto discutido no ocidente muito antes da chegada de Dragon Ball. A representação do cigarro em desenhos era algo que as pessoas tentavam parar. Por isso, quando o anime chegou do lado de cá, Dr. Brief e Reu Cutelo tiveram seus cigarros apagados de cena. Embora a série não tivesse tantos personagens de fumassem com frequência.

5 - Sem chororô

A Ocean Productions é responsável por inúmeras edições feitas em Dragon Ball Z. Sem os seus trabalhos, capaz que o anime não chegaria ao ocidente tão cedo. Contudo, algumas decisões de censura foram, no mínimo, intrigantes. Por exemplo, quando Gohan foi apresentado a história, ele era um bebê muito chorão e isso certamente incomodou alguém. Todas as vezes que o personagem abria o berreiro, jarros de água saiam de seus olhos. No entanto, nas edições feitas, boa parte de seus choros são sem lágrimas.

6 - Pessoas não sangram

Mesmo que Goku fosse perfurado por algum objeto ou tivesse seu dente arrancado devido a um soco, o máximo que lhe aconteceria era aparecer suado e sujo. Apesar de a história contar com diversos personagens alienígenas, eles se assemelham bastante aos humanos. E, como muitas lutas em Dragon Ball Z mostrou, aparentemente o homo sapiens não sangram.

7 - Nudez nem pensar

Sem álcool, sem cigarro e sem sangue. Censurar a nudez não soa tão surpreendente assim. Em seu início, Dragon Ball era bem famoso por não ter pudor em mostrar seus personagens como nasceram. E sem discriminação, até mesmo os homens tinham seu nu frontal revelado. Mas, na terra do Tio Sam essas coisas não tiveram vez. Não importava se a nudez estava em criança ou adulto. A regra era colocar um pedaço de pano em todos.

O que achou das censuras que Dragon Ball recebeu no ocidente? Exageradas? Compreensivas? Comente sua opinião com a gente.


Próxima Matéria
Via   CBR  
avatar Gabi Noronha
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest