icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 cidades brasileiras mais poluídas

POR Isabela Araujo    EM Curiosidades      31/07/18 às 19h29
capa do post 7 cidades brasileiras mais poluídas

A poluição consiste na degradação do ambiente através da emissão de gases como ácido nítrico, dióxido e monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio, entre outros. O desmatamento e as queimadas também são fatores responsáveis pela poluição.

O Brasil ocupa a 44ª posição da lista dos países mais poluídos do mundo. Nosso país é um grande emissor do composto químico dióxido de carbono, um dos que mais contribuem para o aquecimento global. Segundo a OMS, cerca de 50 mil brasileiros morrem por causa da poluição, que provoca doenças como câncer de pulmão, doenças cardíacas e AVC. Nós, da Fato Desconhecidos, criamos uma lista com as 7 cidades mais poluídas do Brasil. Confira:

 

1 - Rio de Janeiro


O site da revista The Economist publicou um ranking das cidades mais poluídas do mundo. Esse mostra que a capital carioca é a 7ª cidade mais poluída do mundo. Esse levantamento foi baseado em informações da Organização Mundial da Saúde. Segundo a OMS, os níveis de poluição devem ser de até 20 microgramas por metro cúbico. O nível do Rio de Janeiro passou de 60 microgramas.

2 - Cubatão

Na década de 1980, Cubatão já chegou a ser eleita a capital mais poluída do mundo pela ONU. Apesar de ter perdido o posto, a cidade ainda sofre com a poluição, visto que encontra-se em uma região de vale, a qual possui difícil circulação do ar. A cidade apresenta atualmente cerca de 48 microgramas de poluentes por metro cúbico.

3 - Campinas


A região de Campinas é considerada altamente poluída. Uma das maiores causas é a fumaça que sai dos escapamentos de carros, ônibus, caminhões. A poluição em Campinas é tão grande que chega a ser maior que a de São Paulo capital. Em Campinas o índice é de 39 microgramas de poluentes por metro cúbico.

4 - Curitiba


Segundo uma pesquisa do IBGE, os limites de poluentes tolerados estão sendo ultrapassados em Curitiba. Seis tipos de poluentes foram analisados: partículas totais em suspensão (PTS), partículas inaláveis (PM10), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de nitrogênio (NO2). Outro fator agravante é que os 3 rios mais poluídos do Brasil se encontram na região metropolitana de Curitiba: Rio Tumiri, em Pinhais; Iraí, em São José dos Pinhais; e Iraizinho, em Piraquara. A capital apresenta 29 microgramas de poluentes por metro cúbico.

5 - Sorocaba


Sorocaba é quinta cidade mais poluída do estado de São Paulo. O nível de poluição é considerado altíssimo. Esse apresenta 28 microgramas de poluentes por metro cúbico. Oozônio (O3) é a principal fonte de poluição do ar em Sorocaba. Esse gás é altamente prejudicial, principalmente para pessoas que sofrem com problemas respiratórios.

6 - São José do Rio Preto


Apesar de não ser uma cidade com muitas indústrias, São José do Rio Preto ocupa alta posição no ranking das cidades mais poluídas do Brasil. O monóxido de carbono e as queimadas são as principais fontes de poluição da região. Rio Preto faz parte da lista das cidades mais poluídas do Brasil, apresentando cerca de 28 microgramas de poluentes por metro cúbico.

7 - Volta Redonda


A cidade de Volta Redonda apresenta grande índices de poluição ambiental. Os principais gases poluentes da cidade são o dióxido de enxofre e os particulados finos. A cidade é responsável por cerca 64% da emissão industrial de PM10 no estado do Rio de Janeiro. Volta Redonda 27 microgramas de poluentes por metro cúbico.


Próxima Matéria
avatar Isabela Araujo
Isabela Araujo
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest